Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

Ler Contador da Luz, Gás e Contadores Inteligentes de Eletricidade

You are here

Contadores

Confira neste artigo todos os tipos de contadores de luz e gás que são utilizados: eletromecânicos, híbridos ou estáticos. Saiba como retirar a sua leitura a partir do contador de eletricidade e como interpretar os símbolos que lhe aparecem no visor. Neste artigo explicamos também como funcionam os novos contadores da EDP e de outras fornecedoras - chegaram os contadores inteligentes.


Contadores Energia

O seu contador da luz ou do gás, além de o informar do consumo de eletricidade ou gás natural, é um instrumento fundamental na hora de pagar as suas faturas de energia. Para isso, é possível saber lê-lo de forma a conseguir comunicar as leituras de forma correta. Só assim garante que as faturas indicam o seu consumo real, em vez de estimativas.

Os contadores de eletricidade podem ser eletromecânicos, híbridos, estáticos ou inteligentes. Entre eles diferem os símbolos que aparecem no visor que estão relacionados com a forma como pode interpretar o visor do contador da luz. Um dos conceitos que é fundamental perceber é o dos ciclos horários, uma vez que influenciam o preço da energia consumida e, por isso, cada número da energia consumida corresponde a uma parte do dia. Além disso, com o surgimento dos contadores inteligentes de eletricidade, os clientes passam a não ter de comunicar as suas leituras para evitar estimativas nas faturas da luz. Esse processo é feito de forma automática através da telecontagem da eletricidade, que explicamos mais abaixo neste artigo.

Lembre-se que, independentemente do contador de luz que tem em casa, não precisa de o mudar mesmo que troque de fornecedor de energia ou faça outra alteração ao contrato de energia. Só em situações de avarias ou outros problemas é que é necessário trocar de contador.

Caso contrário, seja a sua fornecedora a Endesa, a EDP, a Goldenergy ou outra qualquer comercializadora, pode manter este aparelho, tendo em conta que o envio das leituras do contador deve ser feito para a EDP Distribuição no caso da luz, ou para a sua distribuidora de gás natural, no caso do gás natural. Pode fazê-lo no site da sua distribuidora, por telefone ou através das apps disponibilizadas.

Como vai perceber, além do tipo de contador, importa ainda saber qual o modelo do mesmo para saber retirar as leituras. Isso porque, mesmo sendo o mesmo tipo de contador, dependendo da marca podem mudar os símbolos, a ordem dos dados e a forma como é possível aceder e comunicar as leituras.

Em todas as situações, as leituras do contador da luz e do gás natural - sejam as comunicadas pelo cliente ou as que são retiradas pela distribuidora de energia - prevalecem sobre quaisquer estimativas que sejam utilizadas para a faturação.

Novos Contadores Inteligentes

Os últimos contadores a serem lançados são os que chamamos de "inteligentes". Estes contadores medem a eletricidade consumida durante pequenos períodos de tempo e foram criados com o objetivo principal de acabar com as estimativas nas faturas da luz, já a partir de 2021. Desde essa data deixará de ter de se preocupar com o envio das faturas. Assim, com este tipo de contador inteligente de luz e instalando a telecontagem, dá a autorização para que a sua distribuidora de eletricidade - a EDP Distribuição - tenha acesso às suas leituras, garantindo que as faturas dizem respeito ao consumo real.

  • Vantagens Contadores Inteligentes
  • Leituras Automáticas enviadas pelo próprio contador;
  • Faturas com o consumo real de eletricidade, evitando as estimativas e, assim, eventuais erros na faturação da luz;
  • Operações à distância, uma vez que os técnicos podem ter acesso às leituras sem terem de se dirigir ao imóvel, evitando que tenha de se deslocar a casa em alturas que não são oportunas;
  • Maior controlo do seu consumo de luz, facilitando a eficácia de eletricidade em casa.

Estas vantagens dos novos contadores da EDP e de outras fornecedoras estão associadas a casos em que os clientes têm instalada a telecontagem da luz. Esta é uma tecnologia que permite a comunicação automática entre o contador e a distribuidora de luz, responsável pelas leituras do mesmo. Com a telecontagem, permite que as faturas estejam sempre corretas sem ter de se preocupar nem enviar nenhuma informação à sua distribuidora de eletricidade.

No final de 2018, estavam instalados 1,9 milhões de contadores inteligentes em Portugal. Mesmo sendo um número considerável, corresponde apenas a 31% do número total de clientes. Assim, o objetivo é que até 2024 sejam instalados 4,1 milhões de contadores inteligentes. Apesar de também existirem contadores inteligentes de gás natural, estes ainda não estão incluídos no plano nacional que instala estes contadores em Portugal.

