chamada gratuita

Quer saber qual o melhor tarifário de telecomunicações?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando o pacote de TV, Internet ou Telefone ideal para si.

chamada gratuita

Quer saber qual o melhor tarifário para si?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando o pacote de TV, Internet ou Telefone ideal para si.

Saiba o que é o Roaming e como ativar na sua operadora

Roaming

Saiba o que é o roaming, como funciona o roaming de dados e o que mudou com o fim do romaing na Europa. Mostramos-lhe também como ativar o roaming na MEO, NOS, Vodafone e NOWO.


O que é o Roaming?

O que é o Roaming? O Roaming consiste na utilização ocasional do seu número de telemóvel fora do país. Por exemplo, quando viaja de férias ou em trabalho e utiliza o seu telemóvel no estrangeiro está a utilizar o seu telemóvel em Roaming.

A utilização do seu telemóvel em roaming funciona através de acordos entre as operadoras portuguesas e as operadoras locais (do país para o qual viaja), em que passa a utilizar a rede disponível nesse país para efetuar as suas comunicações.

Por este motivo, estas comunicações estão sujeitas a um tipo de taxação diferente. No entanto, com o fim do roaming na União Europeia já é possível efetuar comunicações dentro da UE, sem pagar mais por estar a utilizar o seu tarifário em roaming.

Saiba o que muda com o fim do roaming na Europa.

Quando estiver no estrangeiro e quiser efetuar chamadas em roaming para Portugal, não se esqueça de marcar o indicativo do país. Neste caso, o indicativo de Portugal é o +351 ou 00351. Tem que adicionar este indicativo a qualquer número para conseguir fazer chamadas para Portugal a partir do estrangeiro.

Para conseguir efetuar comunicações em roaming também é necessário ter o serviço de roaming ativo no seu telemóvel. Este serviço normalmente já está ativo por defeito na maior parte dos tarifários. No entanto, não queremos que chegue ao seu destino sem o roaming a funcionar.

A primeira coisa a fazer é ativar o roaming no seu telemóvel. Pode entrar em contacto com a sua operadora para saber qual o estado do roaming no seu cartão. Se o roaming não estiver ativo, vamos mostrar-lhe neste artigo como ativar o roaming.

Escolha a operadora correspondente para saber como pode ativar o roaming. 👇

Para além de ter o roaming ativo no seu telemóvel, também é importante saber quanto vai pagar pelas comunicações que fizer em roaming.

Apesar de a maior parte dos tarifários já incluírem comunicações na União Europeia, se viajar para outras zonas do mundo pode pagar elevadas taxas de roaming.

Antes de viajar consulte sempre a sua operadora para perceber qual o melhor plano/tarifário para efetuar chamadas em roaming, de acordo com o país/países para onde vai viajar.

Mas qual é a diferença entre roaming e chamadas internacionais?

  • Roaming:
    Considera-se roaming quando utiliza o seu cartão no estrangeiro para fazer chamadas.
  • Chamadas Internacionais:
    Por outro lado, se está em Portugal e efetua chamadas para números estrangeiros, essas chamadas são consideradas chamadas internacionais e são taxadas de acordo com o plano de preços do seu tarifário.

Como funciona o Roaming de Dados?

roaming dados

O conceito de roaming engloba não só as comunicações telefónicas e por SMS, mas também a utilização dados em roaming.

Atualmente poucos são aqueles que conseguem viver sem dados móveis para aceder à internet, ver vídeos, filmes ou TV em streaming, aceder ao Whatsapp ou publicar as fotos das férias no Instagram. O roaming de dados permite-lhe utilizar os dados móveis em roaming para fazer tudo isto e muito mais.

É importante saber se o seu tarifário de telemóvel lhe permite utilizar os dados em roaming e quais os custos adicionais no caso de ultrapassar a Política de Utilização Responsável.

O que é a Política de Utilização Responsável (ou PUR)? A Política de Utilização Responsável (PUR) é um conjunto de medidas da operadora com vista a limitar o acesso e utilização de determinados serviços. A Lei das Comunicações Eletrónicas admite que as operadoras de telecomunicações tomem medidas para condicionar o tráfego, de modo a evitar que seja esgotada a capacidade num segmento de rede ou impedir que a capacidade contratada seja ultrapassada.

