chamada gratuita

Quer saber qual o melhor tarifário de telecomunicações?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando o pacote de TV, Internet ou Telefone ideal para si.

chamada gratuita

Quer saber qual o melhor tarifário para si?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando o pacote de TV, Internet ou Telefone ideal para si.

Saiba como aceder à internet por Wifi dentro ou fora de casa

wifi

Saiba como pode aceder à internet por Wifi, quais os equipamentos que se podem conectar à rede Wi-fi e ainda algumas dicas para aumentar o sinal de Wifi dentro de casa. Para aceder quando está fora de casa, mostramos-lhe como funcionam os hotspots NOS Wifi e MEO Wifi.


Como aceder à internet por Wifi?

O que é o Wifi? Wifi (Wireless Fidelity) é uma tecnologia que permite que os equipamentos se liguem à internet sem recurso a cabos. Esta foi a grande novidade trazida pela tecnologia Wireless: como o próprio nome indica, esta tecnologia sem fios permite ligar todo o tipo de equipamentos à internet.

Quando falamos em acesso à internet por Wifi podemos desde logo distinguir 2 momentos diferentes: aqueles em que nos conectamos à nossa rede de casa e os momentos em que estamos fora de casa e nos conectamos a outras redes.

Wifi dentro de casa 🏠

Dentro de casa pode ligar todos os seus equipamentos à rede Wifi com segurança. A rede é privada e a única forma de terceiros terem acesso à sua rede é se partilhar o acesso. Pode ter vários home devices conectados ao router, mas saiba que deve ter o router instalado num local estratégico para difundir o sinal perfeitamente para toda a casa.

Wifi Fora de casa 🚇

As ligações Wifi fora de casa devem ser mais ponderadas, desde logo porque normalmente são efetuadas a redes públicas e de livre acesso. Se é cliente das operadoras NOS ou MEO, saiba que pode aceder gratuitamente à internet fora de casa nos hotspots NOS Wifi e MEO Wifi espalhados de Norte a Sul do país.

Dentro de casa pode ligar-se à sua própria rede Wifi. Quer tenha um pacote de internet fibra ou internet satélite, pode aceder comodamente à internet em toda a casa.

Ao escolher um pacote de internet é fundamental ter em consideração a velocidade de internet que necessita e ainda o número de equipamentos que vão estar ligados à rede ao mesmo tempo, via Wifi.

A nossa equipa reuniu alguns dos pacotes de internet com a melhor qualidade preço, para que tenha internet Wifi com boa qualidade, em toda a casa.

Internet

NOWO Internet

  • Internet: 120Mbps
  • Fidelização: 24 Meses
  • Poupança: Preço mínimo garantido
  • Instalação: Gratuita
  • Fatura Eletrónica: + Débito Direto

Internet

NOS Internet 100Mb - Fibra

  • Internet: 100Mbps
  • Fidelização: 24 Meses
  • Poupança: Preço mínimo garantido
  • Instalação: Gratuita

Pacotes para zonas com cobertura fibra (sujeito a validação de cobertura no local).

Estes são alguns dos melhores pacotes de internet fixa, para aceder via Wifi dentro de casa. Mas se quer saber mais sobre os pacotes das operadoras e comparar preços, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações.

Mas se precisa de aceder à internet por Wifi fora de casa, estes pacotes não são a solução.

Existem essencialmente 2 formas de aceder à internet por Wifi fora de casa: através de acesso a uma rede Wifi pública ou através de um serviço de internet móvel.

icone usb

Serviço de Internet Móvel

Se não quer estar dependente dos serviços de Wifi públicos, pode contratar um serviço de internet móvel e ter um router/hotspot para aceder à internet onde e quando quiser.

icone smartphone

Serviços de Wifi Públicos

Existem várias opções de redes Wifi públicas, incluindo as da NOS e da MEO. No entanto, para além de terem velocidades baixas e estarem disponíveis apenas em determinados locais, estas redes são também menos seguras.