Eis as marcas dos contadores inteligentes que existem, até ao momento, no país.

  • Sagemcom CX1000-6 (monofásico)
  • Sagemcom CX2000-9 (trifásico)
  • ZIV 5CTM (monofásico)
  • Itron ACE6000 (trifásico)

O caminho para a modernização vai ser gradual, adianta a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A fase de transição para o sistema em que o cliente não tem de fazer a leitura do contador digital já começou e vai prolongar-se até dezembro de 2020. Caso tenha mais dúvidas sobre outros temas sobre as contagens da luz ou gás natural, como ler a fatura ou saber que outros termos e conceitos deve conhecer para saber interpretar o seu consumo de energia, visite a nossa página com as perguntas mais frequentes.

Novos contadores inteligentes de gásEm setembro de 2019, a Galp começou a implementar os contadores de gás natural em Portugal, instalando 100 contadores inteligentes em Lisboa, Caiscais e Sintra.

Ler Contador da Luz

Agora já sabe o que aparece e o que significam os dados do visor do contador, importa também perceber que informação enviar para comunicar as leituras de luz. Seja qual for o seu contador, deve saber que o que importa recolher são os dados da energia consumida.

Contador de eletricidade

Lembre-se que não deve ter em conta os três últimos digitos das leituras que aparecem nos consumos de energia. Esses devem estar assinalados a uma cor diferente, normalmente a vermelho.

Já os restantes dados que lhe surgem no visor do contador da luz, como é o caso da data, da hora ou do ciclo horário contratado, servem como referência para o cliente e não é necessário o seu envio à distribuidora.

Como saber qual o meu Contador da Luz ou Gás

Se está numa habitação com um contador de gás natural ou de eletricidade, pode não saber qual o tipo de contador que tem em sua casa. Não se preocupe, é fácil perceber qual o contador de energia que tem em casa.

Na maioria dos contadores, independentemente do tipo e do modelo, o nome do mesmo está numa zona visível, normalmente no topo do aparelho. Assim, depois de descobrir o seu modelo do contador de luz, pode ler o artigo abaixo para saber como ler o contador e, consequentemente, enviar as leituras corretamente.

Contador da Luz: Eletromecânico

Se tem em casa um contador de luz eletromecânico, seja de que marca for, deve saber que os números das leituras da luz estão visíveis no visor do contador, facilitando o processo. Normalmente, basta ler o único valor que está no visor, à exceção dos últimos digitos - que se encontram à direita da vírgula e numa cor diferente (vermelho na maior parte dos casos). Ainda assim, ler o contador difere, consoante o ciclo horário que tem contratado: simples, bi-horário ou tri-horário. Confira abaixo como ler o contador de luz eletromecânico:

  • Ler Contador Eletromecânico
  • Simples: Deve tirar as leituras do período normal, que pode ser fora de vazio ou cheias;
  • Bi-Horário: Deve tirar as leituras dos períodos fora de vazio (3) e vazio (1);
  • Tri-Horário: Deve tirar as leituras dos três períodos: vazio (1), ponta (2), cheias (3).

Contador da Luz: Estáticos

Estes são os contadores que, até agora, são mais comuns. O processo de ler o contador estático pode ser um pouco mais complexo. Os dados do contador estão sempre a mudar, cada um correspondendo a uma informação ou tarifa. Mas não se preocupe. Para que não haja erros nas leituras do contador, apresentamos a legenda que explica o significado de cada número e símbolo que lhe é apresentado no visor do seu contador da luz.

Independentemente da marca e do modelo do contador da luz que tem em casa, a sua leitura é da responsabilidade da EDP Distribuição, que está obrigada a fazê-la e a comunicá-la à respetiva fornecedora de 3 em 3 meses. Ainda assim, este é um prazo alargado pelo que se aconselha que comunique as leituras todos os meses de forma a garantir que as faturas são sempre realizadas tendo em conta o seu consumo real.

Contador Actaris

Apesar do nome ser quase o mesmo, existem três modelos dos contadores Actaris: ACE2000, ACE3000 e ACE5000. Enquanto a forma de ler o contador da luz Actaris ACE2000 e ACE3000 é a mesma, para ler o Actaris ACE5000 deve estar atento a outros números. As diferenças entre estes contadores não são muitas - enquanto num a Energia Tarifa de Vazio está associada ao (1), noutro está ao (8.1) - mas convém estar atento de forma a conseguir que as leituras da luz sejam o mais precisas e corretas possíveis.

