Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

Tarifas Simples, Bi e Tri Horário: A que horas a luz é mais barata?

You are here

Ciclos Horários Luz

Descubra a que horas a luz é mais barata. Com este artigo, fique a saber que períodos ou ciclos horários lhe trazem mais vantagens na hora de contratar eletricidade para a sua casa. Como é que contratar uma tarifa em bi horário ou tri horário pode influenciar a sua rotina e quais as horas mais indicadas para utilizar os seus eletrodomésticos de grande consumo.


Ciclos Horários

Na hora de contratar luz para o seu imóvel, seja a sua casa ou a empresa que gere, é importante ter em conta os ciclos horários da luz. Apesar de muitas vezes esse ponto vir explicado nas suas faturas de eletricidade, muitas vezes não aparecem as outras hipóteses de ciclos, bem como quais as horas a que corresponde cada período horário, que influenciam se a luz é mais barata ou mais cara. Antes de tudo saiba que, ao contratar uma tarifa de eletricidade, pode optar por três ciclos horários distintos:

horário luz simples
  • Simples;
  • Bi-Horário;
  • Tri-Horário.

Enquanto o ciclo horário simples tem um único período que garante que o preço da luz é o mesmo durante todo o dia, nos outros dois ciclos horários há mais períodos que influenciam o valor que paga pela eletricidade. No ciclo bi horário existem dois períodos: o fora vazio e o vazio. Já no tri horário importa perceber que existem três períodos distintos: ponta, cheias e vazio.

Estes períodos horários influenciam o consumo de eletricidade uma vez que, com horas em que a eletricidade é mais cara, não convém realizar grandes consumos de eletricidade. Nesses casos, atividades que implicam um maior consumo de luz, como colocar uma máquina de roupa a lavar ou utilizar o forno para cozinhar, devem ser deixadas para os períodos horários em que a luz é mais barata. Enquanto esses períodos não existem nos ciclos horários simples, tanto no ciclo bi horário como no tri horário deve realizar esses consumos no período vazio, quando a luz é mais barata.

Sendo o período horário mais barato é sempre o Vazio, o que distingue o ciclo bi horário do tri horário? Essencialmente, as horas de consumo de eletricidade e o número de períodos de cada ciclo, que explicamos abaixo.

Tarifas Luz

Antes de contratar luz da EDP ou de qualquer outra comercializadora, existem alguns conceitos que deve rever para ter a certeza que está realmente a poupar nas faturas de eletricidade. Dependendo do seu consumo de energia, bem como o tempo que passa em casa, pode optar por um dos três ciclos horários disponíveis para clientes com Baixa Tensão Normal (BTN), ou seja, que tenham potências contratadas até aos 41.4 kVA.

Além disso, existem ainda duas possibilidades de contratação nos ciclos bi horário e tri horário:

  • Ciclo Diário: os períodos horários são iguais todos os dias do ano, independentemente do dia da semana e da estação do ano. Por exemplo, as horas do bi horário vão ser as mesmas a um sábado ou a uma segunda, seja janeiro ou agosto.
  • Ciclo Semanal: os períodos horários são diferentes consoante seja um dia útil, sábado ou domingo e alteram dependendo do horário em vigor: entre Inverno e Verão.

Apesar de cada fornecedora de eletricidade poder decidir quais as tarifas que oferece, bem como os ciclos horários disponíveis em cada uma, há alguns fatores que deve ter em conta à partida. Por exemplo, caso decida contratar uma potência de 1.15 kVA ou 2.3 kVA, normalmente existe apenas a opção de contratar um ciclo horário simples. Já os ciclos tri horários estão maioritariamente disponíveis para potências iguais ou superiores a 27.6 kVA. Ainda assim, existem comercializadores que já disponibilizam a hipótese do tri-horário ao contratar uma potência de 3.45 kVA ou superior, como é o caso da JAFPlus, da Naturgy ou da Rolear Viva.

Tarifa Bi-Horário

Se optou por contratar uma tarifa bi horária deve lembrar-se que tem dois períodos - fora do vazio e vazio. O preço do kWh depende da hora em que é utilizado um determinado equipamento elétrico. Contratar bi horário é vantajoso para clientes que passam a maior parte do dia fora de casa, uma vez que dessa forma não vão consumir muita energia no período mais caro - fora de vazio.

