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Comunicar Leituras Luz e Gás: Contactos e como Dar Leituras

Comunicar Leituras

Aprenda a ver, interpretar e dar a leitura do contador da luz. Neste artigo explicamos como pode ler as leituras do seu contador, a quem deve comunicar leituras de luz e que contactos utilizar para resolver problemas com leituras. Garanta que as suas faturas de energia lhe chegam a casa tendo em conta o seu consumo real, em vez de estimativas.


Leituras Luz e Gás

Comunicar as suas suas leituras é um passo essencial para conseguir que as suas faturas sejam baseadas no seu consumo de energia real. Para evitar que sejam feitas estimativas, deve enviar as suas leituras à sua fornecedora ou à sua distribuidora numa regularidade mensal. É um processo fácil que pode ser realizado tanto online, como através do telemóvel. Para conseguir fazê-lo, deve saber interpretar os símbolos que lhe surgem no visor do contador da luz ou de gás natural, dependendo da sua situação. Esses símbolos e a ordem pela qual são apresentados os dos dados dependem do tipo de contador que tem em casa.

Contador de eletricidade

Lembre-se também que, a qualquer altura do mês, pode verificar o contador e fazer as contas do consumo de kWh até ao momento, fazendo previsões do que irá pagar no fim do mês. Se tem dificuldade em lembrar-se de quando enviar as leituras da luz e do gás, saiba que, normalmente, em cada fatura de energia surge a data ideal para que seja realizada essa comunicação. Aponte a data num papel e deixe-o num local visível ou crie um alarme no telemóvel para evitar esquecimentos e garantir que vai comunicar as leituras a tempo.

Dar a Leitura do Contador da Luz

Ao dar a leitura do contador da luz atempadamente, além de evitar as estimativas, consegue ter uma maior noção dos kWh de luz consumidos. Ao ter uma maior perceção do seu consumo de energia, poderá conseguir perceber o que pode fazer para rentabilizar melhor os eletrodomésticos que tem em casa. Ao mesmo tempo que se torna mais fácil poupar luz, também evita surpresas no final do mês, quando chegam as contas que terá de pagar.

Dar a Leitura do Contador do Gás

O processo de leitura do contador de gás natural assemelha-se ao do da luz. Tal como acontece com o outro, deve ter em conta os primeiros dígitos do contador e deixar de parte os três últimos: que estarão a outra cor ou sobre um fundo vermelho, do lado direito da vírgula. Pode dar a leitura do contador à distribuidora de gás natural ou à fornecedora.

Problemas Leituras Erradas

Se enviou a leitura errada do contador, pode corrigir, enviando a nova leitura correta da luz ou do gás natural. Se se apercebeu do lapso antes da faturação mensal, a última leitura enviada será a que é contabilizada. Caso já tenha passado e tenha recebido a fatura de luz errada, pode pedir a correção da mesma entrando em contacto diretamente com a sua fornecedora de energia.

Se comunicou as suas leituras e mesmo assim recebe uma fatura de energia com estimativa de consumo, algo não está certo. Antes de tudo, confirme que enviou a leitura dentro dos prazos sugeridos na última fatura. Se confirmar que sim, deve alertar a sua fornecedora de energia e solicitar a retificação da fatura de energia.

Na maior parte das situações, as leituras enviadas pelo cliente são tomadas como verdadeiras e não são sujeitas a verificação a não ser que o número da leitura da luz enviado seja inferior a outra leitura enviada anteriormente. O mesmo acontece no caso do gás natural.

Quando enviar leitura do contador?

Apesar de poder enviar as leituras do contador a qualquer altura do mês, deve ter também em conta o seu período de faturação da luz e gás de forma a que as suas leituras sejam utilizadas já nas próximas faturas que receber.

De forma a aproximar-se o mais possível às datas ideais para comunicar as leituras, em cada fatura de energia, no canto superior esquerdo da primeira página tem o intervalo de tempo ideal para que o faça. Normalmente esse intervalo varia entre 3 e 4 dias e vem acompanhado pelo número de telefone ou outro contacto que pode utilizar para enviar as leituras da luz corretamente. Ao enviar nas datas recomendadas pela fornecedora, garante que serão tidas em conta para as próximas faturas. Esta é a forma mais eficaz de saber como evitar estimativas de luz e gás.

