chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Consulta CPE: O que é e como saber utilizar o Código Ponto de Entrega

CPE

Conheça aqui o significado do CPE: o que é, quando é necessário e para que precisa de indicar o Código do Ponto de Entrega. Veja como saber fazer uma consulta deste número das suas faturas de eletricidade.


CPE: O que é?

O Código do Ponto de Entrega (CPE) é um conjunto de 20 dígitos que é atribuído pela Redes Energéticas Nacionais (REN) a cada instalação. Pode dizer-se que o CPE funciona como uma espécie de "cartão de cidadão" da instalação elétrica, sendo único e intransmissível.

Este número é-lhe solicitado em diversas situações, seja pela fornecedora, seja pela distribuidora de eletricidade. Apesar de não o precisar de decorar, deve ter por perto uma fatura da luz, onde aparece esse código, sempre que quer fazer alguma alteração ao seu contrato de eletricidade.

Depois de ser atribuído pela REN, o CPE da instalação elétrica permanece inalterado enquanto a ligação se mantiver. Caso viva num prédio, deve saber que cada habitação tem um CPE próprio, mesmo que os contadores estejam todos colocados na mesma área comum do edifício.

Por mais alterações que faça ao seu contrato de eletricidade, saiba que o CPE não muda. O número permanece o mesmo, independentemente da mudança de titular ou mesmo de companhia de luz.

Consulta CPE nas Faturas de Luz

Normalmente, pode encontrar o seu CPE nas faturas de luz logo na primeira página do documento. Esta informação deverá estar presente na secção onde se encontram também os seus dados pessoais, como é o caso do nome do titular, morada de fornecimento ou número de identificação fiscal.

O codigo CPE está dividido em quatro partes distintas:

  1. Dois caracteres que identificam o país onde está a instalação - no caso do CPE em Portugal deve surgir "PT";
  2. Quatro números que representam o identificador do Operador de Rede de Distribuição que lhe está atribuído - na maioria dos casos, a EDP Distribuição;
  3. Doze números que formam o Código de Identificação do Local;
  4. Duas letras de check digital.

Os quatro dígitos que identificam o Operador de Rede de Distribuição, apesar de serem normalmente associados à EDP Distribuição (0002), também pode assumir outras formas numéricas:

  • 0001 - Rede Elétrica Nacional, S.A
  • 0002 - EDP Distribuição
  • 0003 - A CELER, C.R.L Cooperativa Eletrificação de Rebordosa
  • 0004 - A Elétrica Moreira de Cónegos
  • 0005 - Casa do Povo de Valongo do Vouga
  • 0006 - Cooperativa de Electrificação A Lord, CRL
  • 0007 - Cooperativa Elétrica de S. Simão de Novais, C.R.L.
  • 0008 - Cooperativa Elétrica de Vale d'Este
  • 0009 - Cooperativa Elétrica de Vilarinho
  • 0010 - Cooperativa Elétrica do Loureiro, CRL
  • 0011 - COOPRORIZ Cooperativa de Abastecimento de Energia Elétrica CRL
  • 0012 - Junta de Freguesia de Cortes de Meio

Exemplo CPEPT 0002 123456789123 AN

Como saber Codigo de Ponto de Entrega

A EDP Distribuição atribui o CPE a cada imóvel, sendo a responsável por distribuir diferentes códigos aos muitos clientes.

O CPE é um elemento que está sempre presente nas suas faturas de eletricidade, independentemente da data das mesmas. Caso não consigo aceder nenhuma delas ou tenha mudado de casa e ainda não lhe tenha chegado uma fatura com a nova morada e o CPE, pode ligar à EDP Distribuição, que lhe indica qual é o seu código CPE.

Não tem faturas de luz desta morada e quer saber qual é o CPE da sua instalação elétrica?Linha de Atendimento Técnico da EDP Distribuição 808 100 100 (custo da chamada local das 8h às 22h).

Lembre-se que para que lhe transmitam a informação solicitada, deve ser o titular do contrato a pedir a consulta do CPE. Caso contrário, a EDP Distribuição não vai poder transmitir-lhe a informação.

Por exemplo, se quer saber o CPE da casa arrendada, não tem acesso a faturas anteriores e o titular do contrato é o seu senhorio, deve pedir-lhe que seja ele a entrar em contacto com a EDP Distribuição ou averiguar se deve optar por mudar o titular do contrato. Esta última opção pode ser a mais indicada no sentido em que, ao tornar-se o titular, pode fazer todas as gestões ao seu contrato.

CPE na Fatura

Se tem dúvidas sobre qual é o CPE do seu imóvel, deve entrar em contacto com a sua distribuidora de eletricidade (normalmente a EDP Distribuição) e não com a comercializadora que contratou para fornecer energia ao seu imóvel.

Para que serve o CPE?

São várias as situações em que lhe podem solicitar este código. Mas, afinal, para que serve o CPE?

  • Ativar nova ligação de luz;
  • Alterar a potência de luz contratada;
  • Comunicar leituras do contador;
  • Alterar o titular do contrato de eletricidade;
  • Mudar de fornecedor de energia.
Atualizado em