Falha de luz, avarias em casa e problemas de iluminação na via pública

Avarias da Luz

Conheça as avarias de luz mais apontadas pelos consumidores e saiba que contactos utilizar para resolver problemas em casa ou nos postes de luz na via pública. Apresentamos alguns exemplos de como contactar a sua fornecedora de energia para resolver avarias de eletricidade.


Números de Apoio ao Cliente Empresas de Eletricidade
Fornecedora de Luz Número de Apoio ao Cliente
Avarias Rede Elétrica (EDP Distribuição) 800 506 506
EDP 808 502 050
Endesa 800 101 033
Goldenergy 808 205 005
Iberdrola 808 502 050
Galp 707 504 257
Apoio Comercial (Selectra) 210 203 071

Avarias de Luz: Como detetar?

Comparou tarifas de várias fornecedoras, consultou opiniões de clientes e pediu a ajuda de profissionais. Isto tudo para contratar eletricidade e conseguir poupar nas faturas de luz que lhe chegam a casa. Ainda assim, podem surgir avarias de luz inesperadas. Para evitar incómodos maiores, além de conhecer as informações sobre o mercado energético atual, também deve saber como resolver os problemas de eletricidade mais comuns.

Enquanto as avarias gerais da via pública estão normalmente associadas a tempestades ou outros fenómenos naturais, as avarias na sua casa podem ser mais difíceis de diagnosticar.

Avarias Luz

Seja qual for a causa do problema elétrico, poderá contactar a EDP e reportar a avaria. Em Portugal, a distribuidora de eletricidade que detém o monopólio do mercado de distribuição da luz é a EDP Distribuição, o que significa que esta é responsável por levar a eletricidade a todos os imóveis.

Avarias Luz: Quanto tempo para solucionar o problema?

O tempo de resolução de uma avaria elétrica é diferente, dependendo do tipo de problema detetado e do respetivo diagnóstico. Entre as avarias fáceis de resolver está, por exemplo, o contador danificado. Nestes casos, basta que a distribuidora proceda à sua substituição do contador de luz. Já caso esteja danificada a rede de distribuição elétrica, pode demorar mais tempo a ver o seu problema resolvido.

Quanto tempo para resolver avarias de luz

Também o agendamento da assistência técnica da EDP Distribuição poderá ser mais ou menos demorado. Isso depende do volume de clientes que, nessa data, se encontra com problemas e necessita também de assistência.

Avarias Luz: Quanto custa resolver?

Após contactar a linha de apoio gratuita da EDP Distribuição e agendar uma visita, vai receber um técnico em sua casa. Dependendo do tipo de problema, o técnico pode resolver imediatamente a avaria elétrica ou diagnosticá-la. No segundo caso, receberá posteriormente um orçamento para resolver a avaria de luz.

Quanto custa resolver avarias luz

As avarias tanto podem ser da responsabilidade do cliente, em situações de mau uso dos aparelhos, como da distribuidora. Dependendo da situação, podem ocorrer os seguintes cenários que influenciam o pagamento das avarias elétricas:

  • Se a responsabilidade é do cliente, são cobrados os custos das peças a substituir, da mão de obra e da deslocação do técnico ao local;
  • Se o problema é da responsabilidade da EDP Distribuição, não lhe vai ser cobrado nenhum valor pelo arranjo.

Se a avaria elétrica está relacionada com um consumo irregular de um dos eletrodomésticos que tem em casa, deve contratar um eletricista certificado que resolva o problema. Neste caso, os custos são suportados pelo cliente uma vez que a distribuidora não tem qualquer responsabilidade.

Falta de Luz: Como resolver?

Apesar de não ser muito comum, pode ficar sem luz em casa em algumas situações. São vários os problemas que provocam falhas de luz:

  • Anomalia da rede de fornecimento da EDP Distribuição causada, por exemplo, por tempestades;
  • Falha no pagamento das faturas;
  • Avaria do contador de luz do seu imóvel;
  • Avaria de um dos seus eletrodomésticos;
  • Utilização simultânea de vários eletrodomésticos que superam a potência de luz que tem contratada.

