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Avarias na operadora NOS: como comunicá-las e resolver facilmente

NOS Avarias

Neste artigo damos-lhe a conhecer as avarias mais frequentes da NOS: na box, na internet, na TV e no router. Mostramos-lhe como pode resolver e se não resultar como pode comunicar as avarias da NOS.


Se quiser resolver uma avaria da NOS pode entrar em contacto com a linha de apoio técnico da NOS. Se quiser fazer alguns despistes aos seus equipamentos, antes de ligar para a linha de apoio, continue a ler o nosso artigo.

Como resolver avarias na Box da NOS?

Quando compra um equipamento ou um serviço pode eventualmente ocorrer uma avaria. Neste artigo vamos mostrar-lhe como resolver algumas das avarias mais frequentes e começamos pelas avarias na box da NOS.

Verifique, em primeiro lugar, qual é a sua box da NOS para saber como pode resolver a sua avaria da box NOS sem ter de recorrer ao serviço de apoio técnico da NOS.

Avarias com a Box UMA:

Pode ver, na tabela abaixo, algumas das avarias na NOS relacionadas com a box UMA que ocorrem com frequência aos clientes da operadora.

Damos-lhe algumas soluções para tentar solucionar a avaria na box UMA, antes de entrar em contacto com a assistência da NOS.

Tenho a minha Box UMA sem som:
  • Tente aumentar o volume com os dois comandos, o da TV e o da box.
  • Se estiver a utilizar uma coluna externa para o som, verifique que a coluna está bem ligada e aumente o volume.
  • Se ainda assim continuar sem som na box UMA, desligue o cabo de alimentação da tomada e volte a ligar a sua box.
A minha Box UMA tem o ecrã negro:
  • No comando da TV carregue no botão para alterar o input/source/AV e confirme que a entrada HDMI selecionada é aquela em que a box UMA TV está ligada.
  • Confirme que a UMA TV está bem ligada à televisão e que a box não está em standby (box com luz roxa).
  • Se já verificou e continua a ver o ecrã a negro na box UMA, desligue o cabo de alimentação da tomada e volte a ligar.
Tenho a Box UMA bloqueada:
  • Experimente remover o cabo de alimentação, esperar uns segundos e voltar a ligar.
Não consegue ver um canal premium que subscreveu na Box UMA:
  • Se subscreveu o canal recentemente, mude de canal e volte a este novamente.
  • Se o problema persistir, desligue o cabo de alimentação da tomada de parede e volte a ligar.

Avarias com a Box Iris:

Verifique como pode resolver algumas das principais avarias na NOS relacionadas com box Iris, seguindo estes passos.

A minha Box Iris não tem som:
  • Tente aumentar o volume com o comando da TV e o comando da box.
  • Caso esteja a utilizar alguma coluna externa para o som, verifique que a coluna está bem ligada e aumente o volume.
  • Se a avaria com a Box Iris persistir, então desligue e volte a ligar a box e a TV da corrente elétrica.
A Box Iris está com o ecrã negro:
  • No comando da TV carregue no botão para alterar o input/source/AV e selecione a entrada AV.
  • Confirme que a box HD está bem ligada à televisão e que a box não está em standby (box com luz roxa).
  • Se já verificou e continua a ver o ecrã a negro na box Iris, desligue o cabo de alimentação da tomada e volte a ligar.
Tenho a Box Iris bloqueada:
  • Experimente desligar a box da corrente elétrica. Só precisa de remover o cabo de alimentação, esperar uns segundos e voltar a ligar.
Não consigo ver um canal da Box Iris:
  • Desligue e volte a ligar a sua box da corrente elétrica. Só precisa de remover o cabo de alimentação, esperar uns segundos e voltar a ligar.

Se não resolver, faça uma pesquisa de canais:

  1. No menu da box, selecione "Definições";
  2. Escolha a opção "Configuração Técnica";
  3. Escolha a opção "Pesquisa de Canais";
  4. Selecione "Continuar" e verifique se a avaria da box Iris ficou resolvida.

Avarias com a Box Satélite:

Mostramos-lhe agora como pode solucionar as principais avarias na NOS com a box Satélite.

A Box Satélite está sem som e sem imagem

Se a sua box Satélite não tem som nem imagem, confirme que o transformador está corretamente ligado à corrente elétrica e à box. Depois de verificar estas ligações, efetue uma nova pesquisa de canais. Selecione também o canal AV na televisão e verifique o nível de sinal da sua box.

A Box Satélite não responde ao comando:
  • Verifique se as pilhas estão a funcionar.
  • Aponte o comando diretamente para a sua box NOS.
  • Verifique se não tem nada a atrapalhar o contacto entre o comando e a box da NOS.
  • Desligue a sua box NOS da tomada e volte a ligar, se precisar tente também noutra tomada.
A Box Satélite tem imagem no formato errado:
  1. No menu da sua televisão selecione "Opções";
  2. Escolha "Definições";
  3. Selecione a opção "Imagem".

Avarias com a Box Apple TV:

Veja como pode resolver algumas das avarias da NOS que podem acontecer na sua box da Apple TV.

