chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Instalações Elétricas: Quem contactar, Preços e Funcionamento

Instalacoes Eletricas
Instalacoes Eletricas

Saiba como agir para ligar a luz ou gás natural em casa. Quais os contactos e preços para fazer instalações elétricas.

Instalações elétricas e de gás natural: EDP Ligações

As instalações elétricas são sempre necessárias para ter luz em casa. Além disso, também são fundamentais mesmo em casos em que quer contratar gás natural, já que também para isso é necessário ter eletricidade para fazer os testes necessários.

Para uma potência contratada igual ou inferior a 41.4 kVA deve realizar uma ligação de baixa tensão normal (BTN).

O pedido de ligação à rede deve ser feito à sua distribuidora - de luz ou gás natural, dependendo do caso - mas deve contactar igualmente um eletricista para que este o possa ajudar no processo.

Para efetuar o seu pedido de ligação à rede deve ter em consideração a potência que necessita para a sua instalação, mas se este fizer parte de um edifício coletivo, o seu pedido de alimentação deve também considerar a soma das potências de todas as instalações do edifício.

infraestruturas Gas Natural

Realizar ligações com a EDP é o primeiro passa para ter um novo contrato de luz ou gás, seja qual for a sua fornecedora de energia.

Preço de instalação elétrica

Antes de solicitar um orçamento à empresa responsável pela ligação, deve saber que preço de instalação elétrica depende de vários fatores:

  • Tamanho da casa - área do imóvel;
  • Número de divisões da habitação;
  • Número de tomadas necessárias;
  • Possibilidade de instalações de aquecimento elétrico, ar condicionado, piscina, entre outros;

Deve indicar estes dados de forma a conseguir que o preço que lhe é apresentado seja o mais parecido possível com o preço final da instalação de energia.

Quando realiza um pedido de ligação à rede terá de suportar os encargos iniciais do processo para que o mesmo avance:

  • Deslocação ao local para avaliação do terreno;
  • Estudos sobre as condições de ligação;
  • Orçamento de ligação à rede;
  • Acompanhamento, fiscalização e receção da obra.

Estes custos são estabelecidos e atualizados anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e não incluem a elaboração do projeto de eletricidade que, caso seja necessário, é da responsabilidade do cliente.

O orçamento da EDP Distribuição ou da distribuidora de gás natural no caso desta fonte de energia, apresentará as condições de ligação, os prazos de execução, as informações sobre as dimensões e características técnicas da ligação e caracterização dos materiais a utilizar.

Até aos 30 metros de comprimento do cabo, é o cliente que paga. A partir dessa medida, os encargos já passam a ser da empresa contratada para a instalação.

Entretanto, há outros gastos a ter em conta. E estes podem não estar incluídos no orçamento inicial mas serão cobrados antes da conclusão da instalação.

  • Taxas de licenciamento dos elementos de ligação a construir;
  • Valores decorrentes da emissão de pareceres, licenças ou garantias que sejam necessárias para o mesmo fim;
  • Indemnização de proprietários de terrenos atravessados pelas linhas;
  • Taxas relativas a autorizações de travessias de estradas, caminho de ferro.

Instalação Elétrica: Pedir Ligação

Se ainda não tem luz em casa e quer passar a ter, deve, em primeiro lugar, verificar o estado das suas instalações elétricas. Não só deve verificar se a instalação elétrica está em bom estado, como também se está apta para receber a potência que quer contratar. Pode deparar-se com três situações distintas antes de contratar luz para casa e, cada uma delas, implica um comportamento diferente:

  1. Ainda não tem ligação de luz em casa;
  2. Tem ligação de luz em casa mas nunca solicitou o fornecimento de eletricidade;
  3. Já teve eletricidade em casa anteriormente.

Se nunca construiu a ligação que lhe vai permitir o fornecimento de eletricidade, deve, antes de tudo, entrar em contacto com a sua distribuidora de eletricidade, a EDP Distribuição, para fazer a requisição da ligação. No prazo de 15 dias deve receber um orçamento - normalmente num prazo de 15 dias. Depois do orçamento ser aceite, o cliente deve pagar o valor que é previsto para a construção do ramal de eletricidade e das infraestruturas que são necessárias para o fornecimento de luz. Em seguida, a construção é realizada ou pela distribuidora, ou pelo próprio cliente, sendo que é este último a escolher como prefere fazer.

Contacto EDP Distribuição808 100 100

As boas notícias são que se já tem ligação de luz em casa todo o processo é mais simples, tenha já contratado alguma vez o fornecimento de eletricidade ou não. Se tem a instalação feita mas, ainda assim, nunca teve luz em casa, deve contactar igualmente a distribuidora de eletricidade para que esta verifique e inspecione a instalação. Se tudo estiver em conformidade, pode passar ao passo seguinte: contratar luz a uma fornecedora do mercado livre.

Instalação de Gás Natural: Pedir Ligação

Para a instalação de gás, o processo é semelhante mas deve contactar a distribuidora de gás natural que tem a concessão da área de residência.

Neste caso, se não tiver o ramal de ligação à rede de distribuição de gás natural, deve preencher os formulários disponíveis online na página da empresa responsável.

Antes disso, deve ter também a noção que vai ser o responsável pelo pagamento do ramal de ligação e, possivelmente, dos estudos técnicos que sejam necessários.

Preço por metro de infraestruturas de gás natural
Parte do ramal que ultrapassa os 30 metros 30,90 €/m
Rede de distribuição a construir 49,50 €/m
Atualizado em