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Teletrabalho sobrecarrega internet em Portugal: Medidas das operadoras

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Teletrabalho aumenta tráfego internet

O Estado de Emergência voltou a ser prolongado em Portugal, as escolas continuam fechadas e há milhões de pessoas em regime de teletrabalho. O consumo de internet fixa está a aumentar e as operadoras já estão a tomar medidas para evitar sobrecargas e anomalias nas redes.

Em época de quarentena e com cada vez mais portugueses a trabalhar a partir de casa o tráfego de internet fixa está a subir. As operadoras garantem que ainda não registaram falhas ou sobrecargas mas que, ainda assim, estão a reforçar as redes para prevenir e evitar quaisquer anomalias.

O maior fluxo de consumo regista-se, essencialmente, em serviços "Over-the-top" ou OTT como o Netflix ou a HBO, por exemplo, como explica a Altice Portugal:

Na Altice Portugal temos vindo a registar um aumento muito significativo de tráfego na rede fixa de internet e em especial na utilização de OTT.

Para minimizar as anomalias no serviço, a Netflix e a HBO Portugal já tomaram medidas para reduzir a definição dos seus conteúdos a pedido da Comissão Europeia.

Operadoras respondem ao aumento do tráfego de internet fixa com o teletrabalho

O aumento do consumo de internet é, no entanto, transversal a todas as operadoras e, além da Altice (Meo), a NOS, a Vodafone, a Nowo e a Oni também já estão a adotar medidas preventivas.

Com a permanência das escolas fechadas, as operadoras estão a avaliar os efeitos do teletrabalho no consumo de internet que se espera que, ao longo das próximas semanas, continue a aumentar.

A NOS registou um aumento de tráfego durante este período de quarentena graças ao coronavirus, mas afirma que ainda não se verificaram anomalias nem interrupções do serviço, embora tenha existido um "congestionamento pontual em algumas zonas do país em que a monitorização permanente permitiu ir ajustando a rede" em função do consumo. A NOS apela à adoção de boas práticas relativas à utilização da internet durante esta quarentena, consoante as indicações do Governo e da própria operadora.

Os mesmos esforços estão a ser efetuados por todas as operadoras de telecomunicações que garantem ter reforçado a monitorização das suas redes e estar prontas para responder e aumentar a capacidade das redes de internet.

Medidas sugeridas pelas Operadoras
  • Como esperam as operadoras minimizar os impactos da pandemia em Portugal?
  • Medidas apresentadas ao Governo, pela Vodafone, Meo (Altice) e NOS, em Março de 2020:
  • Mantendo a qualidade do serviço de redes de comunicações, ao longo da quarentena;
  • Garantindo a capacidade de rede necessária, especialmente para as áreas e funções prioritárias do Estado;
  • Incentivando e promovendo a necessidade de quarentena: O atendimento é feito online, e apenas se mantêm abertas algumas lojas específicas;
  • Alertando para procedimentos antifraude: As visitas das operadoras só acontecem caso tenham sido previamente acordadas com o cliente;
  • Oferecendo recomendações para quem está a trabalhar em casa, incentivando a utilização responsável das redes;
  • Disponibilizando a toda a comunidade acesso gratuito aos canais desportivos e 10GB de dados móveis durante um mês.

A Nowo e a Oni estão já um passo à frente e, face ao aumento de tráfego de internet registado, já aumentaram a capacidade das suas redes.

Anomalias e problemas de velocidade da internet: Comunique-as à sua operadora

Independentemente do período de quarentena, as dificuldades de acesso à internet são comuns e podem ocorrer a qualquer altura, associadas à sobrecarga de utilizadores, à má conexão do router ou ao posicionamento do aparelho, por exemplo.

Atualmente, o trabalho remoto está a aumentar o volume de utilizadores ligados à rede, e é ainda mais provável que note alterações na velocidade da sua internet ou algumas intermitências na rede.

Ainda assim, antes de comunicar quaisquer anomalias à sua operadora, deverá efetuar alguns procedimentos para testar a rede e entender melhor qual é o problema e porque não está a conseguir trabalhar em casa pela internet. Para isso, siga os seguintes passos:

Qual é o problema da sua internet?

Velocidade da Internet

Se a sua internet lhe parece mais lenta do que o normal, antes de contactar a sua operadora, deve efetuar o Speedtest. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Se possível, ligue o seu computador ao router com um cabo de rede, para obter resultados mais reais no teste de velocidade;
  • Caso não seja possível, aproxime o seu computador do router o máximo que conseguir, para minimizar a perda de sinal por wi-fi;
  • Evite ao máximo que haja mais algum dispositivo, além do seu computador, ligado à mesma rede no momento do teste;
  • Antes de testar a velocidade da sua internet NOWO, Oni, Vodafone, NOS ou MEO, confirme que fechou todas as janelas e browsers;
  • Clique em "Iniciar Teste" para confirmar a velocidade da internet.

No final, apenas terá de interpretar os resultados do Speedtest e, caso não correspondam ao serviço de internet contratado, entre em contacto com a sua companhia.

A rede está intermitente

Se a sua ligação à internet está constantemente a desligar-se, siga os seguintes passos para tentar estabilizá-la:

  • Comece por reiniciar o seu router;
  • Espere que as luzes parem de piscar e voltem a ficar todas verdes;
  • Aguarde alguns segundos e volte a testar o acesso à internet verificando se a ligação já está estável.

Depois de identificar o problema e caso não tenha conseguido resolvê-lo, deverá contactar a sua operadora de internet. Na tabela abaixo disponibilizamos-lhe os contactos das principais operadoras de telecomunicações a atuar no mercado português.

Se tem uma avaria na internet, contacte com a sua operadora
Apoio Informático NOWO 16 804
Apoio técnico Vodafone: TV Net Voz 16 913
Apoio ao Cliente NOS: Internet Fixa 16 108
Apoio Técnico Meo (Altice) 16 209
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