Melhores dicas para poupar energia no verão e na sua casa de férias

De certeza que já foi de férias e não viu a sua conta da luz reduzida mesmo não estando metade do mês em casa. Ou, por outro lado, tem uma casa de férias que só utiliza de tempos a tempos e está descontente com o valor da fatura da luz no final do mês. Neste artigo damos-lhe as melhores dicas de verão para que isso não volte a acontecer.

Antes de mais, saiba que terá sempre de pagar a fatura de luz mesmo que passe o mês todo fora de casa. Porquê? A fatura de eletricidade tem duas componentes: termo fixo (referente à potência contratada - kVA) e variável (referente ao consumo energético - kWh). Assim, terá sempre de pagar, pelo menos, a parte que corresponde à potência contratada que é fixa independentemente do consumo energético e, as taxas e impostos obrigatórios.

🔌 1. Desligue o termoacumulador elétrico

Se tiver um termoacumulador elétrico ou um cilindro para aquecer a água, garanta que este fica desconectado da tomada. Assim, irá poupar cerca de 25% de energia durante as suas férias.

🧊 2. Esvazie o frigorífico e desligue-o da tomada

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em casa. Antes de ir de férias aproveite para consumir os alimentos que tem no seu frigorífico e desligue-o da tomada. Assim garante que este equipamento, responsável por cerca de 30% do consumo energético, não irá consumir energia nas férias. Se não for possível apagar totalmente o frigorífico, reduza a sua temperatura para poupar no seu consumo.

📺 3. Apague os equipamentos em vez de os deixar em stand-by

Tenha em atenção que equipamentos como a televisão continuam a consumir energia em modo stand-by. Garanta, assim, que desliga os equipamentos da tomada quando vai de férias.

💡 4. Apague o quadro elétrico

Idealmente, se passar uma grande temporada fora de casa, de forma a garantir que o seu consumo energético é zero, pode desligar o quadro elétrico. Esta é a forma mais eficiente de garantir que não consome eletricidade.

🏖️ 5. Tem uma casa de férias? Escolha a tarifa mais adequada

Sabia que há comercializadoras de energia com tarifas especiais para casas de férias? A Iberdrola tem uma tarifa para colmatar as necessidades das casas de férias. Contudo, deve comparar as ofertas que existem no mercado e escolher a tarifa e ciclo horário que mais se adaptam ao estilo de consumo da sua casa de férias.

Tem dúvidas sobre qual o tipo de tarifa mais vantajoso para as suas necessidades? A Selectra ajuda! Saiba neste artigo a que horas a luz é mais barata.

☀️ 6. Invista em energia solar

Optar por painéis solares implica um grande investimento inicial, contudo, é no verão que usufrui mais das vantagens desta energia renovável.

🌀 7. Ar condicionado VS ventoinha

Opte pela ventoinha e deixe o ar condicionado para dias de maior calor. Se for mesmo necessário, utilize o ar condicionado de forma eficiente. Saiba que a diferença de apenas um grau ao regular o ar condicionado representa um aumento ou dimuição de até 10% de poupança de energia. Ademais, opte por programas de "poupança de energia" e substitua os filtros do ar periodicamente para maximizar a eficiência do equipamento.

🍽️ 8. Esqueça a máquina de secar nos meses de verão

Aproveite o calor dos meses de verão para poupar energia. Deixe a máquina de secar a roupa desligada e escolha secar a roupa ao ar livre sem custos e de forma rápida.

Como posso poupar energia em casa o ano todo? Veja como maximizar a poupança de energia no Verão, e poupar eletricidade o ano todo no nosso artigo de dicas infalíveis para poupar energia em casa.

🌞 9. Cuidado com o Sol!

Proteja a sua casa da radiação direta do Sol para evitar que acumule calor. As janelas expostas diretamente ao Sol sobreaquecem a casa de forma desnecessária. Use estores ou persianas durante as horas de maior calor e opte por abrir as janelas durante a noite para refrescar a casa.

🌡️ 10. Diminua a temperatura da água quente do cilindro ou esquentador e poupe na luz

O calor do verão ajuda a aquecer a água do termoacumulador de forma natural. Adapte a temperatura máxima do seu cilindro ou esquentador para que não consuma tanta energia e, ainda assim, consiga tomar banho de água morna ou quente.

🏡 11. Procure soluções de domótica

Já imaginou controlar os equipamentos de sua casa através do seu smartphone? É possível.

A domótica permite a integração dos equipamentos elétricos e regular o seu funcionamento através de um sistema integrado central. Investir numa casa inteligente permite-lhe controlar luzes, tomadas, programar os seus consumos para horas de vazio e muito mais. Esta é uma excelente opção para controlar e otimizar os seus consumos mesmo quando vai de férias.

Atualizado em