A PUR aplica-se, não só às chamadas e SMS, mas também ao roaming de dados. Ao contratar um tarifário, a operadora deverá fornecer indicações sobre o plafond de comunicações e a respectiva Política de Utilização Responsável, quer em território nacional, quer em roaming.

A Política de Utilização Responsável de dados em roaming não é igual para todos, já que cada tarifário e operadora tem as suas próprias condições. Para saber qual a PUR de dados móveis em roaming no seu tarifário, deve contactar a sua operadora.

Se quer saber mais sobre o roaming de dados móveis ou sobre os melhores tarifários para utilizar em roaming, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações através do 211 451 726. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

No tópico seguinte mostramos-lhe como pode ativa e desativar os dados em roaming a partir do seu telemóvel, para evitar cobranças elevadas.

Como ativar e desativar dados móveis em Roaming?

O roaming tem que estar ativo no seu cartão para conseguir aceder aos dados móveis em roaming. A ativação do roaming é feita pela sua operadora. No entanto, pode ativar e desativar os dados móveis no seu equipamento para evitar gastar dados móveis desnecessários.

Ativar/Desativar Dados Móveis em Roaming em Android

1. Configurações

2. Redes Móveis

3. Dados em Roaming

4. Deve ativar ou desativar, conforme pretendido

Ativar/Desativar Dados Móveis em Roaming em iPhone

1. Definições

2. Dados Móveis

3. Opções

4. Deve ativar ou desativar o Roaming de Dados, conforme pretendido

Pode variar de acordo com a versão do Android ou iOS.

Há situações em que não é aconselhável usar os dados móveis em roaming, como é o caso das atualizações no smartphone. Deve esperar para ter acesso ao sinal de Wi-Fi.

Para evitar este gasto de dados desnecessário, poder utilizar a opção do seu telemóvel que lhe permite desativar os dados móveis em roaming e assim não tem que se preocupar com cobranças excessivas na fatura no final do mês.

A opção para ativar e desativar os dados em roaming permite-lhe ter um maior controlo sobre os consumos e gastos.

O que acontece com o fim do Roaming na Europa?

roaming europa

As novas regras para o roaming na Europa foram implementadas a 15 de junho de 2017. Até então, todas as comunicações efetuadas fora do país estavam sujeitas a uma taxa extra. Agora, o roaming dentro dos países da União Europeia não tem custos adicionais.

Esta data marcou o fim do roaming na Europa e por isso sempre que viajar nos países da UE, não paga taxas extra para efetuar comunicações.

Por exemplo, antes desta medida de roaming na Europa, quem ligava do estrangeiro para Portugal tinha de pagar uma taxa adicional pela chamada. Quem recebia a chamada também pagava, apesar de ser um valor mais baixo do que quem fazia a chamada.

Desde então que não existem sobretaxas por chamadas, SMS ou roaming de dados na Europa. Quando liga do estrangeiro para um número português, paga o mesmo que pagaria se estivesse a efetuar essa chamada em Portugal.

Roam like at home - todos os utilizadores com um número de telemóvel de um dos países da União Europeia passam a pagar comunicações nos outros países comunitários aos mesmos preços praticados no seu tarifário normal.

Ainda assim, sempre que entra num outro país recebe uma mensagem automática a indicar que está a usufruir do seu tarifário em roming e quais os preços das chamadas, SMS e dados móveis.

As operadoras são obrigadas por lei a fornecer estas informações aos utilizadores de roaming na Europa. Também é possível que receba outro tipo de alertas relativamente aos gastos consumidos, para que nao tenha surpresas na sua fatura de telecomunicações.

Com o fim do roaming na Europa as condições tornaram-se mais vantajosas, sobretudo para quem viaja com alguma frequência entre países. No resto do mundo ainda se aplicam taxas adicionais de comunicações e em alguns casos podem chegar a valores astronómicos.

Se ficou com dúvidas sobre o roaming na Europa, ou como utilizar os seus dados móveis em roaming, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

Nos tópicos seguintes mostramos-lhe como pode ativar o roaming na sua operadora e quanto vai pagar pelas chamadas em roaming.

