Ecochoice Energia: preços, contactos e energias renováveis em Portugal

Fique a saber tudo sobre a Ecochoice, a fornecedora de energia portuguesa que aposta na eletricidade e nas energias renováveis. Conheça o conceito de construção sustentável em Portugal e as tarifas de eletricidade para os seus negócios. Aqui também pode consultar as alterações que pode fazer ao seu contrato com a Ecochoice, bem como os contactos a utilizar caso tenha algum problema com a fornecedora de energia.


Ecochoice Portugal: Eletricidade e Energias Renováveis

A Ecochoice é uma comercializadora de energia formada em 2007 em Portugal. É uma das fornecedoras da energia do país e, além de eletricidade, inclui nos seus serviços a produção de energias renováveis e o apoio à construção sustentável em Portugal.

Segundo os dados apresentados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a Ecochoice não trabalha com clientes domésticos e foca-se apenas no fornecimento de energia a empresas. O tratamento personalizado dos seus clientes, seja através da área de cliente MyEcochoice, ou das auditorias energéticas, é uma das estratégias da Ecochoice. Através da maior proximidade com o cliente, a fornecedora de energia consegue apresentar soluções energéticas que reduzem os valores das faturas mensais.

A Ecochoice procura ser vista como uma parceira energética para os seus clientes e é para isso que trabalham, apresentando preços competitivos e serviços focados nas energias renováveis.

Chamada Selectra

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Tarifas Ecochoice Energia: Eletricidade para Empresas

Esta fornecedora de energia dedica-se à comercialização de eletricidade para empresas, sejam grandes consumidores, industriais ou pequenos negócios. A potência contratada da Ecochoice pode ir de 1.15 kVA até aos 41.4 kVA. Pode escolher entre o ciclo horário simples, bi-horário ou tri-horário e com esta última opção garante potências contratadas mais altas, entre os 27.6 kVA e os 41.4 kVA.

Caso queira contratar a Ecochoice para fornecer energia à sua empresa ou negócio, são três as tarifas de energia da Ecochoice que pode escolher:

  1. BTN
  2. BTN + ECO
  3. BTN + Negócios

Para comunicar leituras à Ecochoice deve aceder diretamente à sua área de cliente online, onde deve indicar os números que lhe são apresentados no seu contador de energia Ecochoice. Esta ação é importante para receber as faturas com os seus consumos de energia reais e não os que resultam de estimativas da companhia. Assim, garante que paga apenas a energia que consome e evita acertos no futuro.

Tarifa Ecochoice BTN

Para aderir a esta tarifa de energia Ecochoice deve selecionar a opção de pagamento por débito direto e aceitar as faturas eletrónicas. As três opções horárias - simples, bi-horárias e tri-horário - estão disponíveis entre as potências de 1.15 kVA e 41.4 kVA.

Tarifário BTN
Potência Contratada
Potencia 6.9
Preço Potência Anual Preço kWh
108.879500 € 108.88 €
Potencia 10.35
Preço Potência Anual Preço kWh
163.337500 € 163.34 €

Tarifa Ecochoice BTN + Negócios

Muito semelhante à tarifa BTN + ECO, a BTN + Negócios distingue-se por apresentar a possibilidade de contratar potências de energia de 27.6 kVA a 41.4 kVA num ciclo tri-horário. O sistema de pagamento por débito direto, bem como o facto das faturas serem eletrónicas mantém-se, tal como a condição apresentada na tarifa anterior: o consumo anual deve ser superiro a 50 MWh.

Energias Renováveis Ecochoice

Uma das principais ofertas da fornecedora de energia é a grande aposta que faz nas Energias Renováveis Ecochoice. Mas quais são os seus trabalhos específicos nesta área? Conheça os principais serviços na área das Energias Renováveis na lista abaixo:

  • Implementação de sistemas de produção de energia renovável;
  • Desenvolvimento de parques de produção de energia renovável;
  • Apoio à contratação, fiscalização e negociação de fontes de energias renováveis;
  • Fiscalização e acompanhamento da engenharia, aquisição e construção de tecnologias;

Tanto os sistemas, como os parques de produção de energia renovável Ecochoice podem ser concebidos para produção e consumo próprio, como para pequeno consumo ou venda a terceiros.

Um dos exemplos de produção de energia renovável é o caso dos painéis solares fotovoltáicos, que convertem a radiação solar em eletricidade. Ao contratar e implementar esta fonte de energia, além de conseguir ficar menos dependente da energia elétrica e das alterações do preço do kWh Ecochoice, o cliente passa a contribuir também para um ambiente mais verde e sustentável.

