logo nos
logo nos

✍️ NOS: toda a informação para contratar TV, Net, Voz e Tarifários

Serviço independente de comparação de serviços da NOS e de outras operadoras.

Como fazer o Teste de Velocidade da NOS: todos os passos

Speedtest NOS

Conheça as várias opções de Speedtest da NOS para medir a velocidade de internet. Damos-lhe algumas dicas para aumentar a velocidade de internet da NOS e saber a que dados deve prestar atenção no resultado do Speedtest da NOS.


Como testar a velocidade de internet na NOS: todas as opções

Faça o teste de velocidade à NOS com o nosso Speedtest

Aconselhamos o uso do nosso speedtest se usar a internet da NOS para ver a velocidade com que navega onlne. Conecte-se com um cabo de rede ao router da NOS para ter resultados mais precisos e reais.

O nosso Speedtest vai mostrar-lhe a velocidade com que navega na internet fixa da operadora NOS. Deve verificar se está a ter a velocidade que realmente contratou com os resultados do teste de velocidade à internet NOS.

Pode também testar a velocidade da internet móvel da NOS com o teste de velocidade à internet da NOS, mas vai ter resultados totalmente distintos de um teste feito à velocidade de internet fixa.

Se a velocidade de internet NOS (fixa) for muito inferior à que aderiu, deve entrar em contacto com o apoio ao cliente da NOS. Mas não se esqueça de repetir o teste num outro momento, de forma a verificar se o resultado continua igual.

A chamada para o apoio técnico da NOS para resolver qualquer questão com a velocidade de internet da NOS não é paga se for feita a partir da rede fixa ou móvel da NOS.

Mas existem ainda 2 outras opções de Speedtest da NOS disponíveis: um teste de velocidade que só executado em Windows e outro para os restantes sistemas operativos.

icone computador

Speedtest da NOS para Windows

Se tem um computador com sistema operativo da Windows deve usar este speedtest da NOS para verificar a velocidade da sua internet fixa.

icone computador

Speedtest da NOS para outros sistemas operativos

Se tiver um PC com outro sistema operativo, então deve usar este teste de velocidade da NOS para conseguir resultados da velocidade de internet fixa.

Para usar qualquer dos speedtests à rede NOS deve sempre ligar o computador ao router da NOS com um cabo de rede CAT5E (ou superior) para ter resultados mais precisos.

Os testes à velocidade de internet NOS feitos com ligações wireless (isto é, por rede Wi-fi) dependem das características do router e das condições de propagação do sinal. É por isso que o resultado do speedtest à internet da NOS, feito com Wi-fi, tem sempre valores mais baixos do que os contratados.

Deve desligar todos os dispositivos antes de passar o speedtest à internet da NOS A velocidade média da internet da NOS pode ser influenciada por qualquer equipamento ligado à net fixa, no momento em que está a ser realizado o teste de velocidade. É por isso que deve desligar a ligação de Wi-fi de todos os dispositivos.

Desligue também, de forma temporária, todas as firewalls, antivírus e outras aplicações em execução antes de iniciar o speedtest à rede da NOS.

Deve também certificar-se de que o seu computador (ou outro equipamento) está devidamente atualizado. As características do equipamento - a CPU, a memória RAM, a capacidade da placa gráfica, entre outros - podem afetar os resultados do teste de velocidade da NOS.

Não se esqueça de que os resultados do speedtest da NOS podem variar muito se quiser testar, por exemplo, a internet fixa da NOS Empresas.

Com dúvidas sobre como realizar o speedtest na rede da NOS? Estamos à disposição para responder às suas perguntas, sem compromisso.

Como usar Speedtest NOS em internet com 1 Gb de velocidade?

Use sempre um computador com porta de Gigabit Ethernet para fazer o teste de velocidade da NOS

Só se usar um PC com porta Gigabit Ethernet (GbEth) é que vai ter resultados precisos para usar o speedtest à rede da NOS. Um computador com outra porta de rede vai devolver-lhe resultados poucos precisos.

Para conseguir fazer o teste de velocidade da internet NOS com 1 Gb (velocidade que contratou junto da operadora) e ter resultados reais, deve ter um computador com uma porta Gigabit Ethernet. Use um cabo de rede UTP categoria 5 ou superior para ligar o computador ao router de internet.

Speedtest NOS 1 Gb

As características do hardware do PC (placa gráfica, velocidade da memória RAM, tipo de disco usado, etc.) e do software vão influenciar os resultados do speedtest à net NOS com 1 Gb de velocidade.

Recordamos que deve desligar todos os dispositivos da rede fixa da NOS antes de fazer o teste de velocidade à internet NOS.

Como usar o Speedtest NOS em internet de satélite?

Não existe nenhuma ferramenta ou procedimento adicional para passar o speedtest na internet da NOS Satélite. Só tem de aceder ao nosso Speedtest, desconectar todos os dispositivos à rede fixa da NOS e ligar o PC ao router da NOS com um cabo de rede.

Chamamos a atenção para um detalhe importante antes de fazer o speedtest à internet de satélite da NOS: os resultados vão ser sempre menores do que se fizer o teste de velocidade à internet NOS de Fibra.

A velocidade de internet NOS de satélite tem um máximo de 40 Mb (de download) e se a sua ligação for feita por Wi-fi, então o resultado do speedtest que lhe vai ser apresentado fica distante deste valor.

Ligue-nos gratuitamente se precisar de esclarecer dúvidas sobre a realização do teste de velocidade da NOS à rede de satélite.

Como aumentar a velocidade da internet da NOS?

Se contratou internet da NOS com uma boa velocidade e não está a conseguir usufruir do serviço com toda a qualidade, podem existir factores externos a prejudicar a velocidade de internet da NOS.

