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EDP Avarias: Contactos, EDP Funciona e problemas na luz pública

Avarias EDP

Para resolver problemas ou avarias da EDP entre em contacto com a sua fornecedora de energia ou com a EDP Distribuição. Conheça a app EDP Online e os contactos que o podem ajudar.


EDP Avarias: Contacto para resolver problemas

O 808 506 506 é o melhor contacto da EDP para avarias porque além de ser gratuito e estar sempre disponível, também está relacionado com as avarias de iluminação pública.

Se está no estrangeiro ou pretende um apoio ao cliente EDP mais generalizado, pode também utilizar os outros contactos da EDP.

Se preferir, no site da EDP Distribuição também encontrará um formulário que pode preencher para apresentar o seu problema.

Atendimento EDP em Língua Gestual PortuguesaOs clientes EDP com deficiência auditiva já podem colocar todas as suas questões sobre faturas, tarifas e alterações ao contrato através de uma videochamada em língua gestual portuguesa. Essa chamada pode ser realizada ligando para o 12472 (custo de 1 cêntimo/minuto), através de Skype ou pelo Portal do Cidadão Surdo (gratuito).

EDP Avarias: Iluminação Pública e em Casa

Para evitar avarias da EDP deve, mais importante do que tudo, certificar-se de que mantém os seus eletrodomésticos e aparelhos em bom estado. Desta forma evita situações em que começam a consumir mais eletricidade do que seria suposto ou em que geram algum curto circuito que possa comprometer as instalações da EDP Comercial.

Além disso, pode aderir a serviços extra de assistência que evitam avarias da EDP, como o EDP Funciona ou os Packs Living EDP.

No caso da eletricidade, deve comunicar à EDP Distribuição avarias que possa detetar no seu imóvel. Já no caso do gás natural deve recorrer à sua distribuidora de gás natural, que depende da sua área de residência. Em Portugal, a cobertura de gás natural está dividida por áreas de concessão: por exemplo, se viver no Porto, a sua distribuidora será a Portgás, se viver em Lisboa, a Lisboagás. As distribuidoras são especialmente importantes na medida em que resolvem os problemas com as instalações elétricas e de gás natural que possam surgir, garantindo a segurança do imóvel.

Após contactar a linha de apoio gratuita da EDP ou um telefone da sua distribuidora de gás natural vai receber a visita de um técnico especializado. Além de diagnosticar o problema, também vai apresentar um orçamento do arranjo e, idealmente, solucionar a avaria o mais rapidamente possível.

Se o seu problema é o corte de luz por falta de pagamento à EDP, deve entrar em contacto o mais rápido possível com a fornecedora. Tanto a interrupção, como o restabelecimento de eletricidade implicam custos para o cliente. Se passaram 5 dias ou menos desde a data limite de pagamento, pode pagar a sua fatura normalmente, numa caixa de Multibanco ou numa das lojas da EDP. Se já passaram mais de 5 dias, contacte diretamente a linha de atendimento 808 505 505 para evitar o corte no fornecimento de luz.

EDP Avarias Públicas

Se deteta alguma avaria da luz pública da EDP deve entrar em contacto com a EDP Distribuição. É esta empresa da EDP que é responsável por este tipo de problemas.

Estas avarias de iluminação pública da EDP podem ser:

  • Lâmpada apagada;
  • Rua parcialmente apagada;
  • Via pública completamente apagada.

Outras avarias da EDP na via pública podem ser situações de risco como cabos subterrâneos à vista ou um poste tombado.

A má iluminação das estradas pode levar a acidentes por isso todos os cidadãos podem, e devem, indicar à EDP todas as situações de risco que vejam. Antes de contactar a EDP Distribuição verifique se o poste de iluminação que está desligado tem algum autocolante.

Se tiver algum assinalando que esse foco foi desligado pela Câmara Municipal, é porque está fora de funcionamento por motivos de eficiência energética. Isso quer dizer que foi desligado por não se considerar necessário. Nesse caso, em vez de entrar em contacto com a sua distribuidora de eletricidade, deve dirigir-se à Câmara Municipal.

