Eficiência energética: veja a melhor classe e etiqueta energética

Etiqueta energética

Neste artigo saiba como pode otimizar a eficiência energética em sua casa. Veja como identificar a classe energética dos seus eletrodomésticos e como ler a etiqueta energética associada.


O que é a eficiência energética?

A eficiência energética é a utilização racional dos recursos energéticos que não só permite ter um consumo de energia mais eficiente como o fará poupar na fatura energética.

Classe energética

A classe energética normalmente está associada a dois conceitos diferentes:

  1. Classe energética dos eletrodomésticos;
  2. Classe energética da habitação.

A classe energética dos eletrodomésticos é identificada pela etiqueta energética presente na maioria dos eletrodomésticos como frigoríficos, televisões e fornos.

Por outro lado, a classe energética das casas está relacionada com o certificado energético dos imóveis.

Incentivos à eficiência energética em 2022

Em Portugal, estão em vigor dois programas do estado de apoio à eficiência energética: o programa de apoio a edifícios mais sustentáveis, ou PAE+S II, e o Vale Eficiência. Fique a conhecer melhor cada um:

Programa de apoio a edifícios mais sustentáveis (PAE+S II)

Pograma Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis

O objetivo deste incentivo da eficiência energética é, como o nome indica, ajudar a aumentar a sustentabilidade e a eficiência energética das casas dos portugueses. O orçamento total é de 45 milhões de euros, que se dividem em 6 tipologias de intervenção:

  1. Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes com classe energética A+;
  2. Aplicação ou substituição de isolamento térmico ou de portas de entrada;
  3. Sistemas e equipamentos eficientes que recorram a energia renovável;
  4. Instalação de painéis fotovoltaicos ou outros equipamentos de produção de energia renovável;
  5. Intervenções com vista à eficiência hídrica;
  6. Intervenções para uma arquitetura bioclimática, como estufas e coberturas verdes;

Saiba o montante de comparticipação por tipologia de intervenção consultando a informação aqui.

Este programa destina-se a casas ou edifícios construídos até 31 de Dezembro de 2006 (para intervenções da tipologia 1 e 2) ou até 1 de Julho de 2021 (para intervenções das restantes tipologias).

As candidaturas a este apoio à eficiência energética podem ser submetidas aqui até ao dia 31 de Março de 2022 ou até terminar a dotação estipulada. Para se poder candidatar, já tem de ter realizado as obras com as quais se candidata e tem de apresentar provas das mesmas no formulário de candidatura.

Programa Vale Eficiência

Pograma Vale Eficiência

O Vale Eficiência é um programa do governo que visa aumentar o desempenho energético e ambiental dos edifícios, aumentando o conforto térmico e as condições de habitabilidade das famílias portuguesas.

Pretende-se entregar 100.000 vales eficiência no valor de 1.300€ + IVA até 2025 a famílias consideradas economicamente vulneráveis.

Para se candidatar, tem de:

  • Ser titular de um contrato de eletricidade onde beneficie da Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Ser proprietário e residir na habitação para a qual se candidata ao Vale Eficiência;
  • Não ter beneficiado antes do programa Vale Eficiência;

Classe energética dos eletrodomésticos: Etiqueta energética

Desde 1 de Março de 2021, as etiquetas energéticas mudaram. Já é possível encontrar as novas etiquetas energéticas nas lojas físicas e online para eletrodomésticos como frigoríficos, máquinas de lavar e televisões.

A etiqueta energética é um rótulo que identifica não só a classe energética e eficiência do equipamento como também as suas características. Ora veja:

Nova etiqueta energética

A grande diferença entre as antigas e as novas etiquetas energéticas está relacionada com a alteração das classes energéticas.

Até agora as classes estavam classificadas numa escala de G (menor eficiência) a A+++ (maior eficiência), como exemplificado na imagem da esquerda. Atualmente, de forma a tornar a informação mais clara, a classe energética dos seus equipamentos vai de G a A, como na imagem da direita.

Nova etiqueta energética

Assim sendo, identificar a classe energética do seu eletrodoméstico tornou-se mais fácil através da nova etiqueta energética simplicada.

Etiqueta energética: Como ser energeticamente mais eficiente?

Para ter um consumo energético mais eficiente é importante ter em conta a classe energética dos seus eletrodomésticos. Dar preferência a equipamentos de classe energética A é um passo fundamental para a redução do consumo de eletricidade em sua casa.

Apesar do investimento inicial ser superior, veja a diferença de consumo de um frigorífico classe A e B:

Eficiência energética

Como vê, ao optar por um eletrodoméstico classe A pode poupar até 50% comparativamente ao consumo energético de um equipamento de classe B.

Dicas para poupar energia Conheça as 15 dicas infalíveis para poupar energia em casa, ser mais eficiente e reduzir o consumo energético no nosso artigo dedicado.

Eficiência Energética: Perguntas Frequentes

O que é o código QR da etiqueta energética?

O código QR deverá estar presente nas novas etiquetas energéticas. Este possibilita que o consumidor através do smartphone acesse rapidamente não só às características do equipamento em questão como a todos os outros que tenham a nova etiqueta.

Posso poupar na fatura da luz se optar por eletrodomésticos mais eficientes?

Sim. Ao optar por eletrodomésticos mais eficientes, de preferência classe energética A, irá aumentar a eficiência energética dos equipamentos e pode poupar até 50% do seu consumo de energia comparativamente com a utilização de equipamentos de classes inferiores.

Atualizado em