chamada gratuita

Quer pagar menos pelas suas faturas de luz e gás?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Contadores Inteligentes: telecontagem e novos contadores digitais

Novos Contadores Inteligentes
Telecontagem dos contadores inteligentes permite envio automático das leituras

Saiba como funcionam os contadores inteligentes de eletricidade e gás natural. Saiba ler e como pode utilizar a telecontagem para evitar o envio das leituras ao mesmo tempo que garante que as suas faturas de energia não são baseadas em estimativas.


Contadores Inteligentes: Novos Contadores Digitais

Os novos contadores inteligentes de energia são os mais modernos do mercado atual e que são capazes de registar o consumo de energia em intervalos de tempo curtos - até 15 minutos.

Também conhecidos como smart meter, estes aparelhos vêm substituir os contadores mecânicos e facilitar e modernizar o mercado não só da eletricidade, como também do gás natural.

Apesar de serem associados à vantagem de não ter de enviar as leituras, ter um contador inteligente não é sinónimo de envio automático. Isso só acontece se tiver a telecontagem ativada.

Contadores Inteligentes EDP: Contadores Digitais de Eletricidade

Os contadores inteligentes da EDP permitem aos clientes da comercializadora enviar as suas leituras dos contadores digitais forma automática.

Deixam de ser necessários os envios das leituras por telefone ou por email, facilitando todo o processo e garantindo igualmente que não necessita de se lembrar de enviar os números das leituras todos os meses.

Contadores Inteligentes EDP

Com um Plano Nacional para a Instalação, os contadores inteligentes de eletricidade são uma das grandes apostas do mercado da eletricidade.

Espera-se que em 2020 seja possível que 60% dos clientes domésticos já tenham este tipo de aparelho em casa.

A EDP Distribuição é a responsável pela instalação destes contadores na casa dos portugueses. Isto significa que seja qual seja a sua fornecedora de eletricidade, ao mudar para um contador inteligente, este será propriedade da EDP.

Contadores Inteligentes de Gás Natural

Apesar de serem menos conhecidos - e não integrarem o Plano Nacional para a Instalação de Contadores Inteligentes - também existem os contadores inteligentes de gás natural.

Em 2019, através de uma parceria da Galp com a Lisboagás, foram instalados 100 contadores inteligentes de gás natural na área de Lisboa, Cascais e Sintra.

Tal como os de eletricidade, cada contador inteligente de gás natural estabelece o contacto com a distribuidora de gás natural que lhe corresponde - neste caso seria a Lisboagás - permitindo aceder aos dados de consumo a cada momento e de forma remota.

Contador Inteligente: Como funciona?

O funcionamento do contador inteligente é bastante simples. Para saber as suas leituras deve dirigir-se ao aparelho e fazer o seguinte:

  1. Clique no botão que está na parte da frente do contador digital;
  2. Procure o código 1.18.1 - esse é o consumo no período de horas de vazio;
  3. Procure o código 1.18.2 - esse é o consumo no período de horas de ponta;
  4. Procure o código 1.18.3 - esse é o consumo no período de horas de cheias;

As leituras dos contadores inteligentes são registadas em intervalos de tempo de até 15 minutos, garantindo uma maior exatidão na hora de pagar as suas faturas de energia.

Telecontagem

A telecontagem é a grande vantagem que pode associar ao seu contador inteligente de luz. Com um contador com telecontagem, deixa de precisar de comunicar as leituras à sua comercializadora ou distribuidora, já que passam a ser enviadas automaticamente.

Telecontagem Contadores Inteligentes

Mas essa não é a única vantagem da telecontagem. Também pode realizar as seguintes gestões:

  • Operações à distância: como alterar a potência ou a tarifa que tem contratada;
  • Despiste de avarias mais eficaz já que consegue ver cada problema;
  • Maior controlo sobre os seus consumos;

Recusar Contador Inteligente

Não é possível recusar o contador inteligente, nem a sua instalação. Com o objetivo de modernizar e simplificar o mercado de energia, a tendência é para que, pelo contrário, em 2020 já a maioria dos portugueses tenha este tipo de contador instalado.

Mas não precisa de se preocupar com o preço do contador inteligente: é grátis. Uma vez que é instalado no seu imóvel mas continua a ser propriedade da empresa de distribuição, não precisa de pagar nenhum valor extra.

Ao ter um contador inteligente continua a pagar o mesmo pela sua potência contratada mas, antes de deixar de comunicar as leituras, deve certificar-se junto da sua distribuidora se já está a funcionar a telecontagem.

Contadores Inteligentes em Portugal

No final de 2018, estavam instalados 1,9 milhões de contadores inteligentes em Portugal. Mesmo sendo um número considerável, corresponde apenas a 31% do número total de clientes. Assim, o objetivo é que até 2024 sejam instalados 4,1 milhões de contadores inteligentes.

Contadores Inteligentes Portugal

Apesar de também existirem contadores inteligentes de gás natural, estes ainda não estão incluídos no plano nacional que instala estes contadores em Portugal.

Eis as marcas dos contadores inteligentes que existem, até ao momento, no país.

  • Sagemcom CX1000-6 (monofásico)
  • Sagemcom CX2000-9 (trifásico)
  • ZIV 5CTM (monofásico)
  • Itron ACE6000 (trifásico)

O caminho para a modernização vai ser gradual, adianta a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A fase de transição para o sistema em que o cliente não tem de fazer a leitura do contador digital já começou e vai prolongar-se até dezembro de 2020. Caso tenha mais dúvidas sobre outros temas sobre as contagens da luz ou gás natural, como ler a fatura ou saber que outros termos e conceitos deve conhecer para saber interpretar o seu consumo de energia, visite a nossa página com as perguntas mais frequentes.

Atualizado em

Pague menos pela sua fatura de energia ⚡