A resolução destas avarias é gratuita, não tendo qualquer custo para a pessoa que assinalou o problema, sendo cliente da EDP ou de outra fornecedora, como a Endesa, a Goldenergy, a Yes Energy (antiga YLCE) ou qualquer outra comercializadora de energia.

EDP Avarias Empresas e Casas

Em situações de avarias da EDP em empresas ou em casas deve ter sempre o seu contrato por perto. Para reportar alguma avaria, lembre-se que deve indicar o CPE da sua instalação para conseguir que os técnicos o ajudem.

As avarias da EDP em eletrodomésticos são dos problemas mais comuns. Esses aparelhos podem estar mal instalados ou a consumir mais do que seria suposto, sobrecarregando a corrente elétrica do seu imóvel. Dependendo do tipo de avarias da EDP Comercial pode ter de pagar ou não. Eis as avarias cujo o arranjo é gratuito e as que tem de pagar à EDP:

  • Se a avaria é da responsabilidade do cliente da EDP, ser-lhe-á cobrada a mão de obra e a deslocação do técnico até ao imóvel, bem como o preço das peças que vão ser substituídas;
  • Se o problema está relacionado com o funcionamento normal de algum dos eletrodomésticos que tem em casa, além de ter de pagar, o cliente deve também contratar diretamente um eletricista certificado;
  • Se a EDP é a responsável pela avaria elétrica, o seu arranjo é gratuito.

Se tem contratado algum dos serviços extra da EDP verifique se não tem direito a algum atendimento específico, desconto numa eventual reparação ou outra vantagem.

Se, por outro lado, prefere considerar serviços de assistência e manutenção de eletrodomésticos e equipamentos informáticos, uma boa opção poderá ser a empresa Homeserve.

O tempo que demora a resolver uma avaria de eletricidade ou gás natural depende sempre do diagnóstico da mesma. Enquanto que algumas avarias podem ser facilmente resolvidas, como um contador danificado, outras exigem uma reparação mais prolongada, como a danificação da rede elétrica por tempestades ou incêndios. Dependendo do tipo de avaria da EDP, o procedimento é diferente.

Ao marcar uma visita ao imóvel, saberá a data para que a mesma ficou agendada. Esse prazo varia, dependendo do número de clientes que têm nesse momento algum problema. Quantos mais casos de clientes a precisar de apoio da EDP, maior será o tempo de espera.

Desde 2018 que deixou de ser obrigatória a certificação da Certiel. Inicialmente, houve quem temesse que a segurança dos imóveis estivesse em causa e que o número de avarias aumentasse. Lembramos que, mesmo sem uma certificação obrigatória, as inspeções continuam a realizar-se regularmente e é impossível realizar uma ligação, seja de eletricidade ou de gás natural, sem que antes se faça, pelo menos, uma inspeção.

EDP Avarias: Perguntas Frequentes

Fiquei sem eletricidade. O que fazer?

  • Verifique que a via pública continua iluminada e que não é um corte geral;
  • Verifique no quadro da eletricidade se tem algum disjuntor disparado;
  • Desligue aparelhos que possam estar a utilizar maior potência do que a que tem contratada (forno e máquina de lavar ao mesmo tempo, por exemplo);
  • Se nada funcionar, ligue para o número da avarias da EDP: 800 506 506

Que documentos devo apresentar para comunicar uma avaria à EDP?

Para facilitar o processo de comunicação de uma avaria à EDP, deve ter uma fatura da EDP por perto. Os operadores da EDP vão pedir-lhe o CPE da instalação, que está na primeira página da sua fatura.

Como posso reportar avarias de eletricidade na via pública?

Os problemas de iluminação na via pública devem ser comunicados à EDP Distribuição. No entanto, antes de contactar a distribuidora de eletricidade, verifique se os poste de iluminação tem algum autocolante. Alguns municípios estão a desligar alguns focos de luz por questões de eficiência energética.

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