A Box Apple TV não liga:
  • Verifique que a Apple TV está ligada à corrente e que o cabo HDMI está corretamente ligado à Apple TV e à televisão.
  • Se a Apple TV continuar sem ligar, entre em contacto para a assistência da NOS através do 16990 e escolha a opção 3.
A Box Apple TV reinicia, bloqueia ou desliga-se:

Se a sua Apple TV reinicia, bloqueia ou desliga-se sozinha, mostramos-lhe como pode tentar resolver esta avaria da NOS:

  1. Ligue a Apple TV à televisão através de cabo HDMI e utiliza o cabo Ethernet em vez de ligação por Wi-Fi;
  2. Verifique se a luz de estado está ligada ou desligada.

Se a sua luz de estado está ligada, siga estes passos: 👇︎

  1. Pressione os botões "Menu" e "Aumentar volume" no comando, durante cinco segundos;
  2. Caso seja pedido, coloque o comando na parte superior da Apple TV para concluir o emparelhamento;
  3. Verifique se existem atualizações de software: "Definições" > "Sistema" > "Atualização de Software";
  4. Se tiver atualizações, selecione "Descarregar" e aguarde até que a Apple TV descarregue a atualização;
  5. Quando a atualização estiver concluída, a Apple TV volta a reiniciar automaticamente.

Se não existirem atualizações, sugerimos fazer um reset/repor definições de fábrica. Sendo que com esta opção, todos os dados na Apple TV são apagados, incluindo as contas e configurações.

Se a sua luz de estado está desligada, siga estes passos: 👇︎

Pode não ser necessário fazer todos os passos, sugerimos que vá verificando se a luz acende após cada um deles.

  1. Carregue no botão "Menu" ou "app Apple TV/Página Inicial" no Siri Remote para reativar a Apple TV;
  2. Desligue o cabo de alimentação da Apple TV, espere 30 segundos e volte a ligar o cabo de alimentação;
  3. Experimente utilizar uma tomada diferente. Se a Apple TV estiver ligada a uma extensão, certifique-se de que a mesma está ligada;
  4. Se mesmo assim o problema persistir ligue o 16990 da assistência da NOS e escolha a opção 3.
A Box Apple TV não liga à internet:
  • Verifique se a internet está a funcionar e que não há problemas com o router da NOS.
  • Se não estiver ligado à internet, reinicie o router NOS.
  • Se a internet estiver a funcionar noutros dispositivos, ligue a sua Apple TV ao cabo Ethernet ou confirme que está bem ligado (se não for possível, ligue à rede Wi-fi de casa).
  • Se ainda assim não conseguir resolver a avaria na Box NOS Apple, reinicie Apple TV: "Definições" > "Sistema" > "Reiniciar".
A Box Apple TV avariou:

Em acaso de avaria NOS na Apple TV, deve entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente NOS ou pode deslocar-se a uma das lojas NOS com assistência técnica para Apple TV. Se optar pela deslocação a uma loja, deve levar consigo todos os equipamentos da Apple TV para o caso de ser necessário fazer despistes e/ou trocas de equipamentos.

Estas são apenas algumas das avarias da NOS que podem acontecer ocasionalmente na sua box da NOS. Se depois de verificar tudo não conseguir resolver o problema, pode sempre ligar para a linha de apoio ao cliente NOS.

Como posso solucionar avaria na rede de internet da NOS?

São vários os problemas que podem causar uma avaria de internet NOS. Pode existir uma avaria na rede NOS ou problemas com o próprio equipamento (no router).

Mostramos-lhe alguns dos problemas mais frequentes com a internet da NOS e algumas formas de fazer o despiste de avarias de rede NOS.

A internet fixa não funciona

Se a internet NOS não funciona em sua casa, verifique o seguinte:

  1. Verifique se os cabos do router estão todos bem ligados;
  2. Confirme que nenhum dos cabos se encontra danificado;
  3. Desligue o router e volte a ligar passado alguns segundos;
  4. Confirme que todas as luzes acenderam.

A ligação à internet da NOS está lenta

A primeira coisa a fazer neste caso é o speedtest NOS, para saber qual a velocidade da ligação. Se a velocidade da internet estiver muito lenta, siga os passos que lhe indicamos:

  1. Desligue o router NOS, depois aguarde uns segundos e volte a ligar o equipamento;
  2. Caso a internet continue lenta, verifique se os cabos estão ligados correctamente;
  3. Tente mudar o router de lugar, pois a localização também influência a velocidade da internet;
  4. Verifique o número de utilizadores ligados ao mesmo tempo à mesma ligação, uma vez que isso influência a velocidade.

Caso nenhuma destas soluções resulte, o número de contacto da NOS para avarias internet é o 16108.

O que fazer quando a NOS TV avaria?

Se tem o serviço de televisão NOS e não está a conseguir utilizar o seu serviço, isso significa que pode ter uma avaria na NOS TV ou uma avaria na box da NOS.

De seguida mostramos-lhe como fazer alguns despistes básicos para conseguir perceber se tem uma avaria de TV na NOS.

