Serviço RCS: como funciona e quais as diferenças entre a SMS e a MMS?

Mensagens por RCS está disponível em todas as operadoras
Sistema RCS disponível em todas as operadoras

É oficial: todas as operadoras já disponibilizam o serviço RCS aos clientes. Todos os consumidores, independentemente da operadora com a qual têm tarifário de telemóvel, podem enviar não só texto, mas também outros conteúdos: imagens, sons, vídeos, localizações, entre tantos outros.


O grande objetivo do RCS é que as pessoas não tenham de usar aplicações adicionais (como o Whatsapp ou o Messenger) para enviar mais do que texto aos amigos e famíliares. A verdadeira diferença entre a RCS e a SMS é a multimédia que se pode enviar a qualquer utilizador.

O serviço de RCS está disponível em todas as operadoras?

É desde o dia 11 de maio que o RCS (Rich Communication Service) está disponível em todas as operadoras de telecomunicações em Portugal.

A MEO foi a última operadora a colocar o serviço de conversas RCS à disposição dos seus clientes, um dia depois da NOWO e da NOS o ter feito.

A Vodafone era a única operadora que já disponibilizava o sistema RCS aos seus consumidores há alguns meses, preparando-se para o futuro e satisfazendo as necessidades dos seus clientes móveis.

Os consumidores com tarifários móveis da Vodafone tinham de ter atenção aos conteúdos enviados por RCS: se fosse só texto, era-lhe descontado SMS do volume de comunicações. Se enviassem outro tipo de conteúdos era-lhes descontado do volume de dados móveis.

Neste momento, os clientes de qualquer operadora podem usar o RCS no seu telemóvel. Mas sabe como funciona este serviço e que diferenças tem em relação às SMS tradicionais?

Como funciona o serviço de conversas RCS?

O que é o RCS? RCS (ou Rich Communication Service) é uma evolução da SMS. É um novo serviço de mensagens para telemóvel que permite o envio de todo o tipo de conteúdos, sem ser necessário a utilização de apps adicionais: imagens, sons, localizações, vídeos, etc.

É conhecido também como serviço de conversas RCS por ser tão semelhante a um chat, como os que os consumidores de telecomunicações usam no Messenger ou no Whatsapp.

O RCS é um novo serviço de mensagens que funciona da mesma forma que as SMS, graças a um protocolo estabelecido entre os sistemas dos telemóveis (Android e iOS) e as operadoras de telecomunicações. O que destaca o serviço de RCS é o tipo de conteúdo que se pode enviar, sem ser necessário o recurso a outras apps.

  • Vantagens do serviço RCS
  • Envio de mensagens com mais de 160 caracteres
  • Envio de mensagens com áudio e vídeo
  • Pode também enviar arquivos, localizações e outros tipos de conteúdos
  • Criação de grupos de conversa entre amigos
  • Possibilidade de ver outras pessoas a escrever
  • Os seus conteúdos são sempre enviados: se um outro telemóvel não tem RCS, a aplicação faz o envio por SMS/MMS convencionais

A iniciativa para o desenvolvimento do serviço de conversas RCS começou em 2007 por um grupo de promotores e só um ano depois, em 2008, é que a GSM Association se tornou a "casa" deste projeto.

Mas foi só em 2016 que a GSM Association lançou o Perfil Universal (ou Universal Profile): padrões que as operadoras móveis e fabricantes de telemóveis e de softwares tinham de seguir para a implementação do RCS nos smartphones.

Houve um acordo mútuo entre as operadoras, fabricantes de smartphones e softwares de todo o mundo para a implementação do Perfil Universal e, desta forma, acabou por existir uma interconexão nunca antes vista. Um passo extremamente importante para o RCS.

A plataforma Jibe Cloud da Google veio transformar a implementação do Perfil Universal, já que ia ajudar as operadoras a lançar o RCS de forma rápida e eficaz.

Em 2018, a equipa da Google responsável pelo Google Allo foi transferida para a implementação do RCS e o resultado está à vista de qualquer dispositivo Android, tal como lhe mostramos.

