Ajudamo-lo a poupar na sua fatura de energia!

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

Deixe-nos o seu número de telefone e entramos em contacto brevemente.

De momento, estamos encerrados.

Melhores dicas para poupar energia no verão e na sua casa de férias

Atualizado em
minutos de leitura

De certeza que já foi de férias e não viu a sua conta da luz reduzida mesmo não estando metade do mês em casa. Ou, por outro lado, tem uma casa de férias que só utiliza de tempos a tempos e está descontente com o valor da fatura da luz no final do mês. Neste artigo damos-lhe as melhores dicas de verão para que isso não volte a acontecer.

Antes de mais, saiba que terá sempre de pagar a fatura de luz mesmo que passe o mês todo fora de casa. Porquê? A fatura de eletricidade tem duas componentes: termo fixo (referente à potência contratada - kVA) e variável (referente ao consumo energético - kWh). Assim, terá sempre de pagar, pelo menos, a parte que corresponde à potência contratada que é fixa independentemente do consumo energético e, as taxas e impostos obrigatórios.

1. Desligue o termoacumulador elétrico

Se tiver um termoacumulador elétrico ou um cilindro para aquecer a água, garanta que este fica desconectado da tomada. Assim, irá poupar cerca de 25% de energia durante as suas férias.

2. Esvazie o frigorífico e desligue-o da tomada

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em casa. Antes de ir de férias aproveite para consumir os alimentos que tem no seu frigorífico e desligue-o da tomada. Assim garante que este equipamento, responsável por cerca de 30% do consumo energético, não irá consumir energia nas férias. Se não for possível apagar totalmente o frigorífico, reduza a sua temperatura para poupar no seu consumo.

3. Apague os equipamentos em vez de os deixar em stand-by

Tenha em atenção que equipamentos como a televisão continuam a consumir energia em modo stand-by. Garanta, assim, que desliga os equipamentos da tomada quando vai de férias.

4. Apague o quadro elétrico

Idealmente, se passar uma grande temporada fora de casa, de forma a garantir que o seu consumo energético é zero, pode desligar o quadro elétrico. Esta é a forma mais eficiente de garantir que não consome eletricidade.

5. Tem uma casa de férias? Escolha a tarifa mais adequada

Sabia que há comercializadoras de energia com tarifas especiais para casas de férias? A Iberdrola tem uma tarifa para colmatar as necessidades das casas de férias. Contudo, deve comparar as ofertas que existem no mercado e escolher a tarifa e ciclo horário que mais se adaptam ao estilo de consumo da sua casa de férias.

Tem dúvidas sobre qual o tipo de tarifa mais vantajoso para as suas necessidades? A Selectra ajuda! Saiba neste artigo a que horas a luz é mais barata.

6. Invista em energia solar

Optar por painéis solares implica um grande investimento inicial, contudo, é no verão que usufrui mais das vantagens desta energia renovável.

7. Ar condicionado VS ventoinha

Opte pela ventoinha e deixe o ar condicionado para dias de maior calor. Se for mesmo necessário, utilize o ar condicionado de forma eficiente. Saiba que a diferença de apenas um grau ao regular o ar condicionado representa um aumento ou dimuição de até 10% de poupança de energia. Ademais, opte por programas de "poupança de energia" e substitua os filtros do ar periodicamente para maximizar a eficiência do equipamento.

8. Esqueça a máquina de secar nos meses de verão

Aproveite o calor dos meses de verão para poupar energia. Deixe a máquina de secar a roupa desligada e escolha secar a roupa ao ar livre sem custos e de forma rápida.

Como posso poupar energia em casa o ano todo? Veja como maximizar a poupança de energia no Verão e poupar eletricidade o ano todo no nosso artigo de dicas infalíveis para poupar energia em casa.

9. Cuidado com o Sol!

Proteja a sua casa da radiação direta do Sol para evitar que acumule calor. As janelas expostas diretamente ao Sol sobreaquecem a casa de forma desnecessária. Use estores ou persianas durante as horas de maior calor e opte por abrir as janelas durante a noite para refrescar a casa.

10. Diminua a temperatura da água quente do cilindro ou esquentador e poupe na luz

O calor do verão ajuda a aquecer a água do termoacumulador de forma natural. Adapte a temperatura máxima do seu cilindro ou esquentador para que não consuma tanta energia e, ainda assim, consiga tomar banho de água morna ou quente.

11. Procure soluções de domótica

Já imaginou controlar os equipamentos de sua casa através do seu smartphone? É possível.

A domótica permite a integração dos equipamentos elétricos e regular o seu funcionamento através de um sistema integrado central. Investir numa casa inteligente permite-lhe controlar luzes, tomadas, programar os seus consumos para horas de vazio e muito mais. Esta é uma excelente opção para controlar e otimizar os seus consumos mesmo quando vai de férias.

Conhecer os elementos que influenciam o consumo médio familiar, também pode ajudá-lo a adotar medidas de poupança energética.

Já colocou todas as dicas em prática? Então agora é hora de calcular quanto vai pagar de energia.