Não consegue ligar a TV NOS?

  • Verifique todas as ligações entre a TV, a Box e a corrente elétrica.
  • Experimente ligar a sua televisão em outra tomada elétrica.
  • Verifique se tem o canal de receção de sinal corretamente configurado.

O formato da NOS TV parece errado?

  • Configure a box de forma semelhante à sua televisão (4:3=convencional; 16:9=ecrã panorâmico).
  • Como? Siga os seguintes passos: "Opções" > "Definições" > "Imagem".

A NOS TV não sincroniza canais ou sincroniza menos de 15 canais?

  • O sinal pode ser insuficiente, verifique a qualidade do sinal ou efetue nova pesquisa de canais.

Sem Acesso ao Videoclube/Gestão de Conta na NOS TV?

  • Confirme que a luz laranja do painel frontal está acessa. Caso não esteja, desligue a box da corrente elétrica, aguarde 30 segundos e volte a ligar.

Se perceber que nenhuma das soluções resolve o problema, a NOS tem um contacto de avarias NOS específico para clientes com pacotes de televisão. O número para o qual tem de ligar para falar com o apoio técnico da NOS é o 16 990.

Como resolver avarias do Router NOS?

Neste tópico mostramos-lhe também como fazer o despiste das avarias do router da NOS, uma vez que por vezes a falha de internet pode resultar do serviço ou do equipamento.

Router da NOS avariado

⏵Caso o seu router não ligue ou não dê qualquer tipo de sinal pode tratar-se de uma avaria de router NOS. Por isso verifique todas as ligações do router, a qualidade dos cabos e experimente também ligar o router a uma tomada elétrica diferente. Se mesmo assim o seu router não der resposta e for mesmo uma avaria NOS do router entre em contacto com o 16 108 ou vá a uma loja da NOS.

Router da NOS com quebras de ligação

⏵Caso a ligação do seu router não seja estável e tenha algumas quebras de ligação, experimente reiniciar o router pois trata-se de uma pequena avaria de internet NOS. Dependendo do modelo do router, o botão de Reset pode ser na parte lateral ou na traseira. É um pequeno buraco onde deve introduzir um objeto pontiagudo e pressionar durante cerca de 5 segundos. A luz frontal deve mudar de cor e de seguida voltar ao azul. Se a situação não se resolver deve entrar em contacto com o apoio técnico da NOS.

Router da NOS a piscar cor-de-laranja

⏵Caso o seu router esteja a piscar cor-de-laranja, o melhor é entrar em contacto com a linha de avarias da NOS através do 16 108. O piscar cor-de-laranja significa que o router não está a ligar à NOS e por isso perde a conecção à internet, sendo uma avaria de router NOS que tem de ser resolvida pela operadora.

A avaria pode ser do serviço de internet, no entanto é importante que conheça as avarias do router da NOS que acontecem ocasionalmente para conseguir fazer os despistes.

Se o problema persistir, entre em contacto com a operadora para comunicar as avarias na internet NOS. Se preferir, pode entrar em contacto com a nossa equipa de telecomunicações para esclarecer as suas dúvidas.

Como resolver avarias da NOS Madeira?

Os serviços de apoio ao cliente para avarias da NOS encontram-se divididos por categorias de serviço. Isso significa que o contacto para reportar uma avaria da operadora da NOS é realizado para uma linha diferente, de acordo com o serviço que está com problemas.

O mesmo se passa com as avarias NOS Madeira, o contacto para pedir apoio técnico é diferente. É este o número:

Para pedir Apoio Técnico na Madeira

Para conseguir comunicar uma avaria à NOS Madeira tem de ligar para o 16 130.

Como resolver avarias da NOS Açores?

Para conseguir resolver uma avaria na NOS Açores o número para o qual tem que contactar é diferente dos números de Portugal Continental e da Ilha da Madeira. Fique a saber qual é.

Para pedir Apoio Técnico nos Açores

Para conseguir comunicar uma avaria NOS Açores tem de ligar para o 16 161.

Se tiver alguma questão de como reportar uma avaria NOS ou se quiser aderir a um serviço da operadora NOS. A nossa equipa de telecomunicações pode ajudá-lo de forma gratuita.

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Perguntas Frequentes sobre Avarias na NOS

O serviço de apoio técnico da NOS é sempre grátis?

Não! Não existe uma opção telefónica para pedir apoio técnico NOS grátis. Para comunicar uma avaria de forma gratuita, tem de ir à loja NOS mais próxima.

Como posso comunicar avarias à NOS?

Pode comunicar as avarias da NOS numa loja perto de si ou através da linha de apoio técnico da NOS.

O que fazer quando estou com avaria da internet da NOS?

Quando está com uma avaria da internet NOS pode fazer alguns despistes, como ligar/desligar o router ou fazer um speedtest da NOS. Tente solucionar uma avaria de internet NOS antes de entrar em contacto com a operadora.

O que fazer com avaria num serviço da NOS Empresas?

Se tiver uma avaria NOS empresas os números para os quais tem de ligar são os seguintes: profissionais e empresas (16 100) ou para clientes corporate (16 109).

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