Períodos Bi-Horário: Vazio e Fora VazioComo saber qual é o período de luz vazio ou fora vazio que deve utilizar para colocar uma máquina a lavar? Saiba, desde já, que se contratou uma tarifa em bi horário, deve realizar o maior consumo de energia durante a noite, ou seja, na hora de vazio. Para não voltar a ter problemas em saber quais os períodos horários da luz em bi horário imagine uma piscina: está vazia durante a noite (hora de vazio) e com pessoas durante o dia (hora de fora de vazio).

Ao contratar uma tarifa de luz bi horária, esta pode ter ciclo diário ou ciclo semanal.

diário bi horário

Ciclo Diário em Bi-Horário

Caso contrate um ciclo diário de luz, o período de vazio e fora de vazio é o mesmo durante todo o ano, independentemente do dia da semana e da estação do ano. O período de vazio, onde a eletricidade é mais barata dura 10h - entre as 22h e as 8h. O período fora do vazio, onde a eletricidade fica mais cara e quando, por isso mesmo, se devem evitar grandes consumos elétricos, dura desde as 8h às 22h.

Com ciclo diário em bi horário vai pagar o mesmo pelo mesmo consumo de eletricidade se lavar a roupa às 23h a 1 de janeiro ou a 1 de agosto, todos os dias da semana.

Ciclo Semanal em Bi-Horário

semanal bi horário dias uteis semanal bi horário sabados
Períodos Horários nas Tarifas Bi Horárias Semanais: horário dos dias úteis (à esquerda) e dos sábados (à direita)

Contratando uma tarifa bi horária com um ciclo semanal de eletricidade deve saber que os períodos de vazio e fora do vazio variam consoante seja dia útil, sábado ou domingo. Neste caso, de segunda a sexta, o período de vazio começa à meia-noite e dura até às 7h da manhã. Todo o período das 7h à meia-noite é considerado período fora vazio, ou seja, a luz é mais cara durante todo o dia.

Confira os gráficos que apresentam os horários e os correspondentes períodos nas tarifas bi horárias semanais. À esquerda está o que entra em vigor durante os dias úteis e à direita o dos sábados.

Lembre-se que, ao contratar uma tarifa bi horária semanal, ao domingo, existe apenas um período, o do vazio, que se prolonga durante todo o dia. Assim, independentemente da eletricidade que consome, vai pagar o mesmo pelo mesmo número de kWh consumidos.

Tarifa Tri-Horário

Por outro lado, após comparar companhias de luz e tarifas de eletricidade, pode perceber que é o ciclo tri horário que traz mais vantagens para o seu consumo diário. Esta opção implica que haja três períodos ao longo do dia, nos quais o preço da eletricidade vai variando: Ponta, Cheias e Vazio.

Períodos Tri-Horário: Ponta, Cheias, VazioPara perceber melhor estes conceitos, imagine que está a viajar numa carruagem de metro: se encontra o metro vazio, é porque viaja numa hora em que muita gente não o utiliza. O mesmo acontece com os eletrodomésticos - o período vazio corresponde às horas em que menos pessoas costumam utilizar a eletricidade e, por isso, ela é mais barata. Agora imagine que o metro está cheio. É a altura em que as pessoas começam a precisar de se deslocar na cidade e por isso há mais passageiros e menos lugares vazios. Ao haver mais pessoas a utilizar eletricidade, esta fica um pouco mais cara no período de cheias. Resta agora a hora de ponta: aquela hora do dia em que ninguém se consegue mexer dentro da carruagem de tão cheia que esta se encontra - o período de ponta é o mais caro porque é nesse momento que mais pessoas consomem eletricidade.

Tal como acontece quando contrata uma tarifa bi horária, o período vazio é o que representa a altura do dia em que a luz é mais barata. Neste caso, o período de pontas é o mais caro e o de cheias é o que corresponde ao preço da luz intermédio.

Ciclo Diário em Tri-Horário

diário tri horário inverno diário tri horário verão
Ciclo diário em opção tri-horária em inverno (à esquerda) e verão (à direita)

Ao contratar o ciclo diário em tri horário percebe que, independentemente do dia da semana, o horário dos diferentes períodos - pontas, cheias e vazio - mantém-se. Isso quer dizer que, por exemplo, o período de ponta começa às 8h30 e termina às 10h30, seja segunda-feira, sábado ou domingo.