  • Como Ler Contador Estático: Actaris ACE2000 e ACE3000 (trifásico)
  • Hora HH:MM:SS
  • Data DD/MM/AA
  • Opção Tarifária Configurada
  • Energia Tarifa de Vazio (1)
  • Energia Tarifa de Ponta (2)
  • Energia Tarifa de Cheias (3)
  • Energia Tarifa de Super Vazio (4)
  • Energia Total (∑)
  • Como Ler Contador Estático: Actaris ACE5000 (trifásico)
  • Hora HH:MM:SS
  • Data DD/MM/AA
  • Opção Tarifária configurada
  • Energia Tarifa de Vazio (8.1)
  • Energia Tarifa de Ponta (8.2)
  • Energia Tarifa de Cheias (8.3)
  • Energia Tarifa de Super Vazio (8.4)
  • Energia Total (20)
  • Opção do Tarifário Contratado

Contador Iskra

Os dois contadores Iskra lêem-se da mesma forma, independentemente do modelo - Iskra ME162 ou Iskra MT172.

  • Como Ler Contador Estático: Iskra ME162 e Iskra MT172 (trifásico)
  • T - Hora HH:MM:SS
  • D - Data DD/MM/AA
  • 0 - Energia Total
  • 1 - Energia Tarifa de Vazio
  • 2 - Energia Tarifa de Ponta
  • 3 - Energia Tarifa de Cheias
  • 4 - Energia Tarifa de Super Vazio

Contador Janz

Apesar de serem apresentados muitos dados no seu visor, torna-se fácil ler e interpretar o contador Janz, uma vez que cada informação possui um código de identificação, como indicamos abaixo.

  • Como Ler Contador Estático: Janz C240E1
  • 65 - HORA HH:MM:SS
  • 66 - DATA DD/MM/AA
  • Opção Tarifária Configurada
  • CD2 - Ciclo Tarifário - Diário Dupla Tarifa
  • CD3 - Ciclo Tarifário - Diário Tripla Tarifa
  • CS2 - Ciclo Tarifário - Semanal Dupla Tarifa
  • CS3 - Ciclo Tarifário - Semanal Tripla Tarifa
  • 67 - Energia Tarifa de Vazio - HV
  • 68 - Energia Tarifa de Ponta - HP
  • 69 - Energia Tarifa de Cheias - HC
  • 70 - Energia Tarifa de Super Vazio - HSV
  • 81 - Energia Total

Contador Sagem

Mesmo sendo da mesma marca, os contadores Sagem têm dois modelos diferentes e isso faz com que a forma como lê o visor dos contadores seja distinta também. Eis a forma como pode ler os contadores Sagem - CX1000 e CX2000.

  • Como Ler Contador Estático: Sagem CX1000
  • 3 - Data e Hora
  • Hora Atual HH:MM
  • Data Atual: AA/MM/DD
  • 5 - Registos de Energia (kWh)
  • (81) Totalizador dos Registos de Energia
  • 8.1 (67) Energia - Tarifa de Vazio
  • 8.2 (68) Energia - Tarifa de Ponta
  • 8.3 (69) Energia - Tarifa de Cheias
  • 8.4 (70) Energia - Tarifa de Super Vazio
  • Como Ler Contador Estático: Sagem CX2000 (trifásico)
  • Hora HH:MM:SS
  • Data AA/MM/DD
  • 81 Totalizador dos Registos de Energia
  • 67 Consumo em Vazio
  • 68 Consumo em Ponta
  • 69 Consumo em Cheias
  • 70 Consumo em Super Vazio

Contador Eletricidade: Outros Contadores

Ainda dentro dos contadores estáticos, existem outras duas marcas que implicam leituras diferentes dos contadores: a Landis & Gyr e a SDC. Se tem em casa um destes contadores saiba como pode retirar os números das leituras da luz.

  • Como Ler Contador Estático: Landis & Gyr
  • Hora HH:MM:SS
  • Data AA/MM/DD
  • Energia Tarifa de Vazio (1)
  • Energia Tarifa de Cheias (3)
  • Energia Total
  • Como Ler Contador Estático: SDC
  • Tarifa: Período horário em curso
  • T1 Horas de Vazio
  • T2 Horas de Ponta
  • T3 Horas Cheias
  • T4 Horas de Super Vazio

Contador da Luz: Híbridos

Se tem um contador híbrido em sua casa, saiba que este é uma mistura dos dois tipos de contadores descritos acima: os eletromecânicos e os estáticos. Apesar de ser cada vez menos utilizado, ainda existem muitas casas em Portugal com este tipo de contador. Existem, para já, dois modelos distintos destes contadores: o contador Bruno Janz e o que é igual para as marcas Reguladora, Schlumberger e Actaris. Apesar das diferenças de visor, os símbolos e a forma de ler o contador são os mesmos. Além disso, ao contrário do que acontece com outros contadores, nestes, para poder aceder às leituras do contador, deve clicar sempre num botão.

