Leituras MEO Energia: Como e quando enviar e como ler o contador

Precisa de enviar as leituras à MEO Energia mas não sabe como? Neste artigo explicamos-lhe passo a passo como ler o contador e como comunicar as leituras à MEO Energia no tempo certo.
Como comunicar as leituras à MEO Energia?
De modo a evitar que as suas faturas de energia se baseiem em estimativas, deve enviar as suas leituras à MEO Energia, antiga PT Live, todos os meses. Pode fazê-lo de duas formas:
Quando entrar em contacto com a companhia é importante que tenha junto a si os seguintes dados:
- Número do contrato;
- Número de Contribuinte (NIF) do titular do contrato;
- CPE - Código Ponto de Entrega.
Além de poder comunicar as leituras à MEO Energia, pode, se preferir, enviá-las diretamente à E-Redes, a distribuidora de luz em Portugal Continental.
Como enviar as leituras à MEO Energia na área de cliente?
Saiba como comunicar as leituras à MEO Energia através da My MEO:
Entre na sua conta da área de cliente My MEO;
Aceda ao serviço de energia (que já deve ter previamente adicionado à sua conta);
Selecione a opção "Leituras";
Registe os valores que retirou da leitura do contador MEO Energia.
Por que devo enviar leituras à MEO Energia todos os meses? Para evitar que as suas faturas se baseiem em estimativas. Se comunicar as leituras mensalmente garante que só paga o que realmente consumiu.
A E-Redes, detentora de todos os contadores, é responsável por enviar as leituras aos fornecedores de energia de 3 em 3 meses. No entanto, se não comunicar as leituras à MEO Energia mensalmente, paga uma estimativa de consumo nos restantes meses.
Quando deve enviar as leituras à MEO Energia?
Há uma data específica para enviar as leituras à MEO Energia, que varia de contrato para contrato. Pode consultar a data certa em que deve comunicar leituras à MEO Energia através de:
- Área de cliente My MEO;
- Na 1ª página de uma fatura antiga;
- Ativando um alerta mensal por SMS.
Se comunicar as leituras à MEO Energia depois do período de tempo adequado, a fornecedora pode já não as ter em conta e calcular a fatura desse mês com base em estimativas.


Com dúvidas sobre como gerir as leituras da MEO Energia?
Nós ajudamos! Na Selectra, somos especialistas nos temas de luz e gás.


Com dúvidas sobre como gerir as leituras da MEO Energia?
Nós ajudamos! Na Selectra, somos especialistas nos temas de luz e gás.
Como ler a contagem da MEO Energia?
Para poder comunicar as leituras precisa, antes de mais, de saber tirar a contagem da MEO Energia. Para isso, aproxime-se do contador e veja como deve fazer a leitura:

A generalidade dos contadores de luz leem-se desta forma:
- Excluir os zeros à esquerda do mostrador e os dígitos sob o fundo vermelho ou a seguir à vírgula;
- Tomar nota dos restantes números.
Saiba que, no entanto, existem tipos de contadores cuja leitura se faz de forma diferente. Pode, inclusive, já ter um contador inteligente, que faz o envio de leituras de forma automática. Identifique primeiro o seu tipo de contador para poder ler a contagem MEO Energia.
Leituras MEO Energia: Perguntas Frequentes
Do que preciso para enviar as leituras à MEO Energia?
Para comunicar as leituras MEO Energia precisa: leitura do contador MEO Energia; número do contrato e do NIF do titular; CPE - código identificador da sua instalação elétrica. Depois de reunidos todos estes dados, saiba como comunicar as leituras à MEO Energia.
O que acontece se não comunicar as leituras à MEO Energia?
Se não comunicar as leituras à MEO Energia mensalmente, as suas faturas ao fim do mês são baseadas em estimativas de consumo. A E-Redes, distribuidora de eletricidade, é responsável por enviar as leituras à MEO Energia a cada 3 meses. No entanto, nos restantes meses a MEO Energia estima o seu consumo.
Há uma data para enviar as leituras à MEO Energia?
Sim. Pode encontrar a data ideal para enviar as leituras à MEO Energia na 1ª página de uma fatura antiga e na sua conta da área de cliente. Se pretender, pode ativar um alerta mensal para receber a data por SMS.
Porquê que a fatura vem por estimativa se dei a leitura à MEO Energia?
Isto pode acontecer por 3 motivos: enviou a leitura fora da data ideal para comunicar leituras MEO Energia; o seu contador foi alterado para um contador inteligente (depois de instalado, pode demorar até 6 meses a fazer as leituras automaticamente); esta é a primeira fatura que recebe da MEO Energia, depois de ter trocado de fornecedor. Se continuar com este problema, aconselhamos a contactar a MEO Energia.