Como ativar o Roaming MEO?

Ativar Roaming MEO: Pré-pagos

✅ Se tem um cartão pré-pago MEO (de carregamentos), o roaming MEO só fica ativo quando fizer um mínimo de 15€ em carregamentos

✅ As comunicações são descontadas do saldo do cartão

✅ Para efetuar comunicações em roaming nos países onde não há Roaming automático é necessário aderir ao serviço de Roaming Automático + Contratual

✅ Para aderir ao Roaming Automático + Contratual dirija-se à loja MEO mais próxima

Ativar Roaming MEO: Pós-pagos

✅ O Roaming MEO já está ativo nos cartões pós-pagos

✅ As comunicações que efetuar em roaming serão apresentadas posteriormente na sua fatura

✅ Se tem um plafond de chamadas, dados e SMS gratuitos, poderá continuar a utilizar o seu tarifário MEO em roaming

Como pode ver, é muito fácil ativar o roaming MEO. No caso dos pós-pagos nem precisa de fazer nada porque o roaming já está ativo nestes cartões. Mas para ter a certeza de que consegue utilizar a internet em roaming, não se esqueça de ativar os dados em roaming no seu telemóvel.

Quando estiver a utilizar o seu tarifário MEO em roaming, irá receber alertas de consumo quando estiver próximo de esgotar o plafond de comunicações (dados ou chamadas). Também pode consultar os consumos realizados em roaming na sua área de cliente My MEO.

roaming meo

Este é um exemplo do que pode ver na área de cliente MEO sobre os seus consumos em roaming. Pode ver o que já gastou em roaming e quanto lhe falta para atingir o plafond de comunicações e dados móveis contratado.

O roaming da MEO na Europa é gratuito na maioria dos tarifários porque atualmente não paga taxas adicionais de roaming. Se quer saber mais sobre os melhores tarifários para utilizar em roaming, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Podemos ajudá-lo a comparar tarifários gratuitamente.

Como ativar o Roaming Vodafone?

Por norma, não será necessário ativar o roaming Vodafone no seu número móvel.

O serviço de roaming na Vodafone já está ativo por defeito nos cartões. De qualquer forma, antes de viajar deve sempre entrar em contacto com a operadora para ver qual o melhor plano para realizar chamadas em roaming.

Tarifário Pré-pago Vodafone

✅ As comunicações que efetuar em roaming são descontadas do seu saldo

✅ Antes de viajar, confirme se o roaming automático está disponível no país de destino

Tarifário Pré-pago Vodafone

✅ As comunicações efetuadas em roaming Vodafone serão apresentadas na sua fatura

✅ Pode consultar os seus consumos em roaming sempre que desejar

Qualquer que seja o seu tipo de tarifário (pré-pago ou pós-pago), as comunicações Vodafone em roaming na Europa são taxadas de acordo com o seu tarifário para outras redes nacionais e as chamadas de voz recebidas são gratuitas.

O consumo de dados em roaming Vodafone pode ficar sujeito a uma Política de Utilizaçao Responsável (PUR). Depois de esgotar a PUR será aplicada a tarifa regulada de €0,0043/MB, com taxação efetuada ao KB.

Se viajar para fora do Espaço Económico Europeu, existem vários planos de roaming Vodafone mais vantajosos e económicos, como é o caso do Global Daily Roaming.

Icone globo

Plano Vodafone em Roaming (fora da UE)

Para quem viaja para fora do Espaço Económico Europeu, o Global Daily Roaming é o plano de roaming Vodafone que lhe permite comunicar fora da UE com um pacote de 50 minutos, 50 SMS e 50MB (100MB para EUA e Canadá) para aceder à internet. Este plano tem um valor fixo de 7,50€ por dia de utilização (3€ para EUA e Canadá).

Quando estiver no estrangeiro e precisar de saber informações sobre as tarifas de chamadas e dados em roaming Vodafone, pode ligar para o +351 911 691 000. Se quiser apenas consultar o seu saldo basta marcar o *#100#, seguido de tecla de chamada.

Para saber mais sobre o roaming Vodafone ou sobre as melhores tarifas de roaming para utilizar no Espaço Económico Europeu ou fora do Espaço Económico Europeu, entre em contacto com a nossa equipa.

