A Muon Energia é uma fornecedora de energia que se dedica a comercializar eletricidade para clientes domésticos. Confira os preços do kWh de luz da Muon para decidir se quer contratar a sua tarifa. Conheça ainda os contactos para comunicar leituras, resolver problemas ou avarias com o seu contador.
Muon Eletric em Portugal
A Muon Electric insere-se no mercado livre da energia de forma a levar eletricidade até à casa dos portugueses. Apresentando-se como o "futuro da eletricidade", a comercializadora tem como uma das suas principais estratégias a aposta nos tarifários pré-pagos da Muon. O objetivo, segundo a fornecedora, é permitir que os clientes da Muon consigam poupar e, ao mesmo tempo, contribuírem para um ambiente mais sustentável.
A Muon foi a primeira comercializadora a introduzir em Portugal a possibilidade de pagar a eletricidade antes de a consumir. Isto faz com que cada cliente preveja o seu consumo e o pague antecipadamente. Este pagamento à Muon pode ser realizado pelo consumo de 3, 6 ou 12 meses, como iremos explicar mais abaixo, e inclui todas as taxas e a potência contratada à Muon. No entanto, se prefere o modelo de pagamento tradicional, pode contratar a Muon igualmente, mas no Plano Mensal.
Muon Electric: Dados Fiscais da Fornecedora
Funcionando como uma sociedade por quotas, a fornecedora foi oficialmente constituída em dezembro de 2017, tendo mudado de sede pouco depois, em 2018. O Número de Identificação Fiscal da Muon é o 514632798 e, além da comercialização de eletricidade, a empresa inclui outros serviços na Classificação Portuguesa das Atividades Económicas:
- Serviços Energéticos Muon
- Comercialização de Energia;
- Consultoria Energética;
- Instalação e Comercialização de aparelhos que permitam a captação e utilização da energia solar;
- Desenvolvimento de plataformas para uma melhor gestão energética.
Muon Preços: Planos Pré-Pagos
Os Planos Pré-Pagos da Muon têm como base a estimativa antecipada do seu consumo de eletricidade. Essa previsão pode ser realizada no próprio site da fornecedora. Aí, surgem os seguintes cenários para que consiga ter uma noção do tipo de ciclo horário que deve escolher, bem como qual a potência contratada recomendada e qual seria, dessa forma, o seu consumo anual de energia. Deixamos abaixo as situações que são apresentadas:
Cenário 1: Casal sem Filhos |
Ciclo Horário Simples 3.45 kVA de Potência Contratada Consumo Anual de 1900 kWh |
Cenário 2: Casal com 2 Filhos |
Bi-Horário 6.9 kVA de Potência Contratada Consumo Anual de 5000 kWh |
Cenário 3: Casal com 4 Filhos |
Bi-Horário 13.8 kVA de Potência Contratada Consumo Anual de 10900 kWh |
O pré-pagamento é uma das características que distingue a Muon de outras fornecedoras de energia. Para contratar o plano que mais se adequa ao seu consumo de energia deve fazer, em primeiro lugar, uma estimativa do seu consumo anual de eletricidade. A partir daí também vai poder fazer as contas de quanto terá de pagar nas suas faturas da Muon. Se optar pela potência 6.9 kVA (cenário 2 na tabela acima), vai ter as seguintes possibilidades de pagamento com a Muon, dependendo da tarifa que escolher.
Pré-Pagamento de 3 meses |
10% desconto Fatura Muon Trimestral de 286.7€ No final do ano paga 1146.78€ de eletricidade |
Pré-Pagamento de 6 meses |
15% desconto Fatura Muon Semestral de 542.66€ No final do ano paga 1085.32€ de eletricidade |
Pré-Pagamento de 1 ano |
20% desconto Fatura Muon Anual de 1023.97€ No final do ano paga 1023.97€ de eletricidade |
Caso optasse pelo plano tradicional - Mensal 01 - não teria nenhum dos descontos da Muon associados por isso, neste cenário, pagaria 105.79€ todos os meses, num total de 1269.53€ por ano.
Muon Preços: Plano Mensal
O Plano Mensal 01 é considerado o tarifário de referência da Muon. Paga o que consome e as faturas - que podem ser em papel ou eletrónicas - são mensais. A potência contratada pode ir dos 3.45 aos 20.7 kVA, sendo que o cliente pode decidir se quer que o seu ciclo horário seja simples ou bi-horário com a Muon. Em relação ao método de pagamento: pode escolher se quer pagar as suas faturas da Muon através de referência multibanco ou por débito direto.
