Opiniões sobre a Plenitude
Os clientes realçam os preços baixos da Plenitude, mas criticam faturas pouco claras e alterações contratuais sem aviso. A empresa foi ainda multada pela ERSE, o que levanta dúvidas sobre transparência.
- Opiniões da Plenitude e comentários de clientes
- Comentários Positivos sobre a Plenitude
- Comentários Negativos sobre a Plenitude
- A nossa avaliação sobre a Plenitude
- Avaliação Selectra sobre as tarifas da Plenitude
- Plenitude vs. outras comercializadoras
- O que fazer se não estou contente com a Plenitude?
Opiniões da Plenitude e comentários de clientes
Como são recolhidas, verificadas e ordenadas as opiniões?
Como são recolhidas as opiniões?
Os clientes que contrataram um serviço através da Selectra recebem, algumas semanas depois, um e-mail para deixarem uma opinião sobre o fornecedor. Além disso, qualquer utilizador pode deixar uma avaliação a qualquer momento ao clicar em "Publicar a minha opinião".
A publicação de uma opinião não resulta em nenhuma compensação para o utilizador.
Como são verificadas as opiniões?
A Selectra esforça-se para publicar apenas opiniões autênticas.
Solicitamos a cada cliente que deixe uma opinião, que faça uma declaração juramentada de que foi ou é cliente do fornecedor sujeito a avaliação e que indique um endereço de e-mail válido.
Cada opinião enviada é posteriormente revista pela Selectra e só é publicada após essa verificação. Qualquer opinião que não cumpra com as nossas diretrizes de moderação ou que seja proveniente de um endereço de e-mail inválido, não será publicada.
Se um cliente contratou um serviço com um fornecedor através da Selectra e deixa uma opinião com o mesmo endereço de e-mail usado na contratação, a Selectra adicionará a etiqueta Cliente verificado ao lado da opinião. Caso contrário, nenhuma etiqueta aparecerá, uma vez que não podemos garantir que o utilizador foi efetivamente cliente do fornecedor.
Nenhum dos dados recolhidos pela Selectra no processo de publicação de opiniões será utilizado para fins comerciais.
Como são classificadas as opiniões?
As opiniões são ordenadas da mais recente para a mais antiga. Se um fornecedor receber opiniões de clientes verificados, por norma, apenas as opiniões desses clientes serão exibidas. No entanto, é possível visualizar todas as opiniões ao desativar a opção "Apenas clientes verificados". Adicionalmente, o utilizador pode filtrar as opiniões com base numa classificação específica, ao selecionar a caixa correspondente.
Não conhecia a empresa, mas agora sou fã. Serviços bons e baratos
Ver mais Ver menosCom as tarifas indexadas nunca se sabe quanto vamos pagar de luz por mês. Pode ser 50€ ou 500€ é uma roleta russa
Ver mais Ver menosSe é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
A Plenitude está classificada com 31.60 no Portal da Queixa, 2.80 no Trustpilot e 2.30 no Selectra. Em Portugal, existem cerca de 29 fornecedores de energia. Saiba como está avaliada a Plenitude relativamente aos concorrentes.
Todas as opiniões publicadas são confirmadas por email. Os clientes garantem que são ou foram clientes da Plenitude ao partilhar a sua experiência no site da Selectra.
Comentários Positivos sobre a Plenitude
Não conhecia a empresa, mas agora sou fã. Serviços bons e baratos
Ver mais Ver menosSe é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
A Plenitude destacou-se recentemente no mercado nacional de energia, sobretudo pelo impacto provocado pelos preços competitivos das suas tarifas. Apesar de algumas críticas registadas em plataformas como a Selectra e Trustpilot, existem benefícios reconhecidos pelos clientes que optaram por esta fornecedora.
- Preços significativamente mais baixos em relação à concorrência, permitindo maior poupança mensal para os consumidores.
- Possibilidade de contratação de tarifas duais (eletricidade e gás), simplificando a gestão dos serviços energéticos.
- Abertura recente e maior visibilidade no mercado, garantindo ofertas atualizadas e adaptadas às necessidades dos novos clientes.