Caso já tenha este sistema implementado no seu imóvel, a Ecochoice também disponibiliza recursos para perceber qual o impacto desta fonte de energia, realizando estudos e analisando o terreno para lhe apresentar as vantagens das quais já está a usufruir e quais os aspetos que pode melhorar para rentabilizar o seu sistema de painéis solares Ecochoice. Deve apresentar à Ecochoice os seguintes documentos para que lhe façam o estudo sobre o aproveitamento dos painéis solares no seu terreno:

  • Planta da cobertura da instalação;
  • Curva de carga (obtida pela combinação da média e do desvio padrão da energia utilizada) do último ano;
  • Morada do imóvel;
  • Fatura anterior;

As novas tecnologias têm também um papel fundamental para este diagnóstico. Para um estudo mais rigoroso, a Ecochoice recorre a programas de computador que simulam o potencial dos painéis voltáicos, comparando assim esses resultados obtidos a partir dos dados fornecidos pelo cliente.

Construção Sustentável Portugal: Soluções Ecochoice

O "Eco" presente no nome desta fornecedora de energia não é em vão e, além da grande aposta nas energias renováveis, a Ecochoice procura contribuir positivamente para o planeta prestando também serviços de construção sustentável em Portugal.

A engenharia e a consultadoria relacionadas com a sustentabilidade dos materiais que são utilizados na construção dos imóveis são alguns dos serviços da Ecochoice neste âmbito. Assim, com a Ecochoice pode obter aconselhamento tanto em relação aos materiais a utilizar, como em relação aos edifícios onde vive ou trabalha:

  • Aconselhamento da Ecochoice de Materiais a utilizar
  • Avaliação do ciclo de vida de cada material;
  • Cálculo da pegada de carbono;
  • Desenvolvimento de estratégias de eco-design dos materiais.
  • Serviços da Ecochoice relacionados com as Infraestruturas
  • Assessoria e avaliação de projetos de construção;
  • Simulação de termodinâmicas para analisar as melhores soluções de eficiência energética;
  • Análise das melhores soluções de iluminação natural e qualidade do ambiente no interior dos imóveis;
  • Análise da viabilidade técnica e económica de soluções sustentáveis;
  • Auditorias à sustentabilidade em edifícios;

Opiniões Ecochoice: Vantagens e Desvantagens

Antes de decidir se quer ou não quer contratar a Ecochoice, deve ter em conta as vantagens e as desvantagens dos serviços apresentados pela comercializadora. Além de comparar as tarifas com as de outras fornecedoras de energia, os comentários e opiniões dos clientes da Ecochoice podem ajudá-lo a decidir se deve contratar luz ou investir em energias renováveis.

Conheça aqui quais as vantagens e desvantagens de ser cliente da Ecochoice e, caso já tenha contratado algum serviço à fornecedora, partilhe também a sua opinião e ajude outros potenciais clientes a decidir qual a melhor solução energética para o seu negócio.

Contrato Ecochoice: Nova Ligação

Se, depois de comparar preços de eletricidade de várias companhias, considera que a Ecochoice é a melhor opção para a sua empresa, pode começar a pensar em realizar uma nova ligação de luz com a Ecochoice. Para isso, deve ter consigo o seu Código do Ponto de Entrega (CPE). Caso não o tenha, deve solicitá-lo à EDP Distribuição, a única distribuidora de luz em Portugal. Só depois de ter esse código é que pode avançar com a sua instalação elétrica Ecochoice.

Depois de escolher qual das três tarifas de eletricidade lhe traz mais vantagens, deve entrar em contacto com a fornecedora de energia e, além do CPE, indicar os seguintes dados para realizar uma nova ligação de luz Ecochoice:

  • Número do Cartão de Cidadão;
  • Contrato de arrendamento ou escritura do imóvel;
  • Morada do imóvel;
  • Potência que pretende contratar;

Alterar titular e potência contratada da Ecochoice

A qualquer momento, mesmo depois de já ser cliente da Ecochoice, pode alterar o seu contrato com a fornecedora de energia. Uma dessas mudanças pode ser, por exemplo, alterar o titular do contrato Ecochoice. Essa situação está, normalmente, associada a casos em que o espaço alugado tem novos inquilinos ou em que o titular falece ou deixa de ser capaz de gerir o imóvel.

