Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

EDP Distribuição: Contactos e App para Comunicar Leituras Online

You are here

EDP Distribuição

A EDP Distribuição é a única distribuidora de eletricidade em Portugal. Independentemente da fornecedora de luz que tem contratada, é com esta empresa que deve entrar em contacto para comunicar leituras ou resolver problemas com a distribuição de eletricidade.


Comunicar Leituras EDP Distribuição

Independentemente de qual seja a sua fornecedora de eletricidade, saiba que pode ler as suas leituras no contador e comunicá-las à EDP Distribuição, através da app, do site da distribuidora ou do número disponibilizado para o efeito. Para comunicar leituras à EDP Distribuição, além do número que lhe aparece no visor do contador de luz, deve indicar os seguintes dados:

  • Documentos para comunicar leituras à EDP Distribuição
  • Código do Ponto de Entrega (CPE);
  • Número de Identificação Fiscal;
  • E-mail do Titular do Contrato de Luz;

Lembre-se que tanto pode enviar as leituras à EDP Distribuição, como ao seu comercializador de eletricidade. Enviando as leituras, previne que as suas faturas cheguem a casa baseadas em estimativas do seu consumo. Ainda assim, se preferir não o fazer, saiba que as inspeções da EDP Distribuição, para verificar contadores e retirar leituras, são obrigatórias de três em três meses.

Normalmente, estas leituras realizadas pelos técnicos da EDP Distribuição são gratuitas. No entanto, caso o acesso ao contador não seja permitido durante um largo período de tempo, obrigando a uma leitura extraordinária da EDP Distribuição, essa deslocação já pode ter custos associados - atualmente 6,63€ + IVA. Estes custos não serão pagos no momento, mas sim incluídos na próxima fatura de luz que receba em casa.

O corte na luz pela EDP Distribuição é muito raro. Tal só acontece quando a leitura do contador é impedida várias vezes seguidas e durante um longo período de tempo. Ainda assim, se tal acontecer, a distribuidora envia uma notificação antes.

Se for cliente da EDP Comercial, também pode instalar a app EDP Online, a partir da qual também pode comunicar as suas leituras.

EDP Distribuição

A EDP Distribuição surge em 2000, aparecendo no mercado da energia 24 anos depois da EDP - Eletricidade de Portugal. Representando a única distribuidora de eletricidade, a EDP Distribuição passa a gerir todos os processos de mudança de fornecedor a partir de 2006, data em que entra em vigor o mercado livre da energia.

Entre alguns dos prémios que distinguiram a distribuidora de luz portuguesa, destacamos o "Most Effective Recovery of the Year" da Business Continuity Institute e o "Good Practice of the Year" pela Renewables Grid Iniciative. Enquanto o primeiro foi entregue em 2014, pela recuperação da rede e serviços aos clientes que ficaram sem luz depois da tempestade que assolou Portugal Continental, o segundo foi entregue em 2018 e insere-se na categoria "Proteção Ambiental".

Foi também em 2018 que foi aprovada a Estratégia de Sustentabilidade 2020 da EDP Distribuição, contribuindo positivamente para a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

  • Dados EDP Distribuição
  • Distribui eletricidade a mais de 6 milhões de clientes;
  • Tem sede na R. Camilo Castelo Branco 43, em Lisboa;
  • Conta com uma rede de distribuição de mais de 245 mil km;
  • Emprega mais de 3 mil colaboradores;
  • Tem um capital social de mais de 200 milhões de euros;
  • É uma sociedade com o NIF 504394029;
  • Além da distribuição de energia elétrica, também presta outros serviços relacionados com a eletricidade.

Ao ser a operadora da rede de distribuição de luz, a EDP Distribuição serve como uma ponte entre as fornecedoras de energia e os clientes das mesmas. Além da distribuição de luz em Portugal, a EDP Distribuição também é a responsável pela assistência técnica à rede de eletricidade e pela gestão e resolução de problemas da luz pública. Também é a distribuidora a responsável pela verificação e leitura dos contadores de luz, seja ela a habitual (trimestral) ou extraordinária, bem como a instalação de uma nova ligação de luz.

