Rescisão de Contrato Energia: Como cancelar contrato de luz ou gás?

Rescisão Contrato Energia

Saiba como rescindir o contrato com a sua fornecedora de luz ou gás natural. Veja quanto tempo demora e quais os documentos necessários para a rescisão.


Como rescindir o contrato de luz e gás natural?

Está descontente com a sua fornecedora de energia e já se decidiu a rescindir o contrato de luz e/ou gás natural? Consoante a companhia, poderá fazer a comunicação de rescisão de contrato:

  • Por telefone;
  • Online;
  • Presencialmente;
  • Por carta de rescisão de contrato.
Chamada Selectra

Como posso cancelar o contrato de energia?

Ligue-nos ou ligamos-lhe e informamos sobre todo o processo. Na Selectra, somos especialistas no mercado de energia.

Chamada Selectra

Como posso cancelar o contrato de energia?

Na Selectra, somos especialistas no mercado de energia. Podemos ajudar em todo o processo.

Se preferir, conheça o procedimento de rescisão do contrato de energia nas 5 principais companhias de Portugal, nos nossos artigos dedicados:

Com a liberalização do mercado energético em Portugal, pode avançar com a rescisão de contrato de fornecimento de energia elétrica ou de gás por qualquer motivo e pode, inclusive, mudar de fornecedor de energia a qualquer altura.

No entanto, deve ter em conta alguns fatores como a fidelização do contrato (caso exista).

O que preciso para fazer a rescisão do contrato de energia?

Dados para fazer novo contrato de energia
  • Última fatura de energia recebida;
  • Dia e hora em que pretende deixar de ser fornecido pela empresa atual;
  • Leitura atualizada do contador de eletricidade e/ou gás natural.

Lembre-se que o cancelamento do contrato deve ser feito pelo titular do contrato ou, caso não seja possível, por uma pessoa devidamente autorizada pelo mesmo.

Quanto tempo demora a rescisão do contrato?

Independentemente da sua companhia energética, a rescisão de contrato deve estar concluída no prazo máximo de 3 semanas.

No entanto, se em vez de anular o seu contrato de luz e/ou gás optar por mudar de fornecedora de energia, saiba que o processo costuma demorar cerca de 5 dias úteis a estar concluído.

Quando devo cancelar o contrato de energia?

A pergunta mais correta seria quando devo cancelar o contrato de energia? E quando devo apenas mudar de fornecedora? Podemos ajudar a entender quando deve optar por uma, ou pela outra. Ora veja:

Deve cancelar o contrato de energia:

Quando o objetivo é deixar de ter energia no imóvel. Normalmente acontece quando deixa de viver na casa, ou em casos como venda do imóvel ou falecimento do proprietário.

Deve mudar de fornecedor de energia:

Caso pretenda continuar a ter eletricidade ou gás natural no imóvel, embora esteja descontente com o atual fornecedor.

⚠️ Em caso de venda ou aluguer do imóvel pode ainda fazer uma alteração de titularidade do contrato de energia, sem que seja necessário cancelar o contrato. Basta que mude a conta da luz e/ou gás natural para o nome do novo inquilino. Uma vez mais, esta alteração é gratuita.

Chamada Selectra

Quer mudar de fornecedor de energia?

Na Selectra podemos ajudar a encontrar a solução ideal para si, com mais vantagens e aos melhores preços.

Chamada Selectra

Quer mudar de fornecedor de energia?

Neste momento o nosso call center encontra-se fechado. Deixe-nos o seu contacto para receber a nossa chamada noutra altura e conheça as empresas com a melhor oferta para si.

Como funciona a rescisão do contrato quando existem períodos de fidelização?

Com a liberalização do mercado de energia em Portugal deixou de haver fidelização ao contratar tarifas das diferentes companhias. No entanto, se adicionar um serviço ao seu contrato, por exemplo, o mais provável é que este sim, tenha um período de permanência.

O contrato de serviços e o contrato de energia não são o mesmo?

Não necessariamente. Embora o valor cobrado pelos serviços venha incluído na fatura mensal de energia, estes são contratados à parte e, normalmente, pressupõem um período de fidelização.

Assim sendo, caso tenha contratado um serviço adicional e pretenda cancelá-lo deverá, primeiro que tudo, confirmar a data de fim do respetivo período de fidelização. Depois, tenha em conta que:

  • O ideal é comunicar a intenção de rescisão com, pelo menos, 30 dias de antecedência;
  • Se quiser rescindir antes do fim do período de permanência, terá de pagar as prestações restantes, mesmo que não usufrua do serviço.

Pode cancelar esses serviços extra entrando em contacto com a sua fornecedora de energia ou através da app da sua empresa de energia. Conheça as áreas de cliente das 5 principais companhias do mercado, nos respetivos artigos:

Quanto custa rescindir o contrato de energia?

Se não tem nenhum período de fidelização, rescindir o contrato de energia é gratuito, seja qual for a sua fornecedora.

No entanto, embora seja gratuito, deve ter em conta que se já tinha dívidas no contrato de energia em vigor, as mesmas vão ter de ser pagas obrigatoriamente, antes do cancelamento.

O que fazer depois de cancelar o contrato?

Tarifa Social Galp

Se optou por cancelar o contrato de energia porque já não vai utilizar o imóvel em questão, não precisa de se preocupar com o "depois". Por outro lado, se pretende continuar a receber eletricidade e gás natural em casa, deve procurar outras opções de empresas de energia a contratar.

Antes de escolher qual vai ser a sua nova empresa de energia, tenha em conta os seguintes critérios:

  • Preços das tarifas;
  • Períodos de fidelização;
  • Variedade de potências e ciclos horários que pode contratar;
  • Serviço de apoio ao cliente;
  • Opiniões de outros clientes sobre a fornecedora.

Se estiver indeciso entre a Galp, a EDP, a Iberdrola, Endesa ou Goldenergy, por exemplo, consulte o nosso artigo de comparação e veja qual a empresa que tem a eletricidade mais barata.

 

Eletricidade mais barata

 

Já para o gás natural, veja também os artigos de tarifas das 5 principais companhias:

Se, no entanto, preferir optar por outra companhia do mercado, visite o nosso comparador de preços e conheça as melhores tarifas das várias fornecedoras de energia em Portugal.

Lembre-se que rescindir o contrato de luz ou gás não é obrigatório sempre que decide fazer alguma alteração à sua tarifa contratada. Por exemplo, se quer alterar a sua potência contratada à EDP, deve conhecer todas as possibilidades e fazer essa alteração, mantendo o mesmo contrato.

Rescisão do Contrato de Energia: Perguntas Frequentes

Quanto tempo demora a rescisão do contrato?

O processo de rescisão do contrato deve estar completo, no máximo, em 3 semanas.

Quanto custa rescindir o contrato de energia?

É totalmente gratuito, seja qual for a sua fornecedora de luz e gás. Isto se não tiver períodos de fidelização associados ao seu contrato e quiser cancelar antes do estabelecido.

Quais são os documentos necessários para a rescisão do contrato?

Ao contactar com a fornecedora para rescindir o contrato de energia, deve ter consigo a última fatura recebida e a leitura mais atual do seu contador.

Atualizado em