Contacto para avarias de luz e como reportar uma falha de energia

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O contacto para avarias de luz é o 800 506 506 (E-Redes). A chamada é gratuita e o número está disponível 24h por dia.

Como saber se existe alguma falha de energia hoje?

Existem vários motivos que podem levar à interrupção do fornecimento de energia elétrica. Se está a sofrer uma falha de energia hoje, consulte os motivos mais frequentes para o corte de luz. 👇︎

Motivos para o corte de luz:

  • Corte programado de luz (manutenção de infraestruturas, entre outros)
  • Falhas e motivos de força maior, segurança ou serviço (cortes de luz não programados)
  • Não pagamento das faturas de luz
  • Impossibilidade de acesso às leituras do contador
  • Utilização simultânea de vários eletrodomésticos que superam a potência contratada

Aceda ao site da distribuidora para consultar as interrupções de luz agendadas

Estes são alguns dos motivos de uma falha de luz mais frequentes, mas existem outros.

Motivos de segurança, cedência de energia elétrica a terceiros ou procedimentos fraudulentos (como o roubo de cabos de cobre) são outras das causas de falhas de energia.

A E-Redes é responsável por manter a qualidade das instalações e rede de energia elétrica em Portugal. Por este motivo, cabe à E-Redes realizar os trabalhos de manutenção necessários.

Existem dois tipos de cortes de energia: previstos ou acidentais (que não é possível prever/programar).

🗲 Interrupções previstas

Cortes de luz programados e com aviso prévio. Os clientes são informados com a antecedência mínima estabelecida no RRC *

⚠ Interrupções acidentais

Cortes de luz imprevistos, que não podem ser programados numa data anterior à sua ocorrência

* Regulamento de Relações Comerciais

As interrupções de luz devem causar o menor impacto possível junto dos utilizadores, mas nem todas as falhas de luz podem ser programadas.

Chuvas fortes, tempestades, incêndios ou outras causas de origem inesperadas podem causar falhas de energia e interromper o fornecimento de luz.

Enquanto as avarias gerais de luz da via pública estão normalmente associadas a tempestades ou outros fenómenos naturais, as avarias na sua casa podem ser mais difíceis de diagnosticar (saiba também como reportar uma avaria na iluminação pública).

Desligue todos os eletrodomésticos!

Em caso de falha de energia, desligue todos os eletrodomésticos da tomada elétrica. Desta forma, poderá evitar avarias provocadas pelo fornecimento de energia retomado inesperadamente e prejuízos por falhas no fornecimento de eletricidade.

Se a avaria elétrica está relacionada com um consumo irregular de um dos eletrodomésticos que tem em casa, deve contratar um eletricista certificado que resolva o problema. Neste caso, os custos são suportados pelo cliente, uma vez que a distribuidora não tem qualquer responsabilidade.

E quanto tempo dura um corte de energia? Relativamente à duração, os cortes de energia podem ser:

Interrupção momentânea

Corte de luz com uma duração inferior a 1 segundo

Interrupção breve

Corte de luz de duração entre 1 e 3 minutos

Interrupção longa

Corte de luz com uma duração superior a 3 minutos

Existe o direito a uma indemnização em caso de falhas de energia elétrica que ultrapassem um determinado número e duração, dependendo da zona.

Se o número de cortes e falhas de eletricidade ou a duração for superior aos padrões de qualidade definidos para determinada zona, a distribuidora poderá ter de compensar os consumidores afetados.

Entre em contacto diretamente com a E-Redes para saber mais sobre a compensação em caso de falta de luz.

Se não consegue identificar a causa do corte de energia, saiba como comunicar uma avaria de luz por telefone ou online. 👇︎

Como reportar avarias de luz?

Independentemente da comercializadora de luz que tem contratada, as avarias de luz devem ser reportadas à distribuidora de energia elétrica, neste caso a E-Redes. O contacto para avarias de luz é o 800 506 506.

Mas antes de reportar uma avaria de luz, comece por fazer alguns pequenos despistes.

Estou sem luz. O que fazer?

  1. Verifique se existe luz na rua e nas casas vizinhas
  2. Confirme que todos os disjuntores estão ligados no quadro elétrico
  3. Verifique se algum dos equipamentos está a fazer disparar o quadro elétrico
  4. Procure saber se tem algum pagamento da luz em atraso (a falta de pagamento pode levar ao corte da luz)
  5. Se não conseguir encontrar a causa da avaria de luz, comunique a avaria à E-Redes através do 800 506 506 *

* Chamada grátis, disponível 24h por dia

Pode comunicar avarias de luz através de qualquer contacto da E-Redes, seja por telefone, através do Whatsapp da E-Redes, do Balcão Digital ou da App E-Redes.