Distribuidora no Mercado Livre da Eletricidade

Desde que surgiu o Mercado Livre em Portugal, os clientes deixaram de estar obrigados a contratar a mesma fornecedora de energia, podendo optar pela comercializadora que lhes traz mais vantagens. A transição do Mercado Regulado - onde a EDP Universal tinha o monopólio do fornecimento de eletricidade - para o Mercado Liberalizado, começou a fazer-se em 2006. Ainda assim, os clientes têm até ao final de 2020 para fazer a mudança uma vez que, a partir de 2021, vai deixar de haver comercialização de energia neste mercado.

Ainda assim, até ao momento, a distribuição de eletricidade, ao contrário da do gás natural, onde existem várias distribuidoras, continua a funcionar maioritariamente através, sendo a EDP Distribuição a principal distribuidora de luz em Portugal.

EDP Gás Distribuição

Depois de ter pertencido ao Grupo EDP desde 2008, a EDP Gás Distribuição foi comprada pela REN Gás em 2017, passando a denominar-se de REN Portgás Distribuição, S.A a partir daí.

Apesar de ainda ser conhecida e mencionada como EDP Gás, esta empresa responsável pela distribuição de gás natural na região litoral Norte de Portugal, como Porto, Braga e Viana do Castelo, não pertence ao grupo EDP.

EDP Distribuição Contactos: Telefones e Online

Além destes contactos de telefone da EDP Distribuição, lembre-se que a distribuidora de eletricidade tem várias lojas espalhadas de norte a sul do país, onde pode esclarecer todas as suas dúvidas. Apesar das zonas de Lisboa e do Porto serem as que têm mais balcões de atendimento da EDP Distribuição, todas as capitais de distrito também têm uma loja.

Além das lojas da EDP Distribuição de Lisboa e do Porto, existem balcões da distribuidora em Viana do Castelo, Braga, Bragança, Guimarães, Vila Real, Penafiel, Santa Maria da Feira, Viseu, Aveiro, Guarda, Covilhã, Figueira da Foz, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Caldas da Rainha, Évora, Setúbal, Beja, Portimão, Albufeira e Faro.

Pode agendar visita à loja da EDP Distribuição mais próxima de si no site da distribuidora. Desta forma, garante que é atendido mais rapidamente e evita filas de espera. Ao fazer essa marcação deve preencher um formulário online, onde explica o seu problema ou a informação que quer ver esclarecida. Aqui, deverá também esclarecer se a dúvida é relacionada com os serviços de distribuição ou de fornecimento, aí já relacionados com EDP Comercial.

Se não quer telefonar nem dirigir-se a uma loja ou balcão de atendimento, pode escrever para a fornecedora enviando uma carta para a seguinte morada da EDP Distribuição: R. Pólo Norte, Lt. 1.06.1.3A, 1998-034 Lisboa.

Uma outra opção é registar-se na área de cliente da EDP Distribuição. Esta plataforma, à qual pode aceder a partir do site da distribuidora, divide-se em dois tipos de clientes: domésticos ou empresariais. Para fazer o login na EDP Distribuição Online, enquanto cliente doméstico, deve indicar apenas o seu Número de Identificação Fiscal. Caso seja cliente empresarial, deve indicar o seu email e a sua password. Depois de fazer o login, esta também é uma boa opção para gerir vários trâmites de energia do seu contrato com a EDP Distribuição.

App EDP Distribuição

Uma das vantagens da EDP Distribuição é resolução de várias gestões online, através da app que pode descarregar tanto através da Google Play como da App Store, dependendo se tem um smartphone ou iphone, respetivamente. Com a app da EDP Distribuição pode realizar as seguintes gestões:

  • Comunicar Leituras;
  • Reportar anomalias ou falha de luz da EDP;
  • Gerir o Local de Consumo de Energia;
  • Aceder aos contactos da EDP Distribuição e às localizações das lojas.

