Matosinhos é primeira cidade do país com cobertura 5G operacional

Matosinhos com cobertura 5G

A operadora de telecomunicações NOS lançou uma experiência-piloto na cidade de Matosinhos com tecnologia 5G, em parceria com a Huawei.

Matosinhos torna-se assim na primeira cidade portuguesa com rede 5G totalmente operacional (100%).

No próximo ano iremos certamente assistir ao nascimento de uma nova era digital.

Muito se tem ouvido falar na rede 5G em Portugal nos últimos tempos, e os primeiros testes já começaram.

A operadora NOS, em conjunto com a gigante chinesa Huawei, levou a cabo um projecto-piloto para cobrir a cidade de Matosinhos (Porto) com rede 5G.

A rede 5G da NOS em Matosinhos utiliza o espectro na banda dos 3.5GHz, solicitada à ANACOM para efeito de testes.

A infraestrutura 5G de Matosinhos é composta por uma rede com cerca de 20 estações rádio que cobrem integralmente a cidade.

A nova rede está integralmente operacional e disponível para alguns segmentos.

Por agora, a rede 5G em Matosinhos apenas está disponível em regime de teste para a autarquia, empresas e pólos de investigação.

De acordo com o CEO da NOS, Miguel Almeida, "ao dotar a cidade de Matosinhos com uma rede 5G, a NOS posiciona-se na linha da frente na implementação desta nova tecnologia e assume um papel de liderança na inovação associada às cidades inteligentes e ao desenvolvimento das sociedades 5.0".

O CEO da operadora afirma ainda que "a tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade portuguesa, das empresas e instituições públicas aos cidadãos, e que o pioneirismo da NOS vai constituir um contributo inquestionável para o desenvolvimento económico e social do país", concluiu o responsável."

Ao implementar a rede 5G poderão ser atingidas velocidades de acesso à internet até 10 vezes superiores àquelas que se verificam atualmente.

A tecnologia 5G traz consigo a possibilidade de um futuro mais conectado, com a possibilidade de suportar 1M de equipamentos/Km2 (isto inclui telemóveis, sensores, câmaras, entre outros dispositivos).

A cidade de Matosinhos vai assim funcionar como um "laboratório" em ambiente real para a operadora testar as potencialidades e fragilidades da rede 5G, bem como testar novas soluções e serviços para os mercados residencial e empresarial.

De notar que já começam a surgir no mercado as primeiras soluções para suportar redes 5G.

Já estão a ser comercializados smartphones e tarifários móveis aptos para utilização de rede 5G.

Tanto a Vodafone como a NOS já têm tarifários móveis 5G, são eles o Red Infinity da Vodafone e o Sem Limites da NOS.

Atualizado em