Comunicar leituras de luz e gás: Como dar leituras e quem contactar?

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Comunicar leituras luz e gás e ler contador

Aprenda a enviar a leitura do contador da luz e gás. Saiba a quem deve comunicar leituras e quais os contactos a utilizar.

Comunicar leituras de luz e gás

Comunicar as leituras da luz e gás à sua fornecedora ou à distribuidora de energia, é essencial para que a fatura reflita o seu consumo real de energia em vez de uma aproximação baseada em estimativas.

Hoje em dia é cada vez mais fácil e cómodo comunicar leituras. Contudo, para conseguir fazê-lo, deve saber interpretar o tipo de contador da luz ou de gás natural que tem em casa, dependendo da situação.

Quando enviar as leituras da luz e gás? Saiba que, normalmente, em cada fatura de energia é indicada a data ideal para que seja realizada a comunicação de leituras. De forma a evitar estimativas no consumo energético opte por comunicar as leituras a tempo, no intervalo de datas indicado.

Dar a Leitura do Contador da Luz

Antes de comunicar as leituras da luz é importante que saiba ler o contador de eletricidade correspondente ao seu imóvel.

Comunicar leituras EDP Distribuição

Os contadores de eletricidade em Portugal são responsabilidade da EDP Distribuição. Veja quais os contadores disponíveis no mercado e saiba como fazer a contagem das leituras.

Contadores de eletricidade

Ao dar a leitura do contador da luz atempadamente, além de evitar as estimativas, consegue também ter noção do seu consumo energético.

Com esta informação, poderá conseguir perceber as causas de maior consumo, rentabilizar melhor os eletrodomésticos que tem em casa e, assim, poupar na fatura da luz.

Dicas para poupar energia em casa O seu consumo energético é muito alto? Veja como pode poupar energia e reduzir a fatura mensal de energia.

Agora que sabe interpretar o contador, interessa perceber como pode comunicar as leituras?

Para enviar as leituras deve entrar em contacto com a sua comercializadora de energia ou diretamente com a distribuidora. Saiba que além de poder fazê-lo por telefone, também é possível comunicar as leituras através do site, app ou área de cliente da maioria das comercializadoras.

Dar a Leitura do Contador do Gás

Contador de eletricidade

O processo de leitura do contador de gás natural é semelhante ao da luz. Também aqui, deve ter em conta os primeiros dígitos do contador e deixar de parte os três últimos: que estarão a outra cor ou sobre um fundo vermelho, do lado direito da vírgula.

Para dar a leitura do contador de gás natural, deve identificar qual a distribuidora de gás a operar na sua região e, entrar em contacto com ela.

Quando enviar a leitura do contador?

Na sua fatura de energia, normalmente na primeira página, vem indicado o período (entre 3 e 4 dias) em que deve comunicar as leituras de eletricidade ou gás natural. Bem como o número de telefone que pode utilizar para enviar as leituras da luz corretamente, ou do gás.

Contador de eletricidade

Ao enviar as leituras no período indicado, garante que a comunicação de leituras será tida em conta na fatura seguinte e que esta refletirá o seu consumo real de energia.

A quem devo comunicar leituras? Contactos de leituras

Pode comunicar as leituras de luz e gás natural ao seu fornecedor de energia ou diretamente à distribuidora.

Se optar por fazer a comunicação das leituras à comercializadora de eletricidade, veja como as pode enviar:

Também pode enviar as leituras de eletricidade ao operador de rede de distribuição, de forma gratuita e a qualquer hora: no caso da eletricidade é a EDP Distribuição.

 

Enviar leituras diretamente à distribuidora de eletricidade

 

No caso de querer comunicar leituras de gás natural, pode entrar em contacto com a sua comercializadora ou diretamente com a distribuidora de gás natural que lhe foi atribuída, dependendo da sua área de residência.