Pondere qual a melhor solução para si e escolha o serviço de Wifi que mais lhe convém. Existe ainda uma terceira possibilidade de aceder à internet Wifi que é através da partilha de dados móveis.

Se tem um telemóvel com dados móveis pode aceder às definições e tornar o seu telemóvel num Ponto de Acesso Wifi para que outros aparelhos se possam conectar e aceder à sua rede móvel através de Wifi.

De seguida mostramos-lhe os equipamentos que se podem ligar à internet por Wifi, algumas dicas para melhorar o sinal Wifi dentro de casa e ainda como pode aceder aos hotspots de Wifi da NOS Wifi e MEO Wifi.

Quais os dispositivos que se podem ligar à rede wi-fi?

Num mundo cada vez mais conectado, são poucos os equipamentos que não estão ligados por Wi-fi. Para além de telemóveis, tablets e computadores, são cada vez mais os equipamentos que permitem uma ligação à internet.

Os novos dispositivos da Google, da Amazon e da Apple para a casa confirmam esta tendência: cada vez mais as nossas casas estão hiperconectadas e para isso é necessária a ligação dos dispositivos à rede Wi-fi.

Vejamos alguns exemplos de dispositivos para a casa "inteligentes", que podem ser controlados a partir do próprio telemóvel (sempre com recurso a uma ligação Wi-fi).

icone lâmpada

Lâmpadas Inteligentes

Com as lâmpadas inteligentes poderá ter controlo de cada uma das lâmpadas da sua casa, regular a intensidade da luz ou até mesmo definir um temporizador para ligar e desligar. Requer uma ligação à rede Wi-fi.

icone frigorifico

Eletrodomésticos Inteligentes

Os eletrodomésticos com ligação Wi-Fi são um universo por explorar. Há frigoríficos que permitem espreitar o conteúdo remotamente, via smartphone ou consultar receitas online.

icone pessoas

Assistentes pessoais

Aqui estão inseridos os aparelhos Google Home, Alexa da Amazon e HomeKit da Apple, entre outros. Funcionam como um assistente virtual e de entretenimento. Requerem uma ligação Wi-fi.

icone cadeado

Fechaduras inteligentes

Pode controlar as fechaduras da sua casa remotamente a partir do smartphone. Outras funcionlidades como controlo e entradas e saídas estão a ser adicionadas. Requer uma ligação Wi-fi.

Todos estes equipamentos estão ligados a uma rede Wi-fi, o que permite que se conecte remotamente a eles através do seu smartphone.

Quase todos os dispositivos do nosso quotidiano estão preparados para aceder a uma rede Wi-fi, e a tendência é crescente. Com os avanços na área do 5G em Portugal e um pouco por todo o mundo, a quantidade de equipamentos conectados será cada vez maior.

  • Equipamentos capazes de aceder à internet por Wi-fi:
  • Smartphones;
  • Tablets;
  • Computadores;
  • Smart TVs
  • TV Box (Android ou Apple TV);
  • Impressoras;
  • Câmaras Fotográficas/Filmar;
  • Dispositivos Google Home;
  • Dispositivos HomeKit da Apple
  • Alexa da Amazon;
  • Entre Outros.
simbolo wifi
Como saber se um equipamento tem a possibilidade de se ligar à internet por Wi-fi?

Em princípio, todos os smartphones, tablets e computadores têm ligação por Wi-fi. Mas existem outros equipamentos que também podem ter essa opção, como câmaras fotográficas, Smart TVs, TV Box Android, entre outros. Para saber se um equipamento tem esta funcionalidade procure pelo símbolo Wifi no equipamento, nas instruções ou na caixa.

Para que consiga ter todos estes equipamentos ligados à rede Wi-fi necessita de garantir que o sinal da rede chega a toda a casa com um bom desempenho.

No tópico seguinte mostramos-lhe algumas dicas para aumentar o sinal Wifi em sua casa. Não de esqueça que deve ter também um pacote de internet com boa velocidade para conseguir ter todos os aparelhos ligados em simultâneo.