Para comunicar as leituras à EDP Distribuição, não precisa de se registar e pode enviar os números do seu contador de eletricidade, independentemente do seu fornecedor de energia. Com esta app, pode inserir vários locais de consumo. Tal pode acontecer caso tenha mais do que uma casa, ou se tiver uma casa e um pequeno negócio para gerir ao mesmo tempo. Para esclarecer dúvidas sobre a EDP Distribuição, contacte a linha de apoio técnico 808 100 100. Este número está disponível todos os dias úteis entre as 8h e as 22h e a chamada tem o custo de uma chamada local.

EDP Distribuição Email

Uma das formas mais solicitadas pelos clientes da EDP Distribuição é o email. Desta forma, podem escrever um comentário, solicitar ajuda ou reportar um problema sem ter em conta horários de atendimento ou custos associados. Veja abaixo qual é o email da EDP Distribuição para um apoio ao cliente mais direto e personalizado.

EDP Distribuição Emailapoiocliente@edpdistribuicao.pt

Opiniões EDP Distribuição

Apesar de, ao contrário do que acontece com os fornecedores de luz, não poder escolher entre várias distribuidoras de eletricidade, convém estar sempre a par das opiniões da EDP Distribuição: o que dizem os clientes, quais os seus comentários sobre a distribuição de luz, bem como os principais problemas apontados à empresa.

Mudar Fornecedor Energia

Está insatisfeito com os serviços de energia que tem contratado?

Entre em contacto connosco para o ajudarmos a ver qual a melhor fornecedora de eletricidade para si e de que forma pode usufruir de todas as vantagens de ser cliente da EDP Distribuição.

EDP Distribuição: Reclamações e Comentários de Clientes

Apesar de poder apresentar uma reclamação à EDP Distribuição através de um dos canais já mencionados acima na área dos contactos, também pode optar por escrever no livro de reclamações da empresa. E longe vão os dias em que para o fazer tinha de se dirigir às instalações e escrever num livro.

Atualmente, pode tratar de todo o processo através do computador ou telemóvel, acedendo ao livro de reclamações online da EDP Distribuição. Apesar de não estar num local muito visível, pode aceder ao livro de reclamações da distribuidora a partir do rodapé do site da EDP Distribuição. Aí, pode realizar várias ações:

  • Apresentar uma reclamação à EDP Distribuição;
  • Consultar os detalhes e estado do processo de uma reclamação realizada anteriormente;
  • Solicitar informação à distribuidora e colocar dúvidas sobre a distribuição de eletricidade;
  • Fazer um elogio ou sugestão à empresa;

Entre as principais reclamações da EDP Distribuição encontram-se, por exemplo:

  • Mudança do contador de luz sem aviso prévio;
  • Atraso nos processos burocráticos;
  • Corte no fornecimento de luz.

Avarias EDP Distribuição: Via Pública

É bastante fácil reportar uma avaria à EDP Distribuição que afeta a via pública. No próprio site da empresa pode explicar o seu problema. Depois de selecionar no mapa a localidade de Portugal Continental onde se encontra o problema com a EDP Distribuição, deve indicar o tipo de anomalia nessa rua:

  • Lâmpada apagada;
  • Rua total ou parcialmente apagada.

Se esse poste (ou postes) de iluminação está devidamente identificado com um autocolante da Câmara Municipal, saiba que desligar esse ponto de iluminação foi uma ação realizada com o intuito de melhorar a eficiência energética. Se não, pode deixar uma descrição do sucedido, bem como anexar até três fotografias do(s) poste(s) em questão para que esse problema com a EDP Distribuição seja resolvido o mais rapidamente possível.