Deve apresentar os seguintes documentos para alterar o titular do contrato Ecochoice, respetivos à pessoa que vai passar a ser responsável pelo contrato:

  • Número do Cartão de Cidadão;
  • Nome;
  • Contacto telefónico;
  • Contrato de arrendamento, escritura ou outro documento que legitime a contratação;
  • Fatura de eletricidade anterior;

Existindo a necessidade de mudar a potência contratada com a Ecochoice, seja para mais ou para menos, pode fazê-lo a qualquer momento. Apesar disso, deve procurar contratar a potência elétrica mais adequada ao seu consumo desde o início do seu contrato de eletricidade. Tenha em conta que se a potência contratada for demasiado baixa para o seu consumo, o disjuntor do quadro da eletricidade vai disparar e, consequentemente, a luz irá abaixo várias vezes, impedindo que eletrodomésticos com grande consumo (como o forno ou o ar condicionado) sejam utilizados ao mesmo tempo.

A potência elétrica é a que vai limitar o consumo de eletricidade dos clientes da Iberdrola: se tiver contratada uma potência que não considera que é adequada a si, deve procurar saber como aumentar a potência (em casos em que utiliza alguns aparelhos elétricos em simultâneo, o mais certo é que o disjuntor do quadro de eletricidade "dispare" e a luz vá abaixo); ou como diminuir a potência (pode ser necessário para conseguir ter a quantidade de aparelhos elétricos necessária ligada em simultâneo, mas isso poderá representar um gasto superior na fatura de energia).

Entre em contacto connosco para encontrar a potência ideal para a sua empresa, dependendo do tipo de negócio e dos equipamentos que utiliza.

Reduzir faturas Ecochoice

As suas faturas da Ecochoice são mais altas do que esperava? Não se preocupe, há várias medidas que pode tomar para reduzir o preço que paga pela luz da Ecochoice em gestos simples mas que podem fazer a diferença:

  • Desligue equipamentos sempre que não os utiliza (televisão, por exemplo);
  • Adote ciclos horários que se adequem ao tempo que passa no imóvel (se se encontra no imóvel apenas durante a parte do dia, provavelmente não lhe vai compensar um ciclo bi-horário, em que a luz fica mais barata durante a noite;
  • Certifique-se que a potência contratada é realmente a mais adequada (se experimentar ligar todos os eletrodomésticos ao mesmo tempo e mesmo assim a luz não for abaixo pode estar com uma potência desnecessariamente alta).

Ecochoice Contactos

Para entrar em contacto com a Ecochoice deve ligar para os seguintes números de telefone, dependendo das suas necessidades:

Contactos de Telefone Ecochoice
Serviço Ecochoice Número de telefone Ecochoice Horário
Comunicação de leituras do contador 800 507 507* 24h
Avarias ou problemas técnicos Ecochoice 800 506 506* 24h
Apoio Comercial 213 879 412
213 879 413
9h30 - 18h30

*Chamadas gratuitas

Caso prefira, também pode enviar e-mail para a Ecochoice através dos seguintes endereços eletrónicos:

  • apoiocomercial@ecochoice.pt
  • energia@ecochoice.pt
  • geral@ecochoice.pt

Há duas moradas da Ecochoice em Portugal, uma em Lisboa e outra em Figueiró dos Vinhos, onde se localiza a sede social da fornecedora de energia:

  • R. da Cintura do Porto Prédio B - Bloco 3 - 5B 1950-323 Lisboa
  • R. Dr. Manuel Simões Barreiros 52 2 3260-424 Figueiró dos Vinhos

A fornecedora de energia conta ainda com uma área de clientes online Echocoice - My Ecochoice.

Perguntas Frequentes sobre a Ecochoice

☎️ Qual o contacto da Ecochoice?

O contacto de apoio ao cliente da Ecochoice é o 213 879 412 e está disponível das 9h30 às 18h30. Pode também enviar email ou carta para a fornecedora, depende de como preferir contactar com a Ecochoice.

💻 A Ecochoice tem área de cliente?

Sim, a Ecochoice tem área de cliente - a My Ecochoice.

✔️ A Ecochoice é mais do que uma comercializadora de energia?

Sim, a Ecochoice também dispõe de serviços de assessoria e avaliação de projetos de construção, soluções de eficiência energética e auditorias à sustentabilidade em edifícios.

Pague menos pela sua fatura de energia ⚡