Potência Contratada | |
Preço Potência Anual: - € | |
Fora de Vazio | Vazio |
- € | - € |
Preço Potência Anual: - € | |
Fora de Vazio | Vazio |
- € | - € |
Muon Opiniões: Avarias ou Problemas
Agora que já conhece as várias tarifas da Muon e consegue distinguir o plano tradicional oferecido pela fornecedora dos três planos pré-pagos, é mais fácil compreender as vantagens e desvantagens de ser cliente da Muon. Ainda assim, consideramos que as opiniões sobre a Muon são fundamentais para tomar uma decisão consciente e perceber se quer ou não contratar esta fornecedora.
Conheça os prós e contras daqueles que são ou já foram clientes da fornecedora de luz. Conheça os principaisproblemas da Muon e de que forma a empresa costuma resolver avarias.
Lembre-se que algumas das avarias da Muon são resolvidas pela sua distribuidora de eletricidade, a EDP Distribuição. É o caso, por exemplo, de problemas com os contadores de luz Muon. Para saber que contactos utilizar nessas situações, pode consultar a sua fatura da Muon, onde estão esses dados.
Os pedidos de esclarecimento e reclamações feitas à Muon são obrigatoriamente respondidas num prazo que pode ir dos 3 aos 15 dias úteis. Caso tal não se verifique, o cliente tem um desconto de 5 euros na próxima fatura.
Muon Contrato
Se decidiu contratar a Muon, independentemente da tarifa escolhida, saiba que há alguns fatores a ter em conta. Os documentos fundamentais para realizar uma nova ligação da Muon são os seguintes:
- Documentos para Contratar Muon
- Cópia da última fatura de luz (digital);
- Comprovativo IBAN - se optar pelo pagamento por débito direto
- Dados do titular do contrato da Muon:
- Nome;
- Número do Cartão de Cidadão;
- Número de Identificação Fiscal;
- Email e Telemóvel;
- Morada;
A contratação da Muon só pode ser realizada online, preenchendo um formulário no site da fornecedora. Apesar de não existir expressamente uma fidelização à Muon, deve saber que a empresa não lhe devolve o dinheiro que já foi pago, caso tenha escolhido um plano pré-pago. Por exemplo, se optou pelo Plano Pré-Pago 06 e pagou antecipadamente o seu consumo dos próximos seis meses e ao terceiro mês quer mudar de comercializadora, pode fazê-lo sem custos associados. No entanto, nesta situação perde o dinheiro já investido para os próximos três meses. Funciona como se pagasse e não consumisse os kWh Muon de 3 meses.
Lembramos ainda que, além de ser gratuito, o processo de mudança de fornecedor de eletricidade não implica ficar sem luz em nenhum momento da alteração. Não sendo necessário mudar o contador de luz, a transição de comercializadoras de eletricidade normalmente fica completa em 5 dias úteis apesar do prazo máximo ser de 20 dias úteis.
Muon Contactos: Telefone, Morada, Email
Se optar por contratar esta fornecedora, saiba que pode optar entre vários contactos da Muon que lhe garantem um atendimento personalizado. Todos os dias úteis entre as 9h e as 19h, pode ligar para o seguinte número de telefone da Muon:
Telefone Muon223 205 904
Além de poder conhecer melhor a fornecedora nas suas páginas das redes sociais - Facebook, Instagram e Linkedin - saiba que pode também preencher o formulário online que está disponível no site da comercializadora ou enviar diretamente email para a Muon:
Email Muon[email protected]
O último contacto de apoio ao cliente da Muon que pode utilizar para resolver qualquer problema ou esclarecer uma dúvida com a sua fornecedora de eletricidade é um endereço postal. Se prefere escrever, pode fazê-lo enviando uma carta para a seguinte morada da Muon:
Morada MuonRua Aleixo da Mota N86, R/C 4150-044 Porto
Comunicar Leituras Muon Energia
O envio das suas leituras é fundamental para garantir que paga a energia que realmente consome e evitar acertos da Muon nas suas faturas de eletricidade. Mas se contratar uma das tarifas pré-pagas da Muon, deve de continuar a comunicar as leituras à Muon? A resposta é sim e explicamos porquê. Com as leituras atualizadas, pode acompanhar mais facilmente o seu consumo de kWh da Muon e, assim, ajustar da melhor forma os seus gastos de eletricidade.
Para enviar as leituras da Muon pode ligar diretamente para este número, específico para esta gestão:
Telefone EDP Distribuição para enviar Leituras da Muon800 507 507