  • Como Ler Contador Híbrido
  • Simples: Deve tirar as leituras do período normal, que pode ser fora de vazio ou cheias;
  • Bi-Horário: Deve tirar as leituras dos períodos fora de vazio (símbolo sol) e vazio (símbolo lua);
  • Tri-Horário: Deve tirar as leituras dos três períodos: vazio (símbolo lua), ponta (símbolo ^), cheias (símbolo sol).

Contador Bruno Janz

Se em sua casa tem um contador Bruno Janz, vai ter de carregar num botão do contador para que surjam os números das leituras. Este contador de luz híbrido distingue-se dos restantes por ter um visor diferente mas a forma de ler o contador e os símbolos de cada período são os mesmos.

Outros Contadores: Shlumberger, Actaris, Reguladora

Tal como acontece no contador Bruno Janz, estes contadores - Shlumberger, Actaris e Reguladora - mostram os números que correspondem às leituras de eletricidade depois de se carregar num botão específico. Estes distinguem-se do Bruno Janz por terem os três o mesmo visor. No entanto, depois de clicar no botão de função e escolher a opção de aceder às leituras, a forma de ler o contador é a mesma para todos os contadores híbridos..

Como saber se o contador da luz esta avariado

Normalmente, os clientes detetam que o contador está avariado quando recebem faturas de energia muito acima dos valores habituais. Nesses casos, importa perceber se o problema é do contador ou se houve realmente um consumo excessivo de energia durante esse período de faturação. Para confirmar qual das situações se verifica, deve seguir os seguintes passos para ver se deteta uma avaria no contador da luz:

  • Desligar todos os eletrodomésticos, não só no botão, como das tomadas;
  • Apagar todas as luzes;
  • Verificar se o contador continua a aumentar o número apresentado.

Se o contador se imobilizar, o problema da última fatura de luz deve-se realmente ao alto consumo de energia. Se continuar a indicar um aumento de consumo mesmo com tudo desligado, o seu contador de luz está avariado pelo que deve entrar em contacto com a EDP Distribuição.

Contador Gas Natural

O contador de gás natural, tal como o da luz, funciona de forma a dar a conhecer ao cliente o seu consumo real de gás natural. A informação é armazenada no aparelho, que contabiliza os m³ de gás natural consumidos. Lembre-se que não é preciso mudar de contador quando muda de fornecedora de gás natural. Essa alteração deve ser realizada apenas em caso de avaria ou outros problemas com o contador.

Apesar do consumo ser medido em m³ pelos contadores de gás natural, as suas faturas vão chegar a casa com o consumo medido em quilowatts hora (kWh). Esta conversão de m³ para kWh foi definida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e tem em conta dois fatores:

  • Poder calorífico do gás natural
  • Volume de gás natural registado no ponto de medição;

Isto quer dizer que a passagem de m3 para kWh é calculada da seguinte forma:

Média do Poder Calorífico Superior Gás Natural x Fator de Correção Temperatura x Fator Correção por Pressão

O resultado desta fórmula indica o Fator de Conversão de m³ para kWh. Ainda assim, saiba que este fator e toda a informação relacionada com o mesmo está explicada no verso de todas as suas faturas de gás natural.

A leitura dos contadores de gás natural é da responsabilidade do seu distribuidor de gás natural mas a empresa é obrigada a fazer esta leitura apenas de 2 em 2 meses. Assim, o aconselhável é que comunique as suas leituras mensalmente. Se não concordar com a sua leitura de gás natural, deve contactar com o seu fornecedor de energia ou com o seu operador da rede de distribuição para que um deles possa analisar a situação.

Como instalar um contador de gás natural

Para instalar um contador de gás natural, deve contactar a sua distribuidora, responsável pela instalação e verificação dos contadores de gás natural. Se não o fizer, saiba que para ligar o contador de gás natural a comercialização com que realizou contrato de fornecimento de gás vai entrar em contacto com a distribuidora e agendar a ligação. No entanto, o cliente também é um dos responsáveis pela manutenção do contador de gás no seu imóvel e nas áreas comuns, caso viva num prédio. Por isso mesmo, deve garantir a manutenção e correta utilização do aparelho.

Apesar de serem propriedade da distribuidora de gás natural, desde 2008 que já não é preciso pagar pelo aluguer do contador de gás natural. No entanto, é necessário pagar o preço diário pela potência contratada.