Clique no botão em baixo para ver os melhores pacotes de internet das operadoras para ter Wi fi em toda a casa, ou entre em contacto com um membro da nossa equipa para o ajudar a comparar serviços e a escolher o melhor pacote de internet.

Dicas para aumentar o sinal Wifi e melhorar a ligação

Ainda que não esteja dependente de cabos, a ligação à internet por Wifi deve respeitar algumas sugestões para o seu correto funcionamento.

Por vezes o sinal da rede Wifi não chega a toda a casa ou sofre falhas e interferências. Para evitar estes problemas e aumentar o sinal Wifi deixamos-lhe algumas dicas que podem ajudar a ter uma melhor internet em toda a casa.

icone wifi

Reposicionar o Router

Para aumentar o sinal Wifi o router deverá estar instalado num compartimento central da casa, por exemplo na sala ou no hall. O router não deve estar escondido nem estar dentro ou atrás de móveis e deve estar a pelo menos 1m de altura (a contar do chão).

icone casa

Evitar Obstáculos

Para melhorar o sinal Wifi deve existir o mínimo de obstáculos entre o Router e o equipamento que está a aceder à internet (PC, smartphone, tablet, Smart TV, etc). Quanto menos obstáculos interferirem entre o Router e o equipamento, melhor será o sinal de wifi e o desempenho da rede. Nesta equação também conta a espessura das paredes da própria habitação. O router também não deve ser instalado junto a espelhos, azulejos ou aquários.

icone microondas

Evitar Interferências

A rede Wi-fi utiliza a frequência 2.4GHz mas existem outros equipamentos domésticos que utilizam frequências semelhantes e que podem gerar interferências e ter impacto na qualidade de sinal Wifi. Falamos por exemplo de micro-ondas, altifalantes sem fios (Walkie Talkies), câmaras sem fios, dispositivos de vigilância de bebés, entre outros.

icone ferramentas

Configurar o canal Wifi do Router

O Router emite o sinal Wifi num canal específico mas com a propagação das redes Wifi pode acontecer que os routers das casas mais próximas estejam a emitir sinal de rede Wi-fi no mesmo canal. Para aumentar o sinal Wifi e melhorar a ligaçao deve fazer uma pesquisa automática de canal no Router. A forma mais fácil de fazer esta configuração é desligar e voltar a ligar o Router para forçar a pesquisa automática de canal.

Para configurar o canal Wifi pode utilizar um cabo de rede para ligar ao router ➡ aceder ao endereço http://zonhub.home ➡ inserir o username Home e a palavra-passe ZONNET ➡ escolher a opção "Qualidade da Rede Wireless" ➡ "Pesquisar o melhor canal".

Estas são algumas medidas para melhorar o sinal Wifi e que, em princípio, não requerem intervenção técnica.

Mas nos casos em que estas medidas não são suficientes, pode ser necessário instalar um repetidor Wifi para aumentar o sinal Wifi e melhorar a ligação à internet em toda a casa.

Um repetidor Wifi, também chamado de extensor Wifi é um equipamento que permite ampliar a cobertura do sinal a toda a casa, melhorando o desempenho global da rede em todas as divisões da casa.

Para saber mais sobre o que é e como funciona um repetidor Wifi leia o nosso artigo com os vários modelos de repetidores e onde pode comprar este tipo de equipamentos para aumentar o sinal de rede Wifi.

Leia o nosso artigo sobre repetidores Wifi.

Mas se precisa de aceder à internet por Wifi fora de casa, pode aceder aos hotspots de internet grátis da NOS e da MEO. Estes serviços de internet por wifi são grátis e estão disponíveis para clientes da NOS e da MEO, respetivamente.

Conheça nos tópicos seguintes estes serviços de Wifi e saiba como aceder.

NOS Wifi grátis

O que é o NOS Wifi? O NOS Wifi é o serviço de internet gratuito da NOS, para que os seus clientes tenham acesso à internet fora de casa, em locais públicos.

