Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

Significado de CUI: Como saber e interpretar o CUI Gás Natural

You are here

CUI

O CUI Código Universal de Instalação é um elemento fundamental do seu contrato de gás natural. Saiba qual o significado do CUI, em que situações vai precisar de o utilizar e como saber identificá-lo nas suas faturas de gas. Perceba ainda se o CUI muda caso decida mudar de companhia de gás natural ou alterar o titular do contrato.


CUI: O que é o Código Universal da Instalação

O significado de CUI é bastante simples. CUI são as iniciais de Código Universal da Instalação, o conjunto de números que identifica uma instalação de gás natural. Mas como o pode encontrar? Confira os dados na fatura de gás natural que recebe em casa.

Com um CUI de gás natural individual e intransmissível torna-se mais fácil identificar cada consumidor desta fonte de energia, como se se tratasse de um número do cartão de cidadão.

O Código Universal da Instalação é atribuído pela sua distribuidora de gás natural, no dia em que realiza a ligação de gás natural no imóvel, criando o ramal de ligação. Após essa atribuição, mesmo que altere o titular do contrato ou decida mudar de fornecedor de gás natural, o número permanece inalterado.

Por exemplo, o CUI da EDP vai ser o mesmo se decidir mudar para outra fornecedora de eletricidade. Uma vez que este número de identificação está relacionado com a distribuição de gás natural, a responsabilidade do CUI é da Lisboagás caso viva na área de Lisboa ou da Portgás, caso viva no norte litoral de Portugal, dependendo da situação.

CUI Gas Natural: Quando é necessário?

Além de identificar a instalação de gás natural, este número também é importante para realizar alterações ao seu contrato de gás natural. Saiba que são estas as gestões em que é necessário apresentar o código CUI:

Lembre-se que para solicitar o CUI à sua distribuidora deve ser o titular do contrato. Se não for esse o caso e precisar saber qual o CUI de gas natural do seu imóvel, deve pedir que ao titular do contrato para entrar em contacto com a distribuidora.

Caso tenha alugado uma casa e queira ter acesso ao seu contrato, deve pedir ao seu senhorio que faça a alteração de titular. Só desta forma vai poder gerir a sua contração de gás natural.

Já se tem uma das suas últimas faturas de gás em casa mas não o consegue identificar o CUI da instalação, saiba que o código deve ter esta estrutura:

Exemplo CUIPT 1234567812345678 XL

Como saber o CUI Gás Natural

O CUI é indicado em todas as suas faturas de gás natural. Para saber encontrar e como saber o CUI de Gás Natural. Apesar de estar presente nas faturas mensais e muitas vezes também se encontrar junto ao seu contador de gás natural, pode ter algum problema em qual é o seu número. Isso pode acontecer se, por exemplo, mudou de casa recentemente e ainda não recebeu nenhuma fatura. Nessas situações deve entrar em contacto com a sua distribuidora de gás natural.

  • Obter CUI Beiragás
  • Para clientes de gás natural de Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Guarda, Lamego, Lousã, Mangualde, Mortágua, Nelas, Santa Comba Dão, Seia, Tondela, Viseu
  • Obter CUI Dianagás
  • Para clientes de gás natural de Évora e Sines
  • Obter CUI Duriensegás
  • Para clientes de gás natural de Amarante, Bragança, Chaves, Marco de Canavezes, Vila Real
  • Obter CUI EDP Gás Distribuiçao / Portgás
  • Para clientes de gás natural de Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Vizela, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira
  • Obter CUI Lisbogás
  • Para clientes de gás natural de Alenquer, Amadora, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira
  • Obter CUI Lusitaniagás
  • Para clientes de gás natural de Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcobaça, Anadia, Aveiro, Batalha, Caldas da Rainha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Figueira da Foz, Ílhavo, Leiria, Marinha Grande, Mealhada, Montemor-o-Velho, Murtosa, Nazaré, Óbidos, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pombal, Porto de Mós, Rio Maior, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Soure, Vagos, Vale de Cambra
  • Obter CUI Medigás
  • Para clientes de gás natural de Faro, Olhão, Portimão
  • Obter CUI Paxgás
  • Para clientes de gás natural de Beja
  • Obter CUI Setgás
  • Para clientes de gás natural de Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal
  • Obter CUI Sonorgás
  • Para clientes de gás natural de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Póvoa de Lanhoso
  • Obter CUI Tagusgás
  • Para clientes de gás natural de Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Alvaiázere, Pedrógrão Grande, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Sardoal, Mação, Constância, Golegã, Abrantes, Gavião, Torres Novas, Alcanena, Santarém, Chamusca, Alpiarça, Cartaxo, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche, Ponte de Sôr, Avis, Nisa, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Portalegre, Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Sousel, Elvas, Campo Maior, Arronches

CPE ou CUI: Qual é a diferença?

Se a sua moradia tem eletricidade e gás natural e precisa de apresentar um código de identificação do equipamento, é normal que haja alguma confusão: dizer o CPE ou o CUI?

Enquanto o Código de Ponto de Entrega (CPE) está relacionado com a ligação elétrica, o CUI é o número que identifica instalação de gás natural. Ambos são códigos presentes nas faturas de energia e podemos dizer que há mais que os une do que o que os separa uma vez que são solicitados para os mesmos processos, como a alteração de titular do contrato.

No entanto, o que os distingue é que o CPE é requisitado para gestões de contratos de eletricidade, enquanto o CUI serve para identificar o contrato de gás natural.