Se estiver em alguma destas situações, saiba que há solução. Conheça aqui algumas formas de resolver problemas de falta de luz:

  1. Confira se os seus vizinhos têm luz. Se não, a falha é geral e deve aguardar que a distribuidora de luz resolva o problema. Se sim, dirija-se ao seu quadro de eletricidade e aí verifique se o disjuntor geral ou algum dos disjuntores secundários estão desligados (para baixo). Se estiverem desligados, volte a ligá-los, empurrando para cima. Depois disso existem três hipóteses:
    • Continua sem energia em casa - deve ler o ponto 2 desta lista;
    • Os disjuntores voltam a disparar num curto espaço de tempo - deve ler o ponto 3 desta lista;
    • Tem luz e os disjuntores não voltam a disparar - problema de luz resolvido!
  2. Se todos os disjuntores estão ligados, mas não há energia, deve contactar a EDP Distribuição e comunicar a situação;
  3. Caso o disjuntor volte a disparar num curto período de tempo, pode estar diante de uma sobrecarga de energia. Ou seja, a potência contratada não lhe permite ter tantos eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo ou um deles está avariado. Experimente desligar algum deles e voltar a ligar os disjuntores, começando pelo disjuntor geral e ligando os restantes, um a um.
  4. Se nenhuma destas táticas resulta e os disjuntores voltam a disparar, significa que o problema está no circuito elétrico, que está sobrecarregado. Nessa situação deve desligar todos os aparelhos que correspondem ao disjuntor que disparou. Depois disso, deve contactar a sua distribuidora de eletricidade para resolver os problemas no circuito elétrico.

Em caso de falta de energia, desligue todos os eletrodomésticos que tem ligados em casa. Não só no botão/comando, como também na própria tomada. Desta forma evita avarias provocadas pelo fornecimento de energia retomado inesperadamente.

Contactos Avarias EDP Distribuição e Linhas de Apoio ao Cliente

Se depois de tentar as técnicas mencionadas acima não conseguiu resolver o problema de luz, espere por um técnico da EDP Distribuição. Não tente resolver o problema sozinho. Sem a ajuda e conhecimentos necessários, os equipamentos elétricos podem ser perigosos de manusear.

Ao ligar para número da EDP Distribuição deve indicar qual é o seu Código de Ponto de Entrega (CPE). Este código, presente na sua fatura de luz, deve ser transmitido ao operador que recebe a sua chamada, bem como o nome do titular do contrato. Depois de indicar estes dados que lhe são solicitados, vai ser agendada uma visita da EDP Distribuição por parte do um técnico da distribuidora para resolver a sua avaria elétrica.

  • 800 506 506
  • Telefone de comunicação de avarias de luz
  • Chamada gratuita EDP Distribuição
  • Linha disponível 24h

Se não conseguiu entrar em contacto com a sua distribuidora de eletricidade, quer saber qual a opinião da sua fornecedora ou se existe forma de esta o ajudar através dos seus serviços adicionais de energia, conheça aqui os contactos de apoio ao cliente das principais empresas de luz.

Avarias de Luz na Via Pública

Se vive numa rua que tem uma avaria na iluminação pública ou passa por um local que considera que não está devidamente iluminado, saiba que também é com a EDP Distribuição que deve resolver esse problema. Eis as principais avarias de luz pública apontadas:

  • Lâmpadas fundidas nos postes da rua;
  • Luz intermitente num candeeiro;
  • Rua sem iluminação;
  • Cabo subterrâneo à vista;
  • Poste de eletricidade caído no chão.

Ao visitar o site da EDP Distribuição, pode identificar no mapa de Portugal o local onde detetou uma anomalia no sistema de luz pública. Nessa plataforma, e para facilitar os trabalhos da distribuidora, deve responder às seguintes questões para comunicar problemas de eletricidade na via pública:

  • Tipo de anomalia: lâmpada apagada ou rua total ou parcialmente apagada?
  • Poste de iluminação em causa tem um autocolante fixado, a informar, que esse foco foi desligado pela Câmara Municipal? Sim ou Não?

Caso encontre um autocolante no poste de luz desligado, deve saber que o mesmo foi desligado propositadamente pela Câmara Municipal para efeitos de eficiência energética. Deve estar atento a estes problemas porque, dessa forma, não só está a contribuir para o seu conforto, como também para a eficiência e segurança da via pública.

Atualizado em