Mesmo quando saímos de casa queremos estar ligados à internet, para mandar aquela mensagem no Whatsapp ou para postar aquela fotografia no Instagram. Mas o que acontece quando fica sem dados móveis para navegar?

Com o NOS Wifi tem acesso a hotspots grátis para se ligar à internet por Wifi. Existem milhares de hotspots NOS Wifi em todo o país, sobretudo em espaços públicos como centros comerciais, parques, jardins, cinemas, etc.

Esta rede gratuita da NOS, também conhecida como NOS Wifi Fon está disponível para os clientes da operadora NOS. Basta aceder com as credenciais de acesso da sua Área de Cliente NOS. Se ainda não fez o registo na Àrea de Cliente, saiba como o pode fazer.

Depois de fazer o registo e de obter as credenciais de acesso, basta procurar a rede com o nome "NOS_Wi-Fi_Hotspots" para conseguir aceder ao NOS Wifi e começar a navegar gratuitamente.

Pode ligar-se à rede NOS Wifi grátis e sem limite de tempo ou de tráfego. Esta é uma excelente forma de continuar a aceder à internet fora de casa, mesmo que já não tenha dados móveis.

Conheça algumas das características do serviço NOS Wifi:

  • Nome da Rede: NOS_Wi-Fi_Hotspots
  • Velocidade de navegação: 3Mbps
  • Número de acessos em simultâneo: 4
  • Clientes elegíveis: todos os clientes com pacotes NOS que incluam serviços de TV e Internet Fixa
  • Clientes não elegíveis: clientes com pacotes NOS TV com 4 canais

Posso aceder ao NOS Wifi no estrangeiro? O serviço NOS Wifi esteve disponível para aceder no estrangeiro até março de 2020. Desde essa data, já não é possível aceder ao NOS Wifi no estrangeiro.

Para saber mais sobre o serviço NOS Wifi ou sobre os pacotes de telecomunicações da operadora NOS, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo a comparar serviços e a escolher o melhor pacote.

MEO Wifi grátis

A operadora MEO tem um serviço público de internet ao qual os clientes MEO podem aceder fora de casa, sem pagar mais por isso. Os chamados hotspots MEO Wifi estão localizados em zonas públicas como centros comerciais, hotéis, cafés, esplanadas, estádios de futebol, entre muitos outros.

Estes hotspots MEO Wifi são grátis para os clientes MEO. Mostramos-lhe de seguida como fazer para aceder aos hotspots da MEO fora de casa e navegar na internet.

  • Criar um MEO ID: o MEO ID é o acesso que utiliza para aceder à sua área de cliente MEO. Se já tem um acesso, deve utilizar as suas credenciais para aceder ao MEO Wifi. Se ainda não tem um MEO ID deverá criar um no site My MEO.
  • Procurar um Hotspot Wifi MEO: ligue o Wifi do seu telemóvel/tablet/computador e procure pela rede MEO Wifi ou MEO Wifi Premium.
  • Ligar a um Hotspot MEO WiFi: depois de selecionada a rede MEO Wifi, deverá introduzir as suas credenciais de acesso (MEO ID) para começar a navegar na internet gratuitamente.
icone localizacao

Mapa Hotspots MEO Wifi

Existem mais de 800 mil Hotspots públicos MEO Wifi em Portugal. Clique para conhecer o mapa de hotspots MEO Wifi de Norte a Sul do país.

Ao aceder a uma rede pública como um hotspot MEO Wifi ou outras redes públicas, deve ter em consideração algumas questões de segurança na internet pra ajudar a prevenir ciberataques, fraudes ou burlas de dados na internet.

Consulte o nosso artigo sobre como navegar em segurança na internet para saber como pode tirar o máximo partido dos hotsposts de Wifi MEO, sem abdicar da segurança online.

Em caso de dúvida sobre os hotspots MEO Wifi ou sobre a operadora MEO, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente a esclarecer as duas dúvidas.

Atualizado em