Aumentar Velocidade Internet NOS

Deixamos-lhe algumas recomendações para aumentar a velocidade de internet da NOS. Siga-as e deixe passar alguns dias para verificar se teve algum efeito.

Como aumentar a velocidade de internet da NOS

1) Coloque o router da NOS de uma forma adequada
Onde coloca o seu router de Wi-fi da NOS? O lugar onde está pode ser a chave para aumentar a velocidade de internet NOS em toda a sua casa:
  1. Coloque o router da NOS numa zona alta (em cima de um armário, numa mesa de cabeceira sem obstáculos, etc.)
  2. Não coloque o router da NOS próximo de outros aparelhos elétricos que podem causar interferências (por exemplo, tente não deixá-lo ao lado do telefone fixo)
  3. Não coloque o router perto de obstáculos (como muros ou portas) porque vão dificultar a expansão do sinal da internet e, como consequência, a velocidade da internet NOS vai ser menor
  4. Se tem um router da NOS antigo, com antenas, aponte-as para cima (na vertical)
2) Evite saturações na rede de internet da NOS
A velocidade de internet da NOS (que o router disponibiliza) é partilhada por todos os dispositivos que se conectam ao router, no mesmo espaço (ou casa). Quando vários dispositivos estão ligados à mesma rede, a descarregar ficheiros, faz com que a velocidade diminua. Assegure-se, de vez em quando, que tem um número reduzido de dispositivos ligados à rede fixa da NOS.
3) Escolha o navegador mais rápido para navegar online com a internet da NOS
Instale e use um dos navegadores mais rápidos do mercado - o Mozilla Firefox, Safari ou o Google Chrome - vão fazer com que a velocidade de internet NOS aumente. Verifique qual é o navegador que vem instalado no seu computador.
4) Verifique se os seus dispositivos (fixos ou móveis) não têm vírus
Passe, com frequência, um anti-vírus pelo seu PC para verificar se não tem vírus a atuar: podem ser a causa de ter menos velocidade de internet NOS.
5) Troque o seu router da NOS (em último caso)
O problema da velocidade de internet pode ter origem numa falha técnica do router NOS. Entre em contacto com a operadora ou vá á loja da NOS mais próxima para trocar de equipamento.
6) Use um repetidor de Wifi para aumentar a velocidade de internet NOS
Não basta um router da NOS para conseguir ter sinal em toda a casa (se for de grandes dimensões). Se tiver um T2 ou T3, e com vários andares, deve ter um repetidor de Wi-fi para conseguir aumentar a velocidade de internet da NOS.

Se a velocidade de internet NOS continuar lenta, mesmo depois de colocar estas sugestões em prática, então deve entrar em contacto com a operadora e reportar o seu problema.

Pode contactar a equipa de apoio ao cliente da NOS ou, se preferir, dirigir-se à loja da NOS mais próxima para saber como pode melhorar a velocidade de internet da NOS.

O que deve analisar ao medir a velocidade da internet NOS?

Existem alguns dados a que deve ter atenção ao medir a velocidade da internet NOS para verificar se o seu serviço está com a máxima qualidade. Mostramos-lhe quais são os mais importantes:

Velocidade de download
A velocidade de download da internet NOS indica a rapidez com que os ficheiros são descarregados para o PC. As operadoras anunciam sempre a velocidade de download da internet, uma vez que a maioria da utilização da internet baseia-se em downloads (ver filmes ou séries em streaming, navegar nas redes sociais, ouvir música em streaming ou no Youtube, receber e-mails, etc.).
Velocidade de upload
A velocidade de upload da internet NOS refere-se a rapidez com que os ficheiros são "subidos" para a web (por exemplo, quando guarda ficheiros numa pasta do Google Drive ou numa Cloud ou publica fotos ou vídoes no Facebook ou Instagram).
Latência
A velocidade de latência (que é medida, por norma, em milissegundos) mede o tempo de reposta dos servidores. Quanto maior é a latência, mais lenta é a resposta dos servidores. Para que a velocidade de internet da NOS seja rápida tem de um baixo valor de latência.

Não se esqueça de que há também factores secundários que são importantes para medir a velocidade de internet da NOS. Por exemplo, se tem internet de satélite da NOS, vai ter menos velocidade de internet (do que se tivesse rede de fibra da NOS em casa).

O navegador que utiliza (Google Chrome, Safari, Internet Explorer, etc.) também pode influenciar o resultado do teste de velocidade da NOS, tal como o sistema operativo do seu PC.

Com estes conceitos vai conseguir entender se a velocidade de internet da NOS que está a receber é a melhor ou como pode ser melhorada.

Ligue-nos, gratuitamente e sem compromisso, se não teve o resultado que esperava n o speedtest da NOS. Estamos à sua disposição.

  • Artigos relacionados com o Speedtest da NOS

Perguntas Frequentes sobre o Speedtest da NOS

Quais as opções para medir a velocidade da net da NOS?

Existem várias opções para medir a velocidade de internet NOS, mas recomendamos-lhe o nosso Speedtest. Em poucos minutos tem um resultado completo com todos os dados que precisa de ter para saber se tem a internet da NOS que realmente contratou. Saiba tudo sobre o Speedtest à internet da NOS no nosso artigo.

Como aumentar a velocidade da internet da NOS?

Comece por colocar o seu router num local alto e sem obstáculos para conseguir aumentar a velocidade de internet NOS. Mostramos-lhe atmbém outras recomendações para ter mais velocidade de internet NOS.

Existe algum speedtest para testar a internet da NOS Madeira e Açores?

Não. Pode testar a internet da NOS Madeira e Açores no Speedtest do nosso artigo. Veja também todas as nossas dicas para usar o testar a velocidade da NOS.

Atualizado em