A grande diferença nos horários dos períodos da eletricidade dá-se entre o Inverno e o Verão. Enquanto na estação do ano mais fria o período de ponta durante a manhã é das 8h30 às 10h30, no Verão esse período passa para mais tarde - entre as 10h30 e as 13h. Já o período de cheias, que no inverno se alarga mais durante a tarde, passa a estar mais repartido entre a tarde e a manhã. Ainda assim, todo o ano, independentemente do mês, o período de vazio é sempre durante a noite, das 22h às 8h.

Ciclo Semanal em Tri-Horário

semanal tri horário uteis inverno semanal tri horário uteis verão
Períodos Horários nas Tarifas Tri Horárias Semanais: horário dos dias úteis no inverno (à esquerda) e no verão (à direita)

Com um ciclo semanal tri horário, já há mais diferenças a apontar. Começamos pelos dias úteis. Aqui, a maior diferença do Inverno para o Verão é a grande redução do período de ponta nos meses de mais calor, quando passa a vigorar apenas das 9h às 12h.

semanal tri horário sabado inverno semanal tri horário sabado verão
Períodos Horários nas Tarifas Tri Horárias Semanais: horário dos sábados no inverno (à esquerda) e no verão (à direita)

Assim, com esta tarifa, deve saber que, independentemente da estação do ano, durante os dias úteis da semana, a luz é sempre mais barata entre as 0h e as 7h - que é o período vazio da luz. Já o período de ponta, quando a eletricidade está mais cara, enquanto no verão dura das 9h15 às 12h15, no inverno já se prolonga das 9h30 às 12h e das 18h30 às 21h.

Aos sábados, passam a existir apenas dois períodos: o vazio e o fora de vazio. Nestes dia de fim-de-semana, durante o Inverno, a luz é mais barata entre as 22h e as 9h30 e as 13h e as 18h30. Já quando começa o período de Verão, a luz passa a ser mais barata entre as 22h e as 9h e as 14h e as 20h.

Faz sentido escolher este tipo de tarifa de eletricidade caso o seu consumo seja reduzido nas horas de fora de vazio. Ou seja, ao fim do dia e início da noite deve evitar realizar tarefas domésticas que impliquem um grande consumo de energia.

Assim, a diferença é que no verão a duração do período de vazio aumenta, sendo maior o intervalo de tempo em que paga menos pela eletricidade que consome.

De janeiro a dezembro, a situação aos domingo é sempre a mesma: o período de vazio dura todo o dia, sendo o preço da eletricidade sempre o mesmo, independentemente da hora.

A que horas a luz é mais barata

Para conhecer e usufruir dos preços de eletricidade mais baratos, deve ter sempre em conta o ciclo horário contratado e o período horário em que utiliza os eletrodomésticos que consomem mais energia - forno, máquina de lavar roupa ou loiça. Na tabela abaixo, confira a que horas a luz é mais barata, nos ciclos bi horário ou tri horário, num ciclo da luz semanal ou diário.

Tipo de Tarifa Contratada Ciclo Horário A que horas a luz é mais barata
Bi Horário Diário Das 22h às 18h
Bi Horário Semanal

Durante a semana: da meia-noite às 7h;

Aos sábados das 22h às 9h e das 14h às 20h;

Todo o dia de domingo.

Tri Horário Diário Das 22h às 8h
Tri Horário Semanal

Durante a semana: da meia-noite às 7h;

Aos sábados, no inverno, das 22h às 9h30 e das 13h às 18h30 e no verão das 22h às 9h e das 14h às 20h;

Todo o dia de domingo.

Se nenhum destes horários de consumo de energia lhe parece o ideal para as suas rotinas, pode ser que nem as tarifas em tri horário nem em bi horário sejam as melhores para si. Neste caso, deve contratar uma tarifa de luz simples, na qual o preço da luz é sempre o mesmo, independentemente da hora, do dia da semana e da estação do ano. Pode mudar de fornecedor de luz ou de tarifa contratada sempre que encontrar opções que lhe tragam mais vantagens.