Novo site para comunicar avarias online

Existe um novo site onde pode comunicar avarias de luz por internet. Aceda à página "Estou sem luz" da E-Redes e introduza os dados do titular e da instalação.

Para comunicar uma avaria de eletricidade deve indicar o Código de Ponto de Entrega (CPE) para que a distribuidora possa identificar a sua instalação elétrica (pode encontrar o CPE em qualquer fatura da luz).

Uma vez reportada a avaria, é agendada uma visita do técnico para resolver a avaria elétrica.

Avarias de luz de clientes empresariais

Os clientes com uma instalação de média ou alta tensão devem contactar a linha de avarias empresarial, através do telefone 800 912 912 (E-Redes)

O tempo de resolução de uma avaria elétrica é diferente, dependendo do tipo de problema detetado e do respetivo diagnóstico feito pelo técnico.

Entre as avarias de luz mais fáceis de resolver está, por exemplo, o contador danificado. Nestes casos, basta que a distribuidora proceda à substituição do contador da luz .

Reportar avarias na iluminação pública

Ligue para o 800 506 506 para reportar uma avaria na iluminação pública. Em alternativa, utilize os canais online como o Balcão Digital E-Redes, App ou site da distribuidora.

Se vive numa rua que tem uma avaria na iluminação pública, ou passa por um local que considera que não está devidamente iluminado, pode entrar em contacto com a E-Redes.

Estas são algumas das principais avarias de luz pública apontadas pelos utilizadores:

  • Lâmpadas fundidas nos postes da rua
  • Luz intermitente num candeeiro
  • Rua sem iluminação
  • Cabo subterrâneo à vista
  • Poste de eletricidade caído no chão

Caso encontre um autocolante no poste de luz desligado, deve saber que o mesmo foi desligado propositadamente pela Câmara Municipal para efeitos de eficiência energética.

Corte programado de luz

Sempre que existe a necessidade de realizar trabalhos e manobras nas infraestruturas de rede, a E-Redes comunica com a devida antecedência um corte programado de luz.

Os cortes programados de luz são interrupções no fornecimento de energia elétrica com aviso prévio, com uma determinada data e duração estabelecidas.

  • Por que motivos se realizam cortes programados de energia elétrica?
  • Trabalhos de ligação
  • Trabalhos de reparação
  • Trabalhos de conservação
  • Trabalhos para corrigir situações de insegurança da rede elétrica e prevenção de avarias

Ao contrário das falhas de energia sem aviso prévio, os cortes de eletricidade com aviso prévio são normalmente comunicados pela E-Redes. Consulte o site da distribuidora para mais informações.

Perguntas frequentes sobre falhas de energia

Como saber se existe uma falha de energia hoje?

Consulte os motivos mais frequentes do corte de luz para saber se existe alguma falha de energia hoje. Se não conseguir encontrar o motivo da avaria, contacte o 800 506 506 (chamada grátis).

Existe alguma falha de energia hoje em Lisboa?

Para saber se existe alguma falha de energia hoje em Lisboa consulte os cortes programados da E-Redes. Tenha em conta que, se está sem luz em Lisboa, pode tratar-se de uma interrupção acidental (não programada). Fique a saber qual a diferença entre interrupções previstas e acidentais.

Existe alguma falha de energia hoje no Porto?

Para saber se existe alguma falha de energia hoje no Porto consulte os cortes programados da E-Redes. Tenha em conta que, se está sem luz no Porto, pode tratar-se de uma interrupção acidental (não programada). Fique a saber qual a diferença entre interrupções previstas e acidentais.

Qual é o contacto para avarias de luz?

O contacto para avarias de luz é o 800 506 506 (E-Redes). O número está disponível 24h por dia e a chamada é grátis.

Como comunicar uma avaria na iluminação pública?

Para reportar uma avaria na iluminação da via pública ligue para o 800 506 506 (E-Redes). Chamada grátis, 24h por dia.

Qual o contacto de avarias de luz para empresas?

O contacto de avarias elétricas para empresas é o 800 912 912 (E-Redes). Este contacto destina-se a clientes com uma instalação de média ou alta tensão.