Serviço RCS: como funciona e quais as diferenças entre a SMS e a MMS?
É oficial: todas as operadoras já disponibilizam o serviço RCS aos clientes. Todos os consumidores, independentemente da operadora com a qual têm tarifário de telemóvel, podem enviar não só texto, mas também outros conteúdos: imagens, sons, vídeos, localizações, entre tantos outros.
O grande objetivo do RCS é que as pessoas não tenham de usar aplicações adicionais (como o Whatsapp ou o Messenger) para enviar mais do que texto aos amigos e famíliares. A verdadeira diferença entre a RCS e a SMS é a multimédia que se pode enviar a qualquer utilizador.
O serviço de RCS está disponível em todas as operadoras?
É desde o dia 11 de maio que o RCS (Rich Communication Service) está disponível em todas as operadoras de telecomunicações em Portugal.
A MEO foi a última operadora a colocar o serviço de conversas RCS à disposição dos seus clientes, um dia depois da NOWO e da NOS o ter feito.
A Vodafone era a única operadora que já disponibilizava o sistema RCS aos seus consumidores há alguns meses, preparando-se para o futuro e satisfazendo as necessidades dos seus clientes móveis.
Os consumidores com tarifários móveis da Vodafone tinham de ter atenção aos conteúdos enviados por RCS: se fosse só texto, era-lhe descontado SMS do volume de comunicações. Se enviassem outro tipo de conteúdos era-lhes descontado do volume de dados móveis.
Neste momento, os clientes de qualquer operadora podem usar o RCS no seu telemóvel. Mas sabe como funciona este serviço e que diferenças tem em relação às SMS tradicionais?
Como funciona o serviço de conversas RCS?
O que é o RCS? RCS (ou Rich Communication Service) é uma evolução da SMS. É um novo serviço de mensagens para telemóvel que permite o envio de todo o tipo de conteúdos, sem ser necessário a utilização de apps adicionais: imagens, sons, localizações, vídeos, etc.
É conhecido também como serviço de conversas RCS por ser tão semelhante a um chat, como os que os consumidores de telecomunicações usam no Messenger ou no Whatsapp.
O RCS é um novo serviço de mensagens que funciona da mesma forma que as SMS, graças a um protocolo estabelecido entre os sistemas dos telemóveis (Android e iOS) e as operadoras de telecomunicações. O que destaca o serviço de RCS é o tipo de conteúdo que se pode enviar, sem ser necessário o recurso a outras apps.
- Vantagens do serviço RCS
- Envio de mensagens com mais de 160 caracteres
- Envio de mensagens com áudio e vídeo
- Pode também enviar arquivos, localizações e outros tipos de conteúdos
- Criação de grupos de conversa entre amigos
- Possibilidade de ver outras pessoas a escrever
- Os seus conteúdos são sempre enviados: se um outro telemóvel não tem RCS, a aplicação faz o envio por SMS/MMS convencionais
A iniciativa para o desenvolvimento do serviço de conversas RCS começou em 2007 por um grupo de promotores e só um ano depois, em 2008, é que a GSM Association se tornou a "casa" deste projeto.
Mas foi só em 2016 que a GSM Association lançou o Perfil Universal (ou Universal Profile): padrões que as operadoras móveis e fabricantes de telemóveis e de softwares tinham de seguir para a implementação do RCS nos smartphones.
Houve um acordo mútuo entre as operadoras, fabricantes de smartphones e softwares de todo o mundo para a implementação do Perfil Universal e, desta forma, acabou por existir uma interconexão nunca antes vista. Um passo extremamente importante para o RCS.
A plataforma Jibe Cloud da Google veio transformar a implementação do Perfil Universal, já que ia ajudar as operadoras a lançar o RCS de forma rápida e eficaz.
Em 2018, a equipa da Google responsável pelo Google Allo foi transferida para a implementação do RCS e o resultado está à vista de qualquer dispositivo Android, tal como lhe mostramos.
Pode também usufruir das mensagens por RCS com o iMessage se tiver um dispositivo da Apple. Antes de passarmos às diferenças entre SMS e o RCS, vamos mostrar-lhe como pode ver se tem o sistema RCS no seu telemóvel.
Como posso ver se tenho RCS no meu telemóvel?
A maioria dos telemóveis com sistema Android têm o Android Messages instalado previamente nos dispositivos e é através desta aplicação que pode mandar comunicar pelo sistema RCS.
Mas se tem um equipamento já antigo e que não vem com o Android Messages instalado, então deve descarregar a aplicação para conseguir comunicar por RCS.
Os clientes que têm um telemóvel fabricado diretamente pela Vodafone têm, por norma, a aplicação Message+ instalada previamente no telemóvel e é por este sistema que comunicação que fazem as suas comunicações.
Mas o caso muda de figura se tem um iPhone (um dispositivo iOS) e quer usar o serviço de conversas RCS: tem de usar o iMessage. Este é o que conhecemos com sistema de SMS ou MMS adaptado à atualidade tecnológica.
Os utilizadores iOS podem também ter o Message+ da Vodafone, mas são poucos os que o utilizam. O sistema iMessage está pré-instalado em todos os dispositivos e os consumidores começam a usar este sistema de RCS quase sem se aperceberem.
Android Messages
Este é o sistema de RCS que já está previamente instalado nos telemóveis com sistema Android.
Message +
O Message + é o sistema RCS que está instalado nos smartphones exclusivos da operadora.
iMessage
Os utilizadores de smartphones com sistema iOS devem usar o iMessage para usufruírem do sistema RCS.
SMS vs RCS: qual é a diferença?
Como referimos, é o conteúdo que faz toda a diferença se quiser comparar RCS e SMS. O sistema RCS é o futuro das SMS, uma vez que funciona como chat e possibilita o envio do mais variado tipo de conteúdos: imagens, localização, gravações de som, entre tantas outras.
Imagine que quer enviar uma fotografia (por MMS) a um amigo, mas o telemóvel do seu amigo não tem essa capacidade. O que acontece? Não há forma do seu amigo ver a fotografia que lhe enviou. Mas se ambos tiverem smartphone com RCS é possível ver a imagem enviada.
O sistema RCS deteta se o telemóvel destinatário tem o mesmo sistema e, com base nesta ação, indica-lhe o melhor método de envio: por RCS ou SMS.
O envio de mensagens por RCS pressupõe o gasto de dados móveis, enquanto que o envio de SMS pressupõe o gasto de mensagens do volume de minutos/SMS de um tarifário para telemóvel.
O RCS tem todos os protocolos de segurança (Transport Layer Security, semelhante ao HTTPS, e o Internet Protocol Security). Os telemóveis com RCS detetam links que podem ser nocivos para o equipamento e, por isso, geram alertas aos consumidores.
E o que acontece às MMS com este novo serviço? Estão a ser praticamente substituídas, uma vez que é possível enviar todo o tipo de ficheiros por RCS.
A MMS só continua a ser usada em alguns casos. Imagine que está a enviar uma imagem para o telemóvel de amigo que não tem o sistema RCS, aliás tem um equipamento muito antigo e básico (pouco próximo do smartphone). O que acontece nestes casos? O seu telemóvel envia a imagem em formato MMS, ao invés de ser por RCS.
O correcto envio da imagem por MMS (em substituição do envio por RCS) depende do telemóvel do seu amigo.
Não hesite em esclarecer as suas dúvidas com a nossa equipa se não conseguir enviar mensagem por RCS aos seus amigos.