chamada gratuita

💡Poupe na sua fatura de luz e gás!

Serviço gratuito de comparação de tarifas de luz e gás

Potência Elétrica Contratada: calcular de amperes para watts

Potência contratada

Saber o que é a potência elétrica e o conceito de kVA é essencial para compreender os preços disponibilizados pelas várias fornecedoras de energia em Portugal. Neste artigo, veja como calcular a potência necessária para a sua casa e entenda como a potência contratada influencia as suas faturas e o preço mensal da luz.


kVA: O que é a Potência Elétrica?

A potência elétrica é o ritmo ao qual a energia é transferida para o circuito elétrico. Mede-se em kVA - quilovoltampere e funciona como uma espécie de limite da eletricidade fornecida ao imóvel.

Se a potência contratada for 3.45 kVA e ligar vários eletrodomésticos ao mesmo tempo, como a máquina de lavar roupa, o forno e a televisão, é possível que estes superem o valor de potência disponível. Quando isso acontece, a luz vai abaixo.

Além de evitar falhas de luz, garantir que a potência contratada é a adequada para a sua casa tem diversas vantagens, entre as quais:

  • Maior Poupança nas suas faturas da luz;
  • Menos problemas com o disjuntor da luz;
  • Preservação do meio ambiente.
Chamada Selectra

Como posso alterar a potência contratada do meu imóvel?

Na Selectra somos especialistas no mercado de energia e podemos esclarecer as suas dúvidas e ajudar a encontrar a melhor potência para as suas necessidades.

1 ampere vale quantos watts?

Embora seja impossível converter watts em ampéres, são muitos os consumidores com a dúvida: quantos watts vale 1 ampere sabendo a voltagem utilizada? Em Portugal, a tensão elétrica no ponto de fornecimento é de 230 volts, valor referência que utilizaremos para calcular amperes e watts.

1 ampere vale quantos watts?Watts = Amperes x Volts
1 Ampere x 230 volts = 230 Watts

Assim, 1 ampere equivale a 230 watts. Já se forem 10 amperes, irão corresponder a 2300 volts, por exemplo. Por outro lado, se quiser saber qual o número de amperes, pode dividir os watts pelos volts.

Unidades de medida Se não está familiarizado com as unidades de medida utilizadas no setor energético, consulte o nosso artigo dedicado.

De qualquer maneira, para saber qual a potência contratada no seu imóvel, pode fazê-lo consultando a fatura de eletricidade da sua fornecedora. Na zona abaixo, juntamente com os seus dados pessoais ou na sua área de cliente online, pode encontrar informação sobre a potência elétrica contratada.

Preço da potência elétrica contratadaO preço da potência elétrica é fundamental para calcular o valor das suas faturas de energia:
preço potência contratada x período de faturação + preço do kWh x kW consumidos.
Fazemos as contas do que pagaria um cliente da SU Eletricidade que consome 200 kW mensais:
0,166 x 31 dias + 0,1486 x 200 = ‭34,87 €/mês

Calcular a potência elétrica é especialmente importante para que a mesma seja adequada ao seu consumo de luz em casa. Esta avaliação pode ser realizada por um técnico ou por programas que calculam a potência mais adequada a cada consumidor. Então quando é aconselhável calcular a potência elétrica a contratar?

  • Quando muda de casa e liga a luz pela primeira vez no imóvel;
  • Quando decide mudar de potência contratada, seja para aumentar ou diminuir.

É muito raro que uma pessoa utilize todos os aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Além de ser difícil utilizar todos os eletrodomésticos ao mesmo tempo, essa é uma situação que faria com que a potência contratada tivesse de ser muito alta. O que deve perceber é que a potência corresponde à quantidade de kW que pode ser utilizada em simultâneo, por isso, ao ter um consumo de eletricidade controlado e economizado consegue contratar uma potência mais baixa e, consequentemente, poupar mais.