Leituras pela Distribuidora

Agora já sabe que enviar as leituras de energia facilita o processo de faturação da luz e gás. Ainda assim, se não o fizer, não fique preocupado. A sua distribuidora de energia tem a obrigação de recolher leituras a partir do seu contador: de 3 em 3 meses no caso da eletricidade e de 2 em 2 meses no caso do gás natural.

Esta situação, apesar de ajudar a garantir que o contador está funcional e aproximar as estimativas do seu consumo real, não garante que os valores apresentados nas suas faturas são relativos à luz ou gás natural que consome mensalmente. Tal situação só se verifica caso decida enviar as leituras mensalmente.

A leitura do seu contador feita pela distribuidora de energia é realizada sempre com um pré-aviso. Deverá receber uma carta em casa, indicando em que dia enviar a leitura bem como as horas aproximadas em que a equipa da EDP Distribuição (no caso da luz) ou da sua distribuidora de gás natural se vai dirigir ao seu imóvel para apontar os números do seu contador de eletricidade e gás natural.

Durante a visita da equipa da operadora de distribuição de energia, os técnicos apontam o número que representa a diferença entre a leitura do contador no momento e a última leitura do contador. Estes dados, apesar de serem recolhidos pela distribuidora, são posteriormente passados à fornecedora de energia, responsável pela faturação.

Contactos Leituras: A quem devo comunicar leituras

Pode comunicar as leituras de luz e gás natural ao seu fornecedor mas, preferivelmente, deve enviá-las diretamente ao seu operador da rede de distribuição: no caso da eletricidade é a EDP Distribuição, no do gás natural, depende da distribuidora de gás natural que lhe foi atribuída, dependendo da sua área de residência.

Contactos Distribuidoras Gás Natural
Beiragás 808 200 339
Dianagás 808 200 341
Duriensegás 808 200 342
Lisboagás 808 200 343
Lusitaniagás 808 200 344
Medigás 808 200 345
Paxgás 808 200 346
REN Portgás 225 071 400
Setgás 808 200 347
Sonorgás 259 348 630
Tagusgás 243 350 300

Lembre-se ainda que deve utilizar o telefone da EDP Distribuição para comunicar as leituras da luz: 800 507 507. A chamada é grátis e pode ser realizada a qualquer hora do dia.

Ao realizar a chamada, tenha por perto uma das últimas faturas de luz ou gás natural, dependendo do caso, para conseguir indicar mais facilmente qualquer dado que lhe seja solicitado. Eis as principais informações que as distribuidoras lhe podem perguntar ao comunicar as leituras:

  • Número do Contrato de Energia;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF) do titular do contrato;
  • Código do Ponto de Entrega (CPE), no caso de leituras da luz;
  • Código Universal de Instalação (CUI), no caso de leituras do gás natural;

Comunicar Leituras Online

Há várias formas de fazer a comunicação de leituras online. Atualmente, a maior parte das fornecedoras de energia disponibilizam apps que lhe permitem comunicar leituras da luz automaticamente. O mesmo se aplica às leituras do contador de gás natural.

Além disso, nos próprios sites das comercializadoras de energia é muitas vezes possível realizar esta e outras gestões do contrato de energia. É o caso, por exemplo, do site da EDP, pode comunicar as leituras do contador da luz e do de gás natural, indicando algumas das informações indicadas na lista acima.

A maioria das comercializadoras já permite o envio das leituras online. Por exemplo, já pode enviar as leituras à Goldenergy através do site, da app ou da área de cliente da empresa. Mas este não é caso único. Antes de contratar qualquer tarifa, consulte sempre quais os serviços extra que pode adicionar ao seu contrato.

Comunicar leituras à Endesa é outro exemplo de uma gestão que pode realizar online.

Atualizado em