 

O serviço RCS é concorrente direto do iMessage, instalado em todos os dispositivos da Apple. Antes de passarmos às diferenças entre SMS e o RCS, vamos mostrar-lhe como pode ver se tem o sistema RCS no seu telemóvel.

Como posso ver se tenho RCS no meu telemóvel?

A maioria dos telemóveis com sistema Android têm o Android Messages instalado previamente nos dispositivos e é através desta aplicação que pode mandar comunicar pelo sistema RCS.

Mas se tem um equipamento já antigo e que não vem com o Android Messages instalado, então deve descarregar a aplicação para conseguir comunicar por RCS.

download android messages

Os clientes que têm um telemóvel fabricado diretamente pela Vodafone têm, por norma, a aplicação Message+ instalada previamente no telemóvel e é por este sistema que comunicação que fazem as suas comunicações.

Mas o caso muda de figura se tem um iPhone (um dispositivo iOS) e quer usar o serviço de conversas RCS: tem de usar o iMessage. Este é o que conhecemos com sistema de SMS ou MMS adaptado à atualidade tecnológica.

Os utilizadores iOS podem também ter o Message+ da Vodafone, mas são poucos os que o utilizam. O sistema iMessage está pré-instalado em todos os dispositivos e os consumidores começam a usar este sistema de RCS quase sem se aperceberem.

logo android message

Android Messages

Este é o sistema de RCS que já está previamente instalado nos telemóveis com sistema Android.

logo vodafone message +

Message +

O Message + é o sistema RCS que está instalado nos smartphones exclusivos da operadora.

logo imessage

iMessage

Os utilizadores de smartphones com sistema iOS devem usar o iMessage para usufruírem do sistema RCS.

SMS vs RCS: qual é a diferença?

Como referimos, é o conteúdo que faz toda a diferença se quiser comparar RCS e SMS. O sistema RCS é o futuro das SMS, uma vez que funciona como chat e possibilita o envio do mais variado tipo de conteúdos: imagens, localização, gravações de som, entre tantas outras.

Imagine que quer enviar uma fotografia (por MMS) a um amigo, mas o telemóvel do seu amigo não tem essa capacidade. O que acontece? Não há forma do seu amigo ver a fotografia que lhe enviou. Mas se ambos tiverem smartphone com RCS é possível ver a imagem enviada.

O sistema RCS deteta se o telemóvel destinatário tem o mesmo sistema e, com base nesta ação, indica-lhe o melhor método de envio: por RCS ou SMS.

O envio de mensagens por RCS pressupõe o gasto de dados móveis, enquanto que o envio de SMS pressupõe o gasto de mensagens do volume de minutos/SMS de um tarifário para telemóvel.

O RCS tem todos os protocolos de segurança (Transport Layer Security, semelhante ao HTTPS, e o Internet Protocol Security). Os telemóveis com RCS detetam links que podem ser nocivos para o equipamento e, por isso, geram alertas aos consumidores.

E o que acontece às MMS com este novo serviço? Estão a ser praticamente substituídas, uma vez que é possível enviar todo o tipo de ficheiros por RCS.

A MMS só continua a ser usada em alguns casos. Imagine que está a enviar uma imagem para o telemóvel de amigo que não tem o sistema RCS, aliás tem um equipamento muito antigo e básico (pouco próximo do smartphone). O que acontece nestes casos? O seu telemóvel envia a imagem em formato MMS, ao invés de ser por RCS.

O correcto envio da imagem por MMS (em substituição do envio por RCS) depende do telemóvel do seu amigo.

Não hesite em esclarecer as suas dúvidas com a nossa equipa se não conseguir enviar mensagem por RCS aos seus amigos.

chamada gratuita

Quer saber mais sobre as mensagens por RCS?

Podemos esclarecer todas as suas dúvidas gratuitamente.

chamada gratuita

Quer saber mais sobre as mensagens por RCS?

Podemos esclarecer todas as suas dúvidas gratuitamente.

Atualizado em