Comentários Negativos sobre a Plenitude
A pior e mais desorganizada empresa de distribuição de electricidade. Desorganização completa ao ponto de cortarem a energia com as facturas já pagas. Um aborto autêntico
Ver mais Ver menosSe é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
A Plenitude tem vindo a ganhar notoriedade no mercado energético, mas enfrenta desafios ao nível da satisfação dos consumidores.
Apesar dos preços competitivos, há algumas preocupações manifestadas pelos clientes relativamente ao serviço prestado.
- Multa da ERSE devido a incumprimento do dever de informação e alterações contratuais sem aviso prévio aos consumidores.
- Dificuldade em compreender as faturas, que são tidas como menos transparentes e mais complexas do que as de outros fornecedores.
- Avaliações baixas em várias plataformas, refletindo níveis de insatisfação significativos junto dos utilizadores.
A nossa avaliação sobre a Plenitude
A Plenitude destacou-se em 2024 com preços baixos na eletricidade, tornando-se rapidamente conhecida em Portugal.
Apesar dos preços, a companhia recebeu uma multa da ERSE em 2025 devido a falhas na informação ao cliente e alterações contratuais sem aviso.
Nas opiniões dos clientes, destacam-se dificuldades em compreender as faturas da Plenitude comparando com outras empresas.
As avaliações nas plataformas são, em geral, baixas, com uma classificação média de 30,92/100 baseada em 134 comentários.

Plenitude
A comercializadora Plenitude está assim avaliada nas diversas plataformas:
- Portal da Queixa: 31.6 de 139 Votos
- Trustpilot: 2.8 de 7 Votos
- Selectra: 2.3 de 5 Votos
Avaliação Selectra sobre as tarifas da Plenitude
Em Outubro de 2025, a oferta com o melhor preço da Plenitude é Tendência com um preço de 71,07 €/mês .
Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 417 kWh de consumo mensal aproximado.
Mas se o preço não é o único fator que importa, existe muito mais a saber sobre as tarifas e preços da Plenitude.
As tarifas da Plenitude oferecem preços de luz e gás para particulares e empresas, com valores competitivos no mercado português. Existem opções indexadas, que podem ser vantajosas face à média do setor, permitindo maior adaptação às variações do mercado.
Prós e contras das tarifas da Plenitude
Prós
✔ Oferecem opções de tarifas competitivas para diferentes perfis de utilizadores ✔ Transparência na apresentação dos custos associadosContras
✕ Custos adicionais inesperados podem surgir ✕ Estrutura de tarifas pouco transparentePode consultar estas e outras tarifas e preços da Plenitude no artigo dedicado.
Consultar mais tarifas
Plenitude vs. outras comercializadoras
Veja abaixo como a Plenitude se posiciona no ranking de satisfação dos clientes face a outras companhias de energia em Portugal.
# | Companhia | Pontuação | Total de votos |
---|---|---|---|
1 |
![]() |
4,17 / 5 |
1607 |
2 |
![]() |
4,14 / 5 |
4462 |
3 |
![]() |
3,64 / 5 |
3666 |
4 |
![]() |
3,18 / 5 |
897 |
5 |
![]() |
3,16 / 5 |
11445 |
6 |
![]() |
1,65 / 5 |
147 |
Opiniões de outras companhias
O que fazer se não estou contente com a Plenitude?
Mudar de fornecedor
Pode mudar de fornecedor de energia online e sem custos com a equipa da Selectra.
Apresentar uma reclamação
Pode apresentar uma reclamação à fornecedora através do Livro de Reclamações online.
Se não estiver satisfeito com a sua companhia de eletricidade ou gás, pode mudar de fornecedor sem custos e nunca fica sem energia durante o processo. Também pode apresentar uma reclamação no livro de reclamações online ou diretamente junto da própria companhia.
A pior e mais desorganizada empresa de distribuição de electricidade. Desorganização completa ao ponto de cortarem a energia com as facturas já pagas. Um aborto autêntico
Ver mais Ver menos