chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Mercado de Energia em Portugal: do regulado ao mercado livre

Veja como funciona o mercado de energia e quais as empresas de luz e gás natural que pode contratar no mercado livre de Portugal. Conheça ainda as principais diferenças entre o Mercado Livre e o Regulado.


Mercado Livre em Portugal

O mercado livre de energia foi liberalizado em Portugal em 2006, seguindo uma tendência de outros países europeus, cujo objetivo era terminar o mercado regulado e o monopólio instaurado por grandes empresas, no caso português, pela EDP, a única comercializadora e distribuidora de energia até à liberalização do mercado energético.

Esta mudança fez com que os consumidores de eletricidade e gás natural pudessem começar a escolher os seus fornecedores de energia do mercado livre, assim como a mudar de uma empresa para outra consoante as ofertas de tarifas de cada uma.

Isto supôs uma grande alteração para os próprios fornecedores de eletricidade e gás natural, que começaram a trazer para o mercado tarifas cada vez mais competitivas, tentando conquistar os consumidores.

O mercado regulado, o que existia anteriormente à liberalização do mercado energético, ainda está em vigor. No entanto, este deixará de existir de forma definitiva em 2025, pelo que, se ainda tem contratada uma tarifa pertencente ao mercado regulado, deverá começar à procura de outras opções dentro do mercado livre de Portugal.

Além disso, as tarifas do mercado livre são mais vantajosas do que as do mercado regulado, e a mudança de fornecedor de luz e gás é totalmente gratuita e sem qualquer tipo de permanência, na maioria dos casos.

Mercado Livre Energia vs Mercado Regulado

No mercado de energia em Portugal existem dois tipos de empresas de energia: as fornecedoras e as distribuidoras.

As fornecedoras de energia são as empresas que comercializam eletricidade ou gás natural. Estas são as que se responsabilizam por ligar a luz ou o gás em casa, de modo a começar um novo contrato energético.

Mercado Regulado vs Mercado Livre de Energia
  Mercado ReguladoMercado Livre
Empresas  EDP Universal é a única empresa  Vários fornecedores de eletricidade que pode contratar
Preços  Tarifas definidas pela ERSE, sem descontos  Tarifas definidas por cada comercializadora, podem incluir descontos
Prazos  Termina em dezembro de 2025  Pode mudar para o mercado livre quando quiser

As distribuidoras de energia são aquelas que realizam as instalações necessárias para que a rede de eletricidade e gás natural consiga chegar a sua casa ou ao local do seu negócio.

No caso da distribuição de gás, são várias as empresas responsáveis pela instalação de gás natural ao longo do país. No entanto, no caso da distribuição de eletricidade, a EDP Distribuição é a única distribuidora de luz a nível nacional, mantendo ainda essa parte do anterior monopólio do mercado regulado.

No entanto, ainda existem situações excecionais em que a empresa responsável pela comercialização, também é a distribuidora de energia. É o caso da Eletricidade da Madeira, que é a fornecedora e distribuidora de luz nesse arquipélago.

Veja a seguir como pode contratar eletricidade e gás natural com uma comercializadora de energia e em que momento poderá precisar de uma distribuidora.

Mudar para o mercado livre do gás e da eletricidade: como e quando?

O mercado energético livre português tem vindo a crescer cada vez mais. Em setembro de 2018 alcançou um número de clientes superior a 5 milhões, aumentando 0,2% em relação ao mês anterior.

Passar do mercado regulado para o mercado livre de energiaLembre-se que tem até ao final de 2025 para aderir ao mercado livre de energia, tanto no caso da eletricidade como no do gás natural. Se ainda não é um dos clientes do mercado livre, procure já a fornecedora que lhe apresenta as melhores tarifas e outras vantagens.

Quanto aos segmentos presentes no mercado da luz livre, quase todo o setor de grande consumo já aderiu a este. No setor doméstico, este ano, verificamos que 85% dos consumidores também já têm contratadas tarifas pertencentes ao mercado livre, o que representa um aumento de 1,5% em relação ao ano passado.

Contratar Luz ou Gás Natural

Para contratar luz ou gás natural, a primeira coisa a fazer é comparar as tarifas de eletricidade e gás do mercado livre português.

Depois de ter encontrado a comparar preços de energia no mercado livre, terá apenas de ligar para o fornecedor que escolheu e ligar a luz ou o gás.

alternative text

Ainda não faz parte do mercado livre de energia?

Conheça as melhores tarifas e fornecedoras fora do mercado regulado.

Nalguns casos, em locais mais antigos, antes de ligar a luz ou o gás pode ser necessário apresentar um certificado energético, ou, em locais de construção nova, realizar uma instalação de eletricidade ou gás natural. Se um destes for o seu caso, terá de entrar em contacto com a sua distribuidora antes de ligar para a empresa comercializadora de energia.

E só depois de receber os certificados dos técnicos enviados pelas distribuidoras e de estar terminada a instalação energética, é que poderá ligar para o fornecedor de energia que escolheu e pedir para ligar a luz e o gás natural.

Gestões de Energia Frequentes

Uma das vantagens do mercado livre em Portugal é o facto de, tanto a contratação, como qualquer alteração que pretenda realizar ao seu contrato de luz e gás, serem totalmente gratuitas.

Assim, poderá alterar a potência elétrica contratada, a forma de pagamento de faturas ou até mudar o titular do contrato de energia sem qualquer custo adicional e sempre que desejar.

Estas gestões podem ser realizadas através do telefone, ligando para o número de apoio ao cliente da comercializadora de energia contratada, ou também presencialmente, diretamente numa loja oficial do fornecedor energético.

Caso tenha problema em entrar em contacto com a fornecedora que quer contratar - a Elec Energy é um exemplo de uma empresa que tem os contactos atualmente desatualizados - não hesite em contactar-nos.

Atualizado em