Rescindir Contrato de Telecomunicações pela Internet: o que vai mudar?

Cancelar Contrato de Telecomunicações por Internet
Rescindir Contrato de Telecomunicações

Com a apresentação do Orçamento de Estado para 2020, vai ser mais fácil rescindir os seus contratos com a MEO, NOS, Vodafone e NOWO pela internet: graças a uma nova plataforma digital que estará pronta no final de março de 2020.


Na hora de cancelarem o contrato de telecomunicações, muitos clientes queixaram-se à ANACOM e no Portal da Queixa de todos os entraves colocados pelas operadoras tanto no atendimento telefónico como em loja. Por isso, o Governo vai criar uma plataforma online para facilitar o processo de rescisão de contrato de serviços.

Vai ser possível rescindir contratos da MEO, NOS, Vodafone ou NOWO?

Com o lançamento da Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações marcado para o final de março de 2020 (no fim do primeiro trimestre do ano), vai ser possível rescindir contrato da MEO, NOS, NOWO e com a Vodafone de forma mais simples.

O objetivo desta plataforma online para cancelar contratos de telecomunicações é centralizar todo o processo num único ponto, facilitando a sua gestão tanto para os clientes como para as operadoras.

Apesar de ainda não existem informações claras sobre este novo projeto do Governo para rescindir contratos de telecomunicações, esta nova plataforma poderá ser usada por clientes que têm serviços com ou sem fidelização.

Até ao momento não se sabe também de que forma vão estar envolvidas as companhias de telecomunicações neste processo: como vão ser notificadas ou como vão ser notificadas pelos clientes com os seus pedidos de rescisão de contrato de serviços.

Queremos que esteja a par de todas as novidades sobre a rescisão de contratos com a NOS, MEO, Vodafone ou NOWO. Por isso, vamos fornecer-lhe todas as informações sobre esta nova plataforma online quando existirem novas informações.

Sabia que as operadoras são obrigadas a apresentar contratos com linguagem mais simples?

Foi em dezembro de 2019 que a Comissão Europeia aprovou um novo regulamento que obriga as operadoras a apresentarem contratos de telecomunicações com uma linguagem mais simples: conhecidas como o resumo de contrato aos consumidores europeus.

No regulamento aprovado, a Comissão apresenta um modelo para estes novos contratos de serviços de telecomunicações: de TV, internet, telefone e mesmo para tarifários móveis.

Os contratos da MEO, da Vodafone, da NOWO e os contratos da NOS devem agora seguir o modelo em algumas das principais informações que devem constar no contrato: para preços, serviços, velocidade de internet e condições de renovação ou rescisão do contrato.

Com este medida, pretende-se que os consumidores não tenham dúvidas sobre os contratos que assinam: tanto no momento de contratação, como na rescisão de contrato de telecomunicações.

No início do ano, a NOS apresentou aos novos clientes uma ficha de informação normalizada (a par com o contrato da NOS) para que tenham toda a informação mais "mais clara e resumida". É uma prática já elaborada pelos bancos, antes de aderirem a produtos bancários.

Esta ficha de informação, fornecida com o contrato de serviços NOS, detalha as informações sobre as principais características dos serviços: ofertas e descontos associados, fidelização, encargos de uma rescisão antecipada, entre tantos outros.

Prevê-se que este tipo de informação passe a ser disponibilizada por qualquer companhia de telecomunicações, antes dos clientes assinarem contrato.

Se não sabe o que deve fazer para rescindir o seu contrato atual ou precisa de ajuda para comparar os melhores pacotes do mercado (da Vodafone, NOS, NOWO ou MEO), então pode contactar-nos para ajudarmos sem qualquer compromisso.

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