chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Potência Elétrica Contratada: kVA, kW e como calcular

Potencia Eletrica
Potencia Eletrica

É preciso compreender o que significa a potência elétrica e o conceito de kVA para entender melhor como funcionam os preços apresentados pelas várias fornecedoras de energia que atuam no mercado regulado em Portugal. Saiba neste artigo como calcular a potência que necessita para o seu imóvel e entenda de que forma a potencia contratada é um dos fatores que influencia as suas faturas da luz e o valor que paga todos os meses.


KVA: O que é a Potência Elétrica?

A potência elétrica é o ritmo ao qual a energia é transferida para o circuito elétrico e é medido em kVA - quilovoltampere. Funciona como uma espécie de limite ao fornecimento de eletricidade no imóvel. Por exemplo, se a potência contratada for 3.45 kVA e tiver vários eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo de forma a superar esse valor, a luz vai abaixo. Garantir que tem a potência contratada adequada ao imóvel traz algumas vantagens. Estas são as principais:

  • Maior Poupança nas suas faturas da luz;
  • Menos problemas com o disjuntor da luz;
  • Preservação do meio ambiente.

Tenha em conta que as potências também podem ser contratadas dependendo do ciclo horário selecionado. É mais comum que as potências de 1.15 e 2.3 kVA sejam associadas ao ciclo horário simples, enquanto as que são superiores a 27.6 kVA sejam associadas aos ciclos tri-horários. Neste caso, contrata sempre uma potência de baixa tensão, a recomendada para clientes residenciais, lojas, escritórios e empresas. No entanto, abaixo explicamos também outras tensões energéticas, essas sim já para potências mais elevadas do que as que estão acima e que são dedicadas apenas a consumos de energia elevados, como grandes indústrias.

  • Energia Tensão: Baixa, Média e Alta
  • Baixa Tensão: quando a potência contratada se encontra entre os 1.15 kVA e os 45 kVA. Recomendada para residências particulares, lojas, escritórios e empresas.
  • Média Tensão: potências são específicas para indústrias;
  • Alta Tensão: potências destinadas a grandes indústrias, como a dos plásticos ou da celulose, a grandes hospitais ou a serviços energéticos.

Além de cada nível de potência corresponder a diferentes potências contratadas, como seria de esperar, quanto maior a tensão, mais vai pagar. Assim, além de corresponder a indústrias maiores, uma alta tensão de energia é mais cara do que a de média tensão.

kVA kW: Qual a diferença?

Tanto os kVA, como os kW são termos relacionados com a potência de eletricidade. Mas isso não quer dizer que sejam a mesma coisa. Pelo contrário, pode dizer-se que os kVA representam a potência aparente, os kW representam a potência real. O que significa isso?

kVA kW

Um sistema completamente eficiente seria um em que os dois valores - kVA e kW - fossem exatamente iguais. Tal nunca acontece porque, inevitavelmente, há sempre um desperdício de energia, ainda que mínimo.

Calcular potencia elétrica: 1 ampere vale quantos watts?

Antes de tudo, convém perceber que é impossível converter watts em ampéres, uma vez que são medidas utilizadas em casos distintos. Ainda assim, é possível calcular quantos watts vale 1 ampere, desde que saiba a voltagem utilizada - em Portugal a tensão elétrica no ponto de fornecimento é de 230 V, assim que será esse valor que vamos utilizar para calcular amperes e watts.

1 ampere vale quantos watts?Watts = Amperes x Volts
1 Ampere x 230 volts = 230 Watts

Assim, 1 ampere equivale a 230 watts. Já se forem 10 amperes, irão corresponder a 2300 volts, por exemplo. Por outro lado, se quiser saber qual o número de amperes, pode dividir os watts pelos volts.

Para saber qual a potência contratada com a sua fornecedora, basta ler a sua fatura, na zona abaixo onde se encontram os seus dados. Normalmente, a potência aparece na mesma área da fatura onde estão presentes dados como o nome do titular, a morada de fornecimento ou os dados de pagamento. Além da potência, aparecerá também o tipo de ciclo horário contratado. Além disso, atualmente, muitas fornecedoras de eletricidade já disponibilizam app ou área de cliente online e também aí pode consultar as suas informações pessoais, como é o caso da potência contratada.

É muito raro que uma pessoa utilize todos os aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Além de ser difícil utilizar todos os eletrodomésticos ao mesmo tempo, essa é uma situação que faria com que a potência contratada tivesse de ser muito alta. O que deve perceber é que a potência corresponde à quantidade de kW que pode ser utilizada em simultâneo, por isso, ao ter um consumo de eletricidade controlado e economizado consegue contratar uma potência mais baixa e, consequentemente, poupar mais.

Formula da Potencia ElétricakW contratados x Preço do kW x período de faturação
6.9 kW x 0.1175 €/kW x 31 dias = 25,13€

Calcular a potência elétrica é especialmente importante para que a mesma seja adequada ao seu consumo de luz em casa. Esta avaliação pode ser realizada por um técnico ou por programas que calculam a potência mais adequada a cada consumidor. Deve saber que potência contratar nas seguintes situações:

  • Quando calcular potência elétrica?
  • Quando muda de casa e liga a luz pela primeira vez no imóvel;
  • Quando decide mudar de potência contratada, seja para aumentar ou diminuir;

Valor de Potencia Elétrica

Se quer contratar luz para sua casa saiba que pode escolher uma entre 13 potências diferentes.

  • Valores para Potência Elétrica
  • 1.15 kVA
  • 2.30 kVA
  • 3.45 kVA
  • 4.60 kVA
  • 5.75 kVA
  • 6.90 kVA
  • 10.35 kVA
  • 13.80 kVA
  • 17.25 kVA
  • 20.70 kVA
  • 27.60 kVA
  • 34.50 kVA
  • 41.40 kVA

Ainda assim, deve ter em conta que, para clientes domésticos, o mais comum é que os clientes contratem potências entre os 3.45 kVA e os 6.90 kVA.

Qual a potencia contratada ideal para o seu consumo?

Para conhecer a sua potência de luz ideal, deve ter em conta o tempo que passa em casa, bem como o número de eletrodomésticos que tem e que costuma utilizar ao mesmo tempo.

Dependendo das tarifas oferecidas pelas companhias de eletricidade, há várias potências que pode contratar. Veja em abaixo qual a situação e descubra qual a potência a contratar para a sua casa.

Qual a potencia a contratar

A classe energética dos seus aparelhos deve ter sida em conta e pode influenciar o seu consumo de energia. Lembre-se que quanto melhor a classe energética do eletrodoméstico, menor é o consumo e, consequentemente, maior é a poupança.

Também pode calcular quanta eletricidade e gás natural precisa através do nosso simulador de consumo de energia.

Mudar a Potencia Contratada

Nem sempre consegue perceber à primeira qual é a melhor potência para a sua casa ou empresa. Pode optar por, inicialmente, contratar uma potência baixa e testar se a luz vai abaixo. Importa é que, quando perceber qual a potência ideal, a altere imediatamente, sem ter de cancelar o contrato e de forma gratuita.

Se depois de ler este artigo percebeu que tem uma potência contratada acima ou abaixo da que é necessária para a sua casa, pode alterá-la facilmente. Apesar de poder enviar o pedido por escrito para a morada da sua fornecedora de energia, são cada vez mais as fornecedoras que têm formulários online que facilitam este processo. De qualquer forma, há dados que tem sempre de apresentar:

  • O que precisa para alterar a potencia contratada?
  • Dados do Titular do Contrato de Luz;
  • Morada do Imóvel;
  • Código do Ponto de Entrega (CPE);
Atualizado em