Contactos das distribuidoras de gás natural por região

Contactos das distribuidoras de gás natural por região

Interior Norte

Sonorgás

Linha de atendimento: 800 100 071

Douro

Duriensegás

Linha de atendimento: 800 507 511

Porto, Braga e Viana do Castelo

REN Portgás

Linha de atendimento: 800 500 300

Litoral Centro

Lusitaniagás

Linha de atendimento: 808 200 344

Centro Interior

Beiragás

Linha de atendimento: 800 507 514

Lisboa

Lisboagás

Linha de atendimento: 800 507 513

Setúbal

Setgás

Linha de atendimento: 800 507 512

Évora e Sines

Dianagás

Linha de atendimento: 800 507 515

Beja

Paxgás

Linha de atendimento: 800 507 517

Vale do Tejo

Tagusgás

Linha de atendimento: 800 262 000

Algarve

Medigás

Linha de atendimento: 800 507 516

Ao realizar a comunicação de leituras, tenha por perto uma das últimas faturas de luz ou gás natural para conseguir indicar facilmente qualquer dado que lhe seja solicitado, como por exemplo:

⚠️ Note que também pode fazer esta comunicação em alguns dos sites das empresas comercializadoras e de distribuição.

Comunicar leituras online

Há várias formas de fazer a comunicação de leituras online. Atualmente, a maior parte das fornecedoras de energia disponibilizam apps ou uma secção nos seus sites, que lhe permitem comunicar leituras da luz automaticamente. O mesmo se aplica às leituras online do contador de gás natural.

 

Veja quais os tipos de gestões que pode realizar na área de clientes das 5 maiores companhias de energia:

 

Problemas com leituras erradas

Se enviou a leitura errada do contador, pode corrigir, enviando a leitura correta da luz ou do gás natural. Se se apercebeu do lapso antes da faturação mensal, a última leitura enviada com os dados corrigidos será a contabilizada.

Caso já tenha passado e tenha recebido a fatura de luz errada, pode pedir a correção da mesma entrando em contacto diretamente com a sua fornecedora de energia.

Se comunicou as suas leituras e mesmo assim recebeu uma fatura de energia com estimativas do consumo deve confirmar que enviou a leitura dentro dos prazos sugeridos na última fatura. Se confirmar que sim, deve alertar a sua fornecedora e solicitar a retificação da fatura de energia.

Leituras pela Distribuidora

Apesar do envio de leituras facilitar o processo de faturação da luz e gás e ser uma forma de evitar os consumos estimados, saiba que a sua distribuidora de energia tem a obrigação de recolher leituras a partir do seu contador:

  • De 3 em 3 meses no caso da eletricidade;
  • De 2 em 2 meses no caso do gás natural.

Esta situação, apesar de ajudar a garantir que o contador está funcional e aproximar as estimativas do seu consumo real, não garante que os valores apresentados nas suas faturas sejam o que realmente consome. Tal situação só se verifica caso decida enviar as leituras mensalmente.

A leitura do seu contador feita pela distribuidora de energia é realizada normalmente com um pré-aviso indicando o dia e as horas aproximadas em que a equipa da EDP Distribuição (no caso da luz) ou a sua distribuidora de gás natural vão ao imóvel recolher os números da leitura do seu contador.

Perguntas Frequentes: Comunicar Leituras

Posso comunicar as leituras à EDP Distribuição?

Sim. A comunicação de leituras da luz pode ser feita tanto à sua comercializadora de eletricidade como à distribuidora, EDP Distribuição.

Posso poupar na fatura da luz ao enviar as leituras de energia?

Sim. Saiba que a comunicação das leituras do contador é uma forma de evitar consumos estimados e assim, poupar na fatura.

Como posso dar as leituras?

Pode comunicar leituras através do contacto telefónico da sua comercializadora ou distribuidora. Pode ainda fazê-lo na maioria dos sites ou apps das companhias de energia.

Quando devo comunicar as leituras do contador?

Deve dar as leituras no período indicado na sua fatura de luz ou gás natural para que o seu consumo real seja contemplado na fatura seguinte.

Quando é que a EDP Distribuição vai aos imóveis ler os contadores?

A E-Redes, antiga EDP Distribuição, é a responsável pela manutenção e fiscalização dos contadores de eletricidade. As suas equipas de leitores fazem as leituras do contador trimestralmente.