Como ativar o Roaming NOS?

Ativar Roaming NOS: Pré-pagos

✅ Nos tarifarios pré-pagos, o valor das comunicações em roaming será descontado do seu saldo

✅ Se viajar para um país onde não existe roaming automático, deve ativar o roaming contratual

✅ Pode ativar o roaming contratual numa loja NOS ou pelo 16 993

Ativar Roaming NOS: Pós-pagos

✅ Se tem um tarifário Pós-pago, as comunicações que fizer em roaming NOS vão ser debitadas na sua fatura

✅ Nestes casos é importante acompanhar e controlar os gastos e consumos em roaming, para não ter surpresas na fatura

✅ Para consultar o seu plafond em roaming marque o *111#

À semelhança das restantes operadoras, o roaming NOS por norma já está ativo nos tarifários pós-pagos (de fatura). Mas no caso de ter um tarifário pré-pago (de carregamentos) deve confirmar com a operadora se necessita de ativar o roaming contratual.

Existem alguns países onde nao está disponível o roaming automático e, nesses casos, é necessário assinar o roaming contratual antes de viajar para o destino.

Nos países com roaming automático é sempre mais fácil efetuar comunicações em roaming e conectar-se à rede. Quando chega ao destino, o seu telemóvel liga-se automaticamente a uma das redes com as quais a NOS tem acordos de roaming.

Se este procedimento não resultar pode efetuar a seleção manual de rede no seu equipamento móvel para conseguir utilizar o roaming da NOS. O preço a pagar pelas comunicações em roaming será o mesmo, independentemente da rede que escolher no país de destino.

No que diz respeito à utilização de dados em roaming NOS, relembramos que quase sempre existe uma Política de Utilização Responsável e que deve ter atenção ao consumo de dados em roaming.

Deixamos-lhe algumas dicas para não gastar dados em roaming sem necessitar. Estas dicas são válidas para o roaming da NOS ou das restantes operadoras.

  • Como poupar dados em roaming?
  • Desativar as atualizaçõs automáticas do telemóvel
  • Faça o download de mapas e aplicações antes de ir de viagem
  • Ative e desative os dados em roaming no seu telemóvel, conforme necessário (veja aqui como ativar e desativar dados em roaming)

Quer conhecer todos os tarifários da NOS? Clique no botão em baixo para ver todos os tarifários da NOS. A maioria destes tarifários já inclui roaming NOS para utilizar no Espaço Económico Europeu.

Como ativar o Roaming NOWO?

Não precisa de ativar o roaming NOWO! O serviço de roaming está ativo por defeito nos cartões de acesso móvel, de voz e dados da NOWO.

Praticamente todas as operadoras têm o serviço de roaming ativo de forma automática. Longe vão os tempos em que era necessário ativar o roaming antes de viajar.

Ainda assim, para não correr riscos, aconselhamos sempre a contactar a sua operadora antes de viajar, não apenas para garantir que tem o serviço de roaming perfeitamente operacional, mas também para escolher a melhor tarifa/plano de comunicações em roaming.

Mais uma vez, para quem viaja dentro do Espaço Económico Europeu as coisas são mais simples. Pode utilizar o seu tarifário NOWO em roaming dentro da UE sem pagar mais por isso. Quando o seu plafond de dados for consumido, o acesso é bloqueado.

O serviço de roaming NOWO está dependente da existência de cobertura o local de destino, bem como da existência de acordos estabelecidos entre a NOWO e a/as operadora/s no país de destino. Consulte a lista de acordos de roaming estabelecidos com a NOWO no estrangeiro.

A NOWO barrará o consumo de dados em roaming quando o cliente atingir o valor limite mensal de 50€/sem IVA, em comunicações dentro da União Europeia ou fora. Ao tráfego de dados gerado por Wifi não será aplicado este limite.

Relembramos que não precisa de ativar o roaming NOWO, mas aconselhamos sempre a contactar a operadora antes de viajar, para garantir que tem o melhor plano/tarifário para fazer comunicações e utilizar os dados em roaming.

Se ficou com dúvidas ou se quer saber qual o tarifário com as melhores condições NOWO em roaming, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

Atualizado em