Valor de Potência Elétrica

Se quer contratar luz para sua casa saiba que pode escolher uma entre 13 tipos de potências elétricas. Veja a seguinte tabela de potências contratadas:

Valores para Potência Elétrica

  • 1.15 kVA
  • 2.30 kVA
  • 3.45 kVA
  • 4.60 kVA
  • 5.75 kVA
  • 6.90 kVA
  • 10.35 kVA
  • 13.80 kVA
  • 17.25 kVA
  • 20.70 kVA
  • 27.60 kVA
  • 34.50 kVA
  • 41.40 kVA

Ainda assim, deve ter em conta que, para clientes domésticos, o mais comum é que os clientes contratem potências entre os 3.45 kVA e os 6.90 kVA.

As potências elétricas também podem ser contratadas dependendo do ciclo horário selecionado. As potências de 1.15 e 2.3 kVA são normalmente associadas ao ciclo horário simples, enquanto as que são superiores a 27.6 kVA são exclusivas dos ciclos tri-horários.

  • Energia Tensão: Baixa, Média e Alta
  • Potência Baixa Tensão: entre os 1.15 kVA e os 45 kVA. Recomendada para residências particulares, lojas, escritórios e empresas.
  • Potência Média Tensão: a partir dos 200 kVA. Específica para indústrias;
  • Potência Alta Tensão: a partir dos 10 MVA. Destinada a grandes indústrias, como a dos plásticos ou da celulose, a grandes hospitais ou a serviços energéticos.

Além de cada nível de potência corresponder a diferentes potências contratadas, como seria de esperar, quanto maior a tensão, mais vai pagar. Assim, além de corresponder a indústrias maiores, alta tensão de energia é mais cara do que a média tensão.

Qual a potência contratada ideal para o seu consumo?

Para conhecer a sua potência de luz ideal, deve ter em conta o tempo que passa em casa, bem como o número de eletrodomésticos que tem e que costuma utilizar ao mesmo tempo.

Dependendo das tarifas oferecidas pelas companhias de eletricidade, há várias potências disponíveis. Veja abaixo qual a solução ideal para si e descubra qual a potência a contratar para a sua casa.

Qual a potencia a contratar

A classe energética dos seus aparelhos deve ser tida em conta e pode influenciar o seu consumo de energia. Lembre-se que quanto melhor a classe energética do eletrodoméstico, menor é o consumo e, consequentemente, maior é a poupança.

Também pode calcular quanta eletricidade e gás natural precisa através do nosso simulador de consumo de energia.

Mudar a Potência Contratada

Nem sempre é fácil perceber qual é a melhor potência para a sua casa ou empresa. Inicialmente, pode contratar uma potência mais baixa e testar se a luz vai abaixo. Quando perceber qual a potência ideal, pode então alterá-la imediatamente, de forma gratuita e sem cancelar o contrato.

Para alterar a potência contratada deve apresentar à sua fornecedora a seguinte informação:

  • O que precisa para alterar a potencia contratada?
  • Dados do Titular do Contrato de Luz;
  • Morada do Imóvel;
  • Código do Ponto de Entrega (CPE);

kVA kW: Qual a diferença?

Tanto os kVA, como os kW são termos relacionados com a potência de eletricidade. Mas isso não quer dizer que sejam a mesma coisa. Pelo contrário, pode dizer-se que os kVA representam a potência aparente e que os kW representam a potência real. O que significa isso?

kVA kW

Um sistema completamente eficiente seria aquele em que os dois valores - kVA e kW - fossem exatamente iguais. Tal nunca acontece porque, inevitavelmente, há sempre um desperdício de energia, ainda que mínimo.

Potência Contratada: Perguntas Frequentes

Qual a potência devo contratar para o meu imóvel?

A potência contratada pode variar entre 13 tipos diferentes de potência. Normalmente, para um imóvel, a potência contratada indicada varia entre os 3,45 kVA e os 6,9 kVA. Já se falamos de um cliente empresarial, dependendo da dimensão do negócio, deve optar por potências elétricas superiores, entre 10,35 kVA e 41,4kVA.

Quais são os documentos que preciso para alterar a potência contratada?

Para fazer a alteração da potência contratada deve fornecer os seguintes dados à sua comercializadora de energia: Identificação do titular do contrato (Cartão de Cidadão), CPE e a morada do imóvel onde deseja fazer a alteração.

Atualizado em
 
 

Pague menos pela sua fatura de energia ⚡