Poupar energia: dias de teletrabalho e conselhos para freelancers

Atualizado em
minutos de leitura
Poupar Energia em Teletrabalho

Quer saber como poupar energia mesmo trabalhando a partir de casa? O teletrabalho não precisa de ser sinónimo de faturas de eletricidade mais caras.

  1. Durante o horário de trabalho, aproveite a luz natural da melhor maneira possível;
  2. Compre eletrodomésticos com uma certificação energética igual ou superior a A+;
  3. Faça o download de uma app onde controlar o seu consumo de energia em tempo real;
  4. Analise qual o ciclo horário que melhor se adequa aos seus hábitos - se tinha contratado o bi-horário, esta pode deixar de ser a solução mais rentável;

Como manter o preço das faturas de luz em teletrabalho

Se está habituado a trabalhar numa empresa com um horário laboral das 9h às 17h ou algo parecido e agora vai passar a ter teletrabalho, deve ter em conta algumas rotinas para garantir que continua a poupar energia ao trabalhar partir de casa.

Esta preocupação em poupar luz pode passar a existir também se, por exemplo, optou por ser freelancer, trabalhando por conta própria. Neste caso, tanto pode procurar um espaço de co-work como optar por trabalhar desde casa.

Poupar Luz

Além de ser importante para a visão, escolher um local de trabalho dentro de casa adequado ao trabalho é muito importante para garantir que consegue aproveitar ao máximo a luz do dia e evitar ligar a iluminação em casa antes da hora necessária.

Evite, por exemplo, estar de costas para a janela.

Coloque a sua mesa de trabalho o mais próximo possível de uma janela e escolha uma posição de trabalho em que o ecrã - caso o utilize - esteja numa posição perpendicular à fonte de luz.

A certificação energética dos seus eletrodomésticos é também uma boa forma de conseguir poupar ao final de cada mês, já que consomem menos do que aparelhos mais antigos e menos eficazes.

Lâmpadas LEDAs lâmpadas LED para trabalhar em casa são uma forma de poupar energia, mesmo quando não tem as condições ótimas para receber luz natural dentro de casa durante o dia.

Ferramentas e apps para ajudar a poupar energia em casa

De maneira a tornar mais fácil o acompanhamento do seu consumo de energia diário, são cada vez mais as apps que permitem um maior controlo da sua casa. A EDP Redy é um exemplo disso.

A app de poupança de energia, exclusiva para clientes da EDP Comercial, permite ver de forma remota o consumo de cada eletrodoméstico e detetar eventuais avarias.

 

Apesar de, neste momento, em Portugal não existirem mais fornecedoras de energia com este tipo de plataformas, existem outras apps que pode utilizar para controlar o seu consumo de eletricidade através do telemóvel.

É o caso da Smart Life, Smart Living - que pode fazer o download gratuito no seu telemóvel Android (Play Store) ou no seu iPhone (App Store) e utilizar, independentemente da fornecedora de energia contratada.

Além disso, e para evitar surpresas ao final do mês, é igualmente importante que saiba como calcular quanto vai pagar de luz.

Ciclo Horário: Bi-Horário é uma boa opção para poupar?

Se tem contratada uma tarifa bi-horária, pode ter de repensar a sua situação. Se era a melhor opção para quando passava grande parte do dia fora de casa, agora pode tornar a eletricidade que paga mais cara.

Verifique junto da sua empresa de energia ou ligando diretamente para o 210 203 071 qual o melhor horário para o seu estilo de vida: horário simples, bi-horário ou tri-horário.

Ao continuar com o bi horário contratado saiba quais os eletrodomésticos que deve procurar só durante a noite, mesmo passando o dia todo em casa.

Bi-Horário: o que não ligar durante o dia?

Ferro de Engomar

1750 watts

Maquina Lavar Roupa

2250 watts

Maquina Lavar Loiça

2500 watts

Ao continuar com a tarifa bi-horário, seja consciente da potência média de cada aparelho que terá de utilizar durante o dia, enquanto está por casa.

Bi-Horário: o que pode utilizar durante o dia?

Computador

250 watts

Aquecedor

2000 watts

Microondas

1200 watts

Televisão

50 watts

Se preferir, pode também mudar a sua tarifa bi-horária para uma com um ciclo horário simples. Essa alteração não implica a mudança de comercializadora mas pode aproveitar esse momento para comparar preços de outras empresas de energia e comparar o seu contrato com outras tarifas do mercado de eletricidade.

Fornecedoras podem ajudar a poupar energia?

Em situações excecionais, as empresas de energia podem ser uma ajuda útil. Com o estado de alarme que o Governo instituiu em Março de 2020 devido à propagação do Coronavírus, a Goldenergy foi a primeira empresa a implementar medidas de apoio ao cliente.

Goldenergy

E isto como? A Goldenergy criou um fundo de 300 mil euros - correspondentemente aos lucros do ano passado - através do qual vai oferecer um mês grátis de energia aos 6 mil clientes que comprovem grandes perdas de rendimentos.

Este apoio beneficia os cidadãos com menos possibilidades económicas que, devido ao estado de alerta em Portugal, têm de ficar fechados em casa e, dessa maneira, têm de consumir mais energia.

Para solicitar este apoio da Goldenergy deve ligar gratuitamente para o 800 500 292, número disponível a partir de 18 de março.

A onda de solidariedade no que diz respeito à isenção dos custos da eletricidade chegou à Madeira em meados de Março.

Eletricidade Madeira

O Governo Regional da Madeira decidiu que entre 16 e 31 de março os clientes da Eletricidade da Madeira não vão pagar pelas faturas de luz e água.

Esta medida abrange todos os madeirenses, independentemente da situação económica, e todos os clientes - domésticos e empresas.

Com o alargamento de medidas de prevenção pela situação excecional que se vive em Portugal pelo Coronavírus, prevê-se que mais empresas